Considerando o tema abordado nos trechos apresentados, faça o que se pede nos itens a seguir
Texto 1
A novidade consiste em reduzir os elementos inconciliáveis da cultura, da arte e do divertimento a um falso denominador comum - a totalidade da indústria cultural. Esta, por sua vez, consiste na repetição. Que as suas inovações típicas se resumam sempre e tão só a melhorar os processos de reprodução de massa não é, de fato, extrínseco ao sistema. Em virtude do interesse de inumeráveis consumidores, tudo é direcionado para a técnica, e não para os conteúdos rigidamente repetidos, intimamente esvaziados e já meio abandonados.
HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. A Indústria Cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, L. C.
Teoria da cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2005 (adaptado).
Texto 2
A cultura de massa integra e se integra, ao mesmo tempo, em uma realidade policultural; faz-se conter, controlar, censurar (pelo Estado, pela Igreja) e, simultaneamente, tende a corroer, a desagregar outras culturas. A esse título, ela não é absolutamente autônoma: ela pode embeber-se de cultura nacional, religiosa ou humanista e, por sua vez, ela embebe as culturas nacional, religiosa ou humanista.
MORIN, E. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1977 (adaptado).
ENADE 2018: Considerando o tema abordado nos trechos apresentados, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Explique o que é Indústria Cultural e sua relação com a Cultura de Massa. (valor: 6,0 pontos)
b) Explique a relação entre o jornalismo e a lógica de entretenimento no contexto do jornalismo contemporâneo. (valor: 4,0 pontos)
QUESTÃO ANTERIOR:
PADRÃO DE RESPOSTA:
a) O estudante deve explicar que a Indústria Cultural implica a produção de bens culturais como mercadoria e não como arte, utilizando a mesma racionalidade técnica da indústria. Ou seja, os bens culturais são produzidos e resultantes de processos de serialização, de padronização pelo gosto médio e de objetivo ao lucro. Sobre a relação entre a Indústria Cultural e a cultura de massa, o estudante deve explicar que tais processos contribuem para o direcionamento de um consumo homogêneo e a produção de uma cultura de massa, em que se “elimina” a subjetividade, o indivíduo, em que os gostos e hábitos culturais são pasteurizados, homogeneizados e manipulados. Na relação entre a indústria cultural e a cultura de massa, a espontaneidade, a originalidade e a criatividade são apagadas e reduzidas ao padrão de homogeneidade.
b) O estudante deve explicar que as notícias, no jornalismo contemporâneo, podem ser fruto da busca por audiência e espetacularização, o que implica conteúdos que não são, necessariamente, de interesse público, mas que têm objetivos mercadológicos. Nesse cenário, ganham espaço produtos de entretenimento: coberturas de grandes festivais, coberturas de interesses individuais (turismo, moda, gastronomia), coberturas esportivas de times e grandes campeonatos, por exemplo. O jornalismo afasta-se do interesse público ao reproduzir a Indústria Cultural, gerando bens culturais como as notícias, que são pasteurizadas, massificadas e homogeneizadas. O estudante pode considerar a Teoria do Espetáculo, que defende o espetáculo como uma relação social mediada por imagens, sendo que essas imagens são muitas vezes advindas do entretenimento, e não, do jornalismo. O estudante pode, ainda, apresentar em seu argumento a Teoria do Infotenimento/Infotainment, como uma estratégia do mercado atual para atrair a audiência.
PRÓXIMA QUESTÃO:
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