UEL: A morte ronda o conto “Frederico Paciência”, assim como o conto “O peru de Natal”

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o trecho retirado da obra Contos novos, de Mário de Andrade, e responda às questões de 37 a 39.

Estou lutando desde o princípio destas explicações sobre a desagregação da nossa amizade, contra uma razão que me pareceu inventada enquanto escrevia, para sutilizar psicologicamente o conto. Mas agora não resisto mais. Está me parecendo que entre as causas mais insabidas, tinha também uma espécie de despeito desprezador de um pelo outro... Se no começo invejei a beleza física, a simpatia, a perfeição espiritual normalíssima de Frederico Paciência, e até agora sinto saudades de tudo isso, é certo que essa inveja abandonou muito cedo qualquer aspiração de ser exatamente igual ao meu amigo. Foi curtíssimo, uns três meses, o tempo em que tentei imitá-lo. Depois desisti, com muito propósito. E não era porque eu conseguisse me reconhecer na impossibilidade completa de imitá-lo, mas porque eu, sinceramente, sabei-me lá por quê! Não desejava mais ser um Frederico Paciência!
ANDRADE, Mário de. Frederico Paciência. In: Contos novos.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. p. 111-112.

UEL 2021 - QUESTÃO 38
UEL: A morte ronda o conto “Frederico Paciência”, assim como o conto “O peru de Natal”, também incluído em Contos novos. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o modo como a morte é abordada nesses contos.

a) Tanto em “O peru de Natal” quanto em “Frederico Paciência” as mortes dos pais ocorrem no início das narrativas, sem causar grande comoção nas personagens que se tornaram órfãs.

b) Em “O peru de Natal”, o pai já está morto no início da narrativa, enquanto que, em “Frederico Paciência”, a morte dos pais de Frederico ocorre na segunda metade do conto; em ambos os contos, o narrador-personagem discorre sobre essas mortes sem grande sentimentalismo.

c) Em “O peru de Natal”, o pai morto proporciona a possibilidade de transformar a vida familiar, ao passo que, em “Frederico Paciência”, a morte dos pais de Frederico suscita a liberdade de assumir o envolvimento amoroso e sexual, usufruído pelos amigos.

d) Em “O peru de Natal”, o filho, que é também narrador, demonstra enormes dificuldades para superar o luto; já Frederico Paciência desvencilha-se da dor com mais facilidade e convida Juca para que ambos vivam a homossexualidade sem disfarces.

e) Em “O peru de Natal”, a morte do pai é superada na ceia pelos familiares; em “Frederico Paciência”, a morte da mãe e do pai firma-se como obstáculo decisivo para a retomada do amor entre os amigos.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
b) Em “O peru de Natal”, o pai já está morto no início da narrativa, enquanto que, em “Frederico Paciência”, a morte dos pais de Frederico ocorre na segunda metade do conto; em ambos os contos, o narrador-personagem discorre sobre essas mortes sem grande sentimentalismo.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

curiosidades,1,inglês,1,português,1,questão,1816,questão administração,11,questão administração pública,3,questão agroindústria,1,questão albert einstein,1,questão biblioteconomia,15,questão biologia,16,questão biomedicina,14,questão cespe,1,questão ciências,12,questão ciências contábeis,7,questão ciências econômicas,3,questão ciências sociais,6,questão concurso,276,questão design,18,questão direito,159,questão educação física,40,questão enade,331,questão enem,488,questão enfermagem,5,questão espanhol,13,questão famema,40,questão famerp,1,questão fepese,80,questão fgv,52,questão filosofia,5,questão física,31,questão francês,8,questão geografia,142,questão gestão comercial,1,questão gs,20,questão história,58,questão idcap,39,questão ifpi,59,questão inglês,44,questão ioplan,25,questão ita,68,questão jornalismo,3,questão literatura,4,questão mackenzie,1,questão matemática,77,questão medicina,10,questão música,25,questão nível superior,39,questão nutriçao,74,questão oab,80,questão odontologia,51,questão português,113,questão psicologia,3,questão publicidade propaganda,3,questão química,48,questão relações internacionais,3,questão secretariado executivo,3,questão serviço social,30,questão sociologia,5,questão técnico enfermagem,55,questão turismo,12,questão ucb,1,questão uece,100,questão uel,58,questão unesp,60,questão unifenas,84,questão vestibular,963,questão zootecnia,10,questões,25,
ltr
item
Questões com Gabarito: UEL: A morte ronda o conto “Frederico Paciência”, assim como o conto “O peru de Natal”
UEL: A morte ronda o conto “Frederico Paciência”, assim como o conto “O peru de Natal”
UEL: A morte ronda o conto “Frederico Paciência”, assim como o conto “O peru de Natal”
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/07/uel-morte-ronda-o-conto-frederico-paciencia-assim-como-o-conto-o-peru-de-natal.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/07/uel-morte-ronda-o-conto-frederico-paciencia-assim-como-o-conto-o-peru-de-natal.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo