Considerando os trechos acima, produzidos em diferentes contextos históricos e que têm como tema comum

HISTÓRIA

UNIOESTE 2021 - QUESTÃO 08
Leia os trechos a seguir.

Trecho 1

Estendamos por hum pouco a vista para o futuro, e suponhamos, como he provável que os homens não mudão de conducta porque o seu máo habito os arrasta, ou porque preferem seu interesse particular – e aparente, ao interesse público, real, e verdadeiro, e veremos toda a face daquele continente mudada, as suas riquezas naturaes perdidas, ou muito diminuídas; e os homens finalmente reduzidos a cultivar a terra que tão injustamente abandonarão, e a conservarem as arvores que existirem porém de muitas de muitas não terão já, nem as sementes. O estado presente de muitas terras no Brasil justifica, e authoriza a razão deste prognostico. Corrão-se as vizinhanças das grandes povoações da Capitania de Minas Gerais e procure-se em todas ellas algumas daquelas preciosas arvores, que fazião em outro tempo o seu mais bello ornamento e não se achará nem os sinaes de sua antiga existência.
NAVARRO, José G. M. Discurso sobre o melhoramento da 
economia rústica do Brasil. Lisboa: Of. De Simão Thaddeo 
Ferreira, 1799, p. 12.

Trecho 2

O mais prejudicial eram as técnicas inevitáveis ao funcionamento das plantações escravistas. Constantemente movidos pela “escassez de mão de obra”, da qual a causa última era a expansão especulativa dos plantios e a recusa de uma força de trabalho escrava em trabalhar mais intensamente ou com mais dedicação do que a chibata podia insuflar-lhes, os fazendeiros se envolveram em uma forma de agricultura tão exploradora que mal merece o nome de agricultura. Era inerentemente predatória: não podia ser intensificada e se expandia ao longo de uma fronteira de recursos até exauri-los.
DEAN, Warren. A ferro e fogo: a história e a devastação da mata 
atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 162.

Trecho 3

Na América Latina, o agronegócio é o principal causador do desmatamento, segundo o novo relatório da FAO, “O Estado das Florestas do Mundo 2016” (SOFO, na sigla em inglês). 

O Sofo aponta que o agronegócio gerou quase 70% do desmatamento na América Latina entre 2000 e 2010. Em apenas um terço, na África, a agricultura de pequena escala constitui um fator mais significativo de desmatamento. Especialmente na Amazônia, a produção do agronegócio para os mercados internacionais foi o principal fator de desmatamento após 1990, resultado de práticas como o pastoreio extensivo, o cultivo de soja e as plantações de palma azeiteira (dendê).
FAO: agronegócio foi responsável por quase 70% do desmatamento na América Latina. 18 jul. 2016. 
Disponível em: http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/425810/

Considerando os trechos acima, produzidos em diferentes contextos históricos e que têm como tema comum a relação entre agricultura e a conservação do meio ambiente, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Historicamente no Brasil a relação entre agricultura e meio ambiente é altamente destrutiva, especialmente daquela agricultura praticada em grande escala e voltada a produzir gêneros destinados à exportação.

b) Nos termos do historiador Warren Dean (trecho 2), o emprego do trabalho escravo no contexto do século XIX era responsável pelo alto grau de destruição da natureza, característico da agricultura praticada no Brasil do período.

c) Em 1799, José Gregório de Moraes Navarro em seu livro Discurso sobre o melhoramento da economia rústica do Brasil (trecho 1), já alertava para os problemas que poderiam decorrer das práticas agrícolas que corriqueiramente eram utilizadas no Brasil.

d) No Brasil, a preocupação com a preservação da natureza e a existência de críticas à forma como acontece a relação entre agricultura e meio ambiente é tema que se tornou pauta de debates e preocupação somente a partir da “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento”, também conhecida como ECO-92, que aconteceu no Rio de Janeiro, no ano de 1992.

e) Segundo o relatório da FAO (trecho 3), o agronegócio tem responsabilidade direta sobre os altos índices de destruição ambiental que viemos conhecendo nas últimas décadas na América Latina e em outros locais do mundo.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
d) No Brasil, a preocupação com a preservação da natureza e a existência de críticas à forma como acontece a relação entre agricultura e meio ambiente é tema que se tornou pauta de debates e preocupação somente a partir da “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento”, também conhecida como ECO-92, que aconteceu no Rio de Janeiro, no ano de 1992.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

ads,41,curiosidades,2,exercícios,4,inglês,1,português,1,provas,38,questão da albert einstein,1,questão da cespe,1,questão da famema,40,questão da famerp,1,questão da fatec,54,questão da fepese,80,questão da fuvest,92,questão da uece,100,questão da uniceub,108,questão da unifesp,428,questão da unioeste,80,questão de administração,11,questão de administração pública,3,questão de agroindústria,1,questão de biblioteconomia,15,questão de biologia,101,questão de biomedicina,14,questão de ciências,12,questão de ciências contábeis,7,questão de ciências econômicas,3,questão de ciências sociais,6,questão de concurso,501,questão de design,18,questão de direito,186,questão de direito penal,22,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,5,questão de educação física,40,questão de enfermagem,5,questão de espanhol,26,questão de estatística,24,questão de física,97,questão de francês,8,questão de gastronomia,22,questão de geografia,207,questão de gestão ambiental,17,questão de gestão comercial,1,questão de gestão de recursos humanos,13,questão de história,127,questão de informática básica,5,questão de literatura,17,questão de matemática,209,questão de medicina,105,questão de música,45,questão de português,244,questão de processos gerenciais,6,questão de química,114,questão de relações internacionais,6,questão de secretariado executivo,3,questão de turismo,39,questão de vestibular,1847,questão de zootecnia,29,questão do cefetmg,130,questão do enade,256,questão do encceja,237,questão do enem,580,questão do ifpi,119,questão do ifsul,1,questão do revalida,105,questão fgv,52,questão filosofia,12,questão gs,20,questão idcap,39,questão inglês,77,questão ioplan,25,questão ita,68,questão jornalismo,3,questão mackenzie,1,questão medicina,10,questão nível superior,39,questão nutriçao,74,questão oab,86,questão odontologia,51,questão pedagogia,12,questão psicologia,3,questão publicidade propaganda,3,questão química,54,questão serviço social,30,questão sociologia,12,questão técnico enfermagem,55,questão ucb,1,questão uel,58,questão unesp,60,questões,3659,
ltr
item
Questões com Gabarito: Considerando os trechos acima, produzidos em diferentes contextos históricos e que têm como tema comum
Considerando os trechos acima, produzidos em diferentes contextos históricos e que têm como tema comum
Considerando os trechos acima, produzidos em diferentes contextos históricos e que têm como tema comum
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/09/considerando-os-trechos-acima-produzidos-em-diferentes-contextos-historicos-e-que-tem-como-tema-comum.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/09/considerando-os-trechos-acima-produzidos-em-diferentes-contextos-historicos-e-que-tem-como-tema-comum.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo