No Brasil, a existência de trabalhadores vivendo em condições análogas à escravidão não é novidade

UNIOESTE 2021 - QUESTÃO 11
Leia a fonte a seguir.

Uma mulher negra de 46 anos foi resgatada da casa de uma família em Patos de Minas (MG) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), após recebimento de denúncia que dizia que a vítima vivia em condições análogas à escravidão. (...) Segundo a denúncia, Madalena Gordiano realizava serviços domésticos na residência, sem receber salário e sem direito de descanso. De acordo com essas informações, ela dependia financeiramente da família e não podia deixar a casa.

Durante a fiscalização após a qual a vítima foi resgatada, o MPT-MG flagrou “situação de graves violações de direitos humanos”, segundo nota do órgão. A defesa da família alegou que a divulgação do caso antes do processo legal viola direitos e segurança dos moradores. Ao MPT, o dono da casa afirmou que Madalena fazia parte da família. O auditor fiscal Humberto Camasmie, que acompanhou o caso, afirmou [...] que Madalena vivia em um quarto pequeno, com menos de seis metros quadrados, abafado, sem ventilação e sem janela.

“Ela não tinha registro em carteira, salário-mínimo garantido, férias, descanso semanal remunerado”, disse. A doméstica afirmou a TV Globo que arrumava, cozinhava e lavava o banheiro. Segundo a reportagem, Madalena trabalhou desde os oito anos na casa da família Milagres Rigueira.
Mulher negra é resgatada em casa de família em MG em condições análogas à escravidão. Folha de São Paulo, 21 dez. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/12/mulher-negra-e-resgatada-em-casa-de-familia-em-mg-em-condicoes-analogas-a-escravidao.shtml

No Brasil, a existência de trabalhadores vivendo em condições análogas à escravidão não é novidade, sendo possível encontrar notícias dessa prática, como a destacada acima, em diferentes mídias, situações e contextos.

Outra característica muito presente nessas histórias é a de que, geralmente, as pessoas que são submetidas a essa condição são negras.

Tais traços nos remetem ao passado, ao momento em que o Brasil era uma nação escravocrata, em que o principal contingente de trabalhadores brasileiros era formado por homens e mulheres escravizados. 

Diante disso, é CORRETO afirmar.

a) Embora a escravidão tenha sido juridicamente extinta em 1888, referências a ela e às experiências de trabalho em condições análogas à escravidão continuam fazendo parte da vida cotidiana e da realidade de muitos brasileiros até os dias de hoje.

b) Não há nenhuma relação entre a permanência de situações como a vivida por Madalena Gordiano e o passado escravocrata brasileiro.

c) Inexiste qualquer tipo de vínculo entre o modo como aconteceu o processo de extinção do trabalho escravo no Brasil e a continuidade de práticas que, ainda nos dias de hoje, remetem ao período escravocrata.

d) O caso de Madalena Gordiano é isolado e não deve servir como referência para pensar o Brasil como um todo.

e) A sociedade brasileira já resolveu todos os problemas decorrentes de sua história escravocrata e, assim sendo, as gerações atuais não têm responsabilidade nenhuma sobre fatos que aconteceram no passado.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
a) Embora a escravidão tenha sido juridicamente extinta em 1888, referências a ela e às experiências de trabalho em condições análogas à escravidão continuam fazendo parte da vida cotidiana e da realidade de muitos brasileiros até os dias de hoje.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

ads,41,curiosidades,2,exercícios,4,inglês,1,português,1,provas,38,questão da albert einstein,1,questão da cespe,1,questão da famema,40,questão da famerp,1,questão da fatec,54,questão da fepese,80,questão da fuvest,92,questão da uece,100,questão da uniceub,108,questão da unifesp,428,questão da unioeste,80,questão de administração,11,questão de administração pública,3,questão de agroindústria,1,questão de biblioteconomia,15,questão de biologia,101,questão de biomedicina,14,questão de ciências,12,questão de ciências contábeis,7,questão de ciências econômicas,3,questão de ciências sociais,6,questão de concurso,501,questão de design,18,questão de direito,186,questão de direito penal,22,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,5,questão de educação física,40,questão de enfermagem,5,questão de espanhol,26,questão de estatística,24,questão de física,97,questão de francês,8,questão de gastronomia,22,questão de geografia,207,questão de gestão ambiental,17,questão de gestão comercial,1,questão de gestão de recursos humanos,13,questão de história,127,questão de informática básica,5,questão de literatura,17,questão de matemática,209,questão de medicina,105,questão de música,45,questão de português,244,questão de processos gerenciais,6,questão de química,114,questão de relações internacionais,6,questão de secretariado executivo,3,questão de turismo,39,questão de vestibular,1847,questão de zootecnia,29,questão do cefetmg,130,questão do enade,256,questão do encceja,237,questão do enem,580,questão do ifpi,119,questão do ifsul,1,questão do revalida,105,questão fgv,52,questão filosofia,12,questão gs,20,questão idcap,39,questão inglês,77,questão ioplan,25,questão ita,68,questão jornalismo,3,questão mackenzie,1,questão medicina,10,questão nível superior,39,questão nutriçao,74,questão oab,86,questão odontologia,51,questão pedagogia,12,questão psicologia,3,questão publicidade propaganda,3,questão química,54,questão serviço social,30,questão sociologia,12,questão técnico enfermagem,55,questão ucb,1,questão uel,58,questão unesp,60,questões,3659,
ltr
item
Questões com Gabarito: No Brasil, a existência de trabalhadores vivendo em condições análogas à escravidão não é novidade
No Brasil, a existência de trabalhadores vivendo em condições análogas à escravidão não é novidade
No Brasil, a existência de trabalhadores vivendo em condições análogas à escravidão não é novidade
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/09/no-brasil-existencia-de-trabalhadores-vivendo-em-condicoes-analogas-a-escravidao-nao-e-novidade.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/09/no-brasil-existencia-de-trabalhadores-vivendo-em-condicoes-analogas-a-escravidao-nao-e-novidade.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo