A partir do trecho de Vidas Secas (texto I) e das informações do texto II, relativas às concepções artísticas do romance social

 Textos para as questões 3 e 4.


Texto I

Agora Fabiano conseguia arranjar as idéias. O que o segurava era a família. Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não fosse isso, um soldado amarelo não lhe pisava o pé não.

(...) Tinha aqueles cambões pendurados ao pescoço. Deveria continuar a arrastá-los? Sinha Vitória dormia mal na cama de varas. Os meninos eram uns brutos, como o pai. Quando crescessem, guardariam as reses de um patrão invisível, seriam pisados, maltratados, machucados por um soldado amarelo.
Graciliano Ramos. Vidas Secas.
São Paulo: Martins, 23.ª ed., 1969, p. 75.

Texto II

Para Graciliano, o roceiro pobre é um outro, enigmático, impermeável. Não há solução fácil para uma tentativa de incorporação dessa figura no campo da ficção. É lidando com o impasse, ao invés de fáceis soluções, que Graciliano vai criar Vidas Secas, elaborando uma linguagem, uma estrutura romanesca, uma constituição de narrador em que narrador e criaturas se tocam, mas não se identificam.

Em grande medida, o debate acontece porque, para a intelectualidade brasileira naquele momento, o pobre, a despeito de aparecer idealizado em certos aspectos, ainda é visto como um ser humano de segunda categoria, simples demais, incapaz de ter pensamentos demasiadamente complexos. O que Vidas Secas faz é, com pretenso não envolvimento da voz que controla a narrativa, dar conta de uma riqueza humana de que essas pessoas seriam plenamente capazes.
Luís Bueno. Guimarães, Clarice e antes. In:
Teresa. São Paulo: USP, n.° 2, 2001, p. 254. 

ENEM 2007 - QUESTÃO 03

A partir do trecho de Vidas Secas (texto I) e das informações do texto II, relativas às concepções artísticas do romance social de 1930, avalie as seguintes afirmativas.

I. O pobre, antes tratado de forma exótica e folclórica pelo regionalismo pitoresco, transforma-se em protagonista privilegiado do romance social de 30.

II. A incorporação do pobre e de outros marginalizados indica a tendência da ficção brasileira da década de 30 de tentar superar a grande distância entre o intelectual e as camadas populares.

III. Graciliano Ramos e os demais autores da década de 30 conseguiram, com suas obras, modificar a posição social do sertanejo na realidade nacional.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
D) I e II.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

curiosidades,1,inglês,1,português,1,questão,1816,questão administração,11,questão administração pública,3,questão agroindústria,1,questão albert einstein,1,questão biblioteconomia,15,questão biologia,16,questão biomedicina,14,questão cespe,1,questão ciências,12,questão ciências contábeis,7,questão ciências econômicas,3,questão ciências sociais,6,questão concurso,276,questão design,18,questão direito,159,questão educação física,40,questão enade,331,questão enem,488,questão enfermagem,5,questão espanhol,13,questão famema,40,questão famerp,1,questão fepese,80,questão fgv,52,questão filosofia,5,questão física,31,questão francês,8,questão geografia,142,questão gestão comercial,1,questão gs,20,questão história,58,questão idcap,39,questão ifpi,59,questão inglês,44,questão ioplan,25,questão ita,68,questão jornalismo,3,questão literatura,4,questão mackenzie,1,questão matemática,77,questão medicina,10,questão música,25,questão nível superior,39,questão nutriçao,74,questão oab,80,questão odontologia,51,questão português,113,questão psicologia,3,questão publicidade propaganda,3,questão química,48,questão relações internacionais,3,questão secretariado executivo,3,questão serviço social,30,questão sociologia,5,questão técnico enfermagem,55,questão turismo,12,questão ucb,1,questão uece,100,questão uel,58,questão unesp,60,questão unifenas,84,questão vestibular,963,questão zootecnia,10,questões,25,
ltr
item
Questões com Gabarito: A partir do trecho de Vidas Secas (texto I) e das informações do texto II, relativas às concepções artísticas do romance social
A partir do trecho de Vidas Secas (texto I) e das informações do texto II, relativas às concepções artísticas do romance social
A partir do trecho de Vidas Secas (texto I) e das informações do texto II, relativas às concepções artísticas do romance social
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/07/a-partir-do-trecho-de-vidas-secas-texto-i-e-das-informacoes-do-texto-ii-relativas-as-concepcoes-artisticas-do-romance-social.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/07/a-partir-do-trecho-de-vidas-secas-texto-i-e-das-informacoes-do-texto-ii-relativas-as-concepcoes-artisticas-do-romance-social.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo