Em acordo com os textos acima e com conhecimentos acerca da filosofia pré-socrática

UNIOESTE 2021 - QUESTÃO 15
Nietzsche redescobriu os pré-socráticos. Numa nova visão que, na esteira do romantismo, ele nos deu do mundo grego, aqueles pensadores avultaram, ao lado dos poetas trágicos, com dimensões que absolutamente não cabiam no quadro tradicional de um desenvolvimento filosófico culminante em Aristóteles, nem mesmo no perspectivismo histórico mais amplo, traçado pelo hegelianismo recente. Libertados desses esquemas, eles são invocados por Nietzsche em sua polêmica contra a cultura da época, cujas raízes ele procura seguir até o racionalismo socrático e platônico, e mostrados em sua solidariedade profunda com a espiritualidade agonística do mundo grego, um mundo inteiramente deformado pelas lentes de nossa visão tradicional, cristã e racionalista.
SOUZA, J.C. “Para ler os fragmentos pré-socráticos”.
In: Os pensadores – Pré-Socráticos. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

A música, com efeito, é o melhor exemplo do que queriam dizer os pitagóricos. A música, como tal, só existe em nossos nervos e nosso cérebro; fora de nós ou em si mesma (…), compõem-se somente de relações numéricas quanto ao ritmo, se se trata de sua quantidade, e quanto à tonalidade, se se trata de sua qualidade, conforme se considere o elemento harmônico ou o rítmico. No mesmo sentido, poder-se-ia exprimir o ser do universo, do qual a música é, pelo menos em certo sentido, a imagem, exclusivamente com o auxílio de números.
NIETZSCHE, F. “Os Pitagóricos”. In: Os Pensadores –
Pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

Em acordo com os textos acima e com conhecimentos acerca da filosofia pré-socrática, é INCORRETO localizar entre os ensinamentos dos pitagóricos.

a) A descoberta de que há um fundamento matemático em fenômenos como a consonância, calcada na estrutura física do som.

b) A extensão da concepção matemática do mundo a temáticas como a da apreciação e da beleza artística.

c) A redução da compreensão dos movimentos celestes a relações matemáticas, a chamada “música das esferas”.

d) A instauração de caminho iniciático racional para que, mediante aprimoramento intelectual, a alma se torne semelhante ao cosmo.

e) O reconhecimento da dicotomia entre natureza e divindade, que instaura os domínios irreconciliáveis da causalidade física e da vontade.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
e) O reconhecimento da dicotomia entre natureza e divindade, que instaura os domínios irreconciliáveis da causalidade física e da vontade.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

ads,51,curiosidades,2,exercícios,3,inglês,1,português,1,provas,38,questão da albert einstein,1,questão da cespe,1,questão da famema,40,questão da famerp,1,questão da fatec,51,questão da fepese,80,questão da uece,100,questão da uniceub,108,questão da unifesp,428,questão da unioeste,80,questão de administração,11,questão de administração pública,3,questão de agroindústria,1,questão de biblioteconomia,15,questão de biologia,95,questão de biomedicina,14,questão de ciências,12,questão de ciências contábeis,7,questão de ciências econômicas,3,questão de ciências sociais,6,questão de concurso,501,questão de design,18,questão de direito,186,questão de direito penal,22,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,5,questão de educação física,40,questão de enfermagem,5,questão de espanhol,20,questão de estatística,24,questão de física,93,questão de francês,8,questão de gastronomia,22,questão de geografia,201,questão de gestão ambiental,17,questão de gestão comercial,1,questão de gestão de recursos humanos,13,questão de história,123,questão de informática básica,5,questão de literatura,11,questão de matemática,203,questão de medicina,105,questão de música,45,questão de português,238,questão de processos gerenciais,6,questão de química,108,questão de relações internacionais,3,questão de secretariado executivo,3,questão de turismo,39,questão de vestibular,1752,questão de zootecnia,29,questão do cefetmg,130,questão do enade,253,questão do encceja,237,questão do enem,580,questão do ifpi,119,questão do ifsul,1,questão do revalida,105,questão fgv,52,questão filosofia,12,questão gs,20,questão idcap,39,questão inglês,71,questão ioplan,25,questão ita,68,questão jornalismo,3,questão mackenzie,1,questão medicina,10,questão nível superior,39,questão nutriçao,74,questão oab,86,questão odontologia,51,questão pedagogia,12,questão psicologia,3,questão publicidade propaganda,3,questão química,54,questão serviço social,30,questão sociologia,12,questão técnico enfermagem,55,questão ucb,1,questão uel,58,questão unesp,60,questões,3505,
ltr
item
Questões com Gabarito: Em acordo com os textos acima e com conhecimentos acerca da filosofia pré-socrática
Em acordo com os textos acima e com conhecimentos acerca da filosofia pré-socrática
Em acordo com os textos acima e com conhecimentos acerca da filosofia pré-socrática
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/09/em-acordo-com-os-textos-acima-e-com-conhecimentos-acerca-da-filosofia-pre-socratica.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/09/em-acordo-com-os-textos-acima-e-com-conhecimentos-acerca-da-filosofia-pre-socratica.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo