Questões de Artes visuais (licenciatura) ENADE 2021 com Gabarito

Questões de Artes visuais (licenciatura) ENADE 2021 com Gabarito OBS:  As  questões objetivas de 01 a 08  estão disponível na prova de ...
ENADE - QG

Questões de Artes visuais (licenciatura) ENADE 2021 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2021 - QUESTÃO 09
Artefatos artísticos, assim como as imagens, estão marcados por temporalidades múltiplas que inscrevem sentidos e significados em processos que se diferenciam por "tempo de produção" e "tempo de recepção". O tempo de produção caracteriza, sintetiza e condensa temporalidades que se sobrepõem. A primeira, a temporalidade individual, é subjetiva e está circunscrita ao tempo/momento/processo de produção/autoria de um artefato ou imagem; a segunda, a temporalidade contextual, é situada e reconhecida em um tempo social, cultural e histórico.

Todavia, ambas estão sujeitas à mudanças. As temporalidades múltiplas favorecem contaminações teóricas, conceituais, perceptivas e práticas que acontecem entre diferentes sistemas e períodos. Essas contaminações geram diálogos com a diversidade por meio de apropriações, interferências, marginalizações e, até mesmo, silêncios, produzindo espaços onde novos objetos e imagens podem influenciar imaginários sociais e subjetividades individuais.
MARTINS, R. Metodologias Visuais: com imagens e sobre imagens. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L.Pesquisa Educacional baseada em Arte:
A/r/tografia. Santa Maria: editora da UFSM, 2013 (adaptado).

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. As temporalidades múltiplas que geram sentidos e significados podem se sobrepor de acordo com o tempo da obra de arte, refletindo as teorias de arte sobre os processos artísticos e os movimentos da arte.

II. O sfumato, que constitui um lineamento impreciso e possui suave sombreado, é um princípio da obra de Leonardo da Vinci no período renascentista, e que inscreve sentido e significado para o processo que se denomina como "tempo de produção".

III. O "tempo de produção" de Leonardo da Vinci se sobrepõe ao "tempo de recepção" de Marcel Duchamp, no sentido que o período do Renascimento ocorreu anteriormente ao período da Arte Moderna, mesmo se considerarmos como uma ação de apropriação.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D)) II e III, apenas.
E) I, II, e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 10
A arte contemporânea pode trabalhar sob uma perspectiva queer, na qual os artistas têm pouco interesse pela institucionalização das suas produções. Em geral, esses artistas atuam à margem do mercado da arte, desenvolvendo as suas práticas em consonância com as pautas dos movimentos sociais, anarquistas, feministas, entre outras minorias para as quais dão voz. Neste âmbito, as práticas colaborativas vêm crescendo de maneira significativa sob a ideia do anonimato, que busca eliminar a autoria da produção.

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Originária do movimento gay, a arte queer possui forte caráter de entretenimento e pode ser observada nas paradas gays e em eventos carnavalescos pelo mundo.

II. A arte queer reflete seu compromisso com o mercado erótico, em obras de caráter homoeróticos, que debatem a consolidação da normatização de gênero.

III. A arte queer, compreendida como arte engajada em termos conceituais e contextuais, narra as experiências pessoais de artistas com propósitos como a denúncia e o combate às formas de exclusão e desigualdade.

IV. A arte queer é uma expressão da cultura de massa norte-americana, podendo ser considerada o movimento artístico precursor da contemporaneidade devido a sua criticidade e postura combativa no que se refere aos padrões vigentes.

V. O movimento artístico denominado arte queer é caracterizado por um conjunto de obras que chamam a atenção para a importância do debate sobre gênero e sexualidades insurgentes, dissidentes e não normativas.

É correto apenas o que se afirma em

A) III e V.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) I, II, III e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 11
A arte desperta os sentidos pela fruição. A arte é generosa e inclusiva, dá prazer. A arte é uma oferenda da vida que pode ter muitas identidades, pode ser ação, musicalidade ou visualidade, gastronomia, arquitetura, artefato, teatro, performance e mais. Não cabe em definições ou prescrições, a arte é livre. É ou pode vir a ser o imaginário, a poética, pode ser atividade humana que [re]cria a realidade, pode ser emocional, pode ser evento artístico e pode ser pedagógica.

Apesar de sua potência, a arte não é protagonista na educação, contudo, pode vir a ser. O encontro entre a prática artística, a prática pedagógica e o conhecimento científico tem essa potência e, ao mesmo tempo, define conceitualmente a a|r|t|ografia, que é significada por Irwin como “encontro constituído por meio de compreensões, experiências e representações artísticas e textuais”. Esse encontro é entendido como uma interseção que modifica a forma de apreensão do conhecimento, uma vez que se situa em um espaço do novo e do inesperado, o evento. Esse, por sua vez, provoca outros olhares, outros eventos e novas conexões.
SASSO, L. Educação em visualidades no “Chicão”:
Centro Educacional São Francisco do Distrito Federal, Brasília, 2018. 
Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/.
Acesso em: 07 jun. 2020 (adaptado).

A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As articulações da arte com a teoria e a pesquisa e, em especial, com a prática pedagógica, propiciam, no âmbito escolar, uma abordagem capaz de ressignificar as imagens no universo de imagens em que o indivíduo está imerso.

PORQUE

II. Na perspectiva interdisciplinar da arte, entende-se que as imagens são concebidas como táticas de poder empregadas por diferentes grupos sociais em sua luta pela legitimação de valores e crenças.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 12
Texto I
Prevista na Política Nacional de Educação Especial, a educação inclusiva constitui uma “ação política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação”.

Para que isso seja possível, a escola precisa reconhecer os próprios desafios e encontrar estratégias pedagógicas para que práticas discriminatórias sejam superadas por meio de um sistema educacional inclusivo – o que gerará alterações na organização estrutural e cultural do ambiente escolar.

Mais que adequar espaços às necessidades de cada aluno com deficiência, o projeto pedagógico inclusivo deve garantir sua integração como cidadão e proporcionar oportunidades iguais. Isso significa que toda a escola precisa estar preparada para essas mudanças de paradigmas, oferecendo aos professores e funcionários segurança e respaldo para lidar com tal realidade.

Texto II
As novas tendências museológicas multissensoriais entendem o museu como um espaço vivo e reativo, distante do “armazém de preciosidades” silencioso e intocável do passado. Uma maior aposta na comunicação e na interatividade traz novas emoções aos visitantes e novos desafios a curadores e equipes de mediação educativa.

Para transformar a visita ao museu em uma experiência memorável para pessoas com perfis diversificados, torna-se necessário explorar técnicas e tecnologias que permitam a criação de conteúdos informativos, didáticos e lúdicos que cativem o interesse e se adaptem às necessidades de cada visitante.
Disponível em: https://www.porsinal.pt/. Acesso em: 6 maio 2020 (adaptado).

A partir da leitura dos textos e acerca da relação entre a arte e as práticas pedagógicas inclusivas, avalie as afirmações a seguir.

I. O investimento em tecnologias contribui para romper barreiras físicas que os recursos analógicos podem ocasionar, tanto em termos de produção como de fruição, recepção de produções visuais e culturais.

II. A criação de uma multiplicidade de soluções técnicas e tecnológicas adaptáveis às mais diversas situações contribui para que os sujeitos superem várias de suas limitações, o que lhes proporciona experiências singulares.

III. O incentivo à criação de estratégias que valorizam potencialidades coletivas, mais que potencialidades individuais, oferece condições de desenvolvimento da criatividade e propicia a formação artística dos sujeitos.

IV. A formulação de estratégias de comunicação baseadas em multiformato e na estimulação multissensorial, a fim de construir dinâmicas lúdico-educativas, possibilita interação ativa entre o sujeito e o ambiente de educação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 13
Há muito tempo, o corpo negro é cercado por estereótipos. Ora é erotizado, prevalecendo, nesse caso, os corpos das mulheres, ora é marginalizado. A muSa Michelle Mattiuzzi, em sua performance Merci Beaucoup, Blanco!, explora criticamente, a partir de suas características pessoais, estereótipos sociais. Assim, a artista, ao tratar da violência e da tortura oriundas do período escravocrata, evoca “leituras” relacionadas à ignorância e negligência de um passado escravagista que se perpetuam até a contemporaneidade.
LECCI, A. L. O feminismo negro e o sentimento do sublime na Performance Merci Beaucop, Blanco! Artefilosofia-Revista do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFOP. Ouro Preto, n. 25, 2018 (adaptado).

MATTIUZZI, M. “Merci Beaucoup, Blanco!”. Acervo Histórico Vídeo Brasil. Foto: Pedro Napolitano Prata.
MATTIUZZI, M. “Merci Beaucoup, Blanco!”.
Acervo Histórico Vídeo Brasil. Foto: Pedro Napolitano Prata.

A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que

A) a artista questiona, com o seu trabalho, o que é o corpo feminino negro por meio da criação de personagens fictícios.

B) a arte contemporânea, tal como a performance de Michelle Mattiuzzi, equipara um tipo de arte engajada e pós-colonialista à arte dita “da cultura dominante".

C) a performance da artista aborda o corpo negro feminino permeado por classificações sociais de identidade baseadas em discursos heteronormativos, padrões de anatomias, forma e cor sobre o corpo.

D) a arte política e socialmente engajada surgiu a partir da efetiva aplicação da legislação que prevê o ensino da História e das culturas brasileira e africana em todos os níveis de ensino.

E) o uso do próprio corpo em performance, por mulheres, contradiz as reflexões características do feminismo, que critica o corpo feminino objetificado.


ENADE 2021 - QUESTÃO 14
As imagens a seguir apresentam dois murais da artista Panmela Castro, mais conhecida como Anarkia Boladona, que faz da sua arte um instrumento de voz à luta feminista negra. Na imagem 1, vemos o mural Jardim da Sororidade, localizado no centro do Rio de Janeiro. Na imagem 2, a obra Together We Are Stronger, no Stedelij Museum, em Amsterdan.

ENADE 2021
Imagem 1
Disponível em: https://www.hellomoto.com.br/
Acesso em: 11 maio 2020.

ENADE 2021
Imagem 2
Disponível em: https://www.hellomoto.com.br/
Acesso em: 11 maio 2020.

A partir dos diálogos estabelecidos entre as artes contemporâneas e as causas feministas e étnico-raciais, que interseccionam raça, gênero e classe como demarcadores do acesso ao poder, privilégio e prestígio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O grafitti se impõe como expressão artística e manifestação cultural potente por falar a um número expressivo de pessoas, dando voz à agenda do feminismo negro, da igualdade de gênero e do racismo.

PORQUE

II. O grafitti surge como arte que nasce nas ruas, aliada às causas das minorias e, por isso, é tido como arte pública, uma vez que interfere diretamente na cidade por meio da participação nos espaços públicos que servem de cenário para a crítica e a denúncia social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 15
O artista Denilson, da etnia Baniwa, reivindicou a Antropofagia como pensamento indígena apropriado por Oswald de Andrade. Ora, a reapropriação da apropriação não é uma questão menor. A arte indígena nunca foi reconhecida como arte pela cultura brasileira.

Assim, a reivindicação dos artistas indígenas suscita perguntas: se a contribuição dos índios foi decisiva para a arte brasileira, por que os artistas indígenas precisam de passaporte para entrar no sistema da arte contemporânea?

Em outras palavras: por que precisam provar que o que fazem é arte segundo os critérios ocidentais, se a arte Moderna brasileira viu em suas criações potência estética suficiente para tomá-las como matriz para a sua própria existência?
SANTOS, L. G. Civilizados selvagens, Selvagens civilizados.
Disponível em: https://www.premiopipa.com/wp-content/. 
Acesso em: 25 maio 2020 (adaptado).

BANIWA, D. Natureza Morta 1. 2016. Infogravura, tamanhos variáveis
BANIWA, D. Natureza Morta 1. 2016. Infogravura, tamanhos variáveis. Disponível em: 
https://www.premiopipa.com/denilson-baniwa/. Acesso em: 25 maio 2020.

A partir do texto e da imagem apresentados, assinale a opção correta.

A) Os meios utilizados para a produção da obra de Denilson Baniwa fundam-se nos atuais recursos da arte contemporânea, descaracterizando-a como arte indígena.

B) A arte indígena, como a obra de Denilson Baniwa, compõe o corpo de objetos artísticos brasileiros e somou-se à renovação e à criação estética do Modernismo no Brasil.

C) A infogravura de Denilson Baniwa problematiza a presença do indígena na arte, mas também a defesa de seus direitos como brasileiros, nas questões territoriais e de defesa da vida.

D) O artista, ao utilizar em seu desenho códigos visuais semelhantes ao viés ocidentalista de representação naturalista, demonstra a interiorização de sua subalternidade étnica e cultural.

E) Os critérios universais existentes para determinar de antemão que um objeto singular possa ser considerado como obra de arte, seja indígena ou não indígena, são norteados por um conceito comum de arte.


ENADE 2021 - QUESTÃO 16
O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) é um evento de artes de novas mídias que mistura tecnologia, vídeos, animações e games com instalações interativas, cuja primeira edição aconteceu em São Paulo, no ano 2000, seguindo assim até os dias atuais.

O FILE é considerado o maior festival de arte e tecnologia do Brasil, servindo como indicador da pluralidade de pesquisas e de produções nacionais nas múltiplas áreas da cultura digital (arte interativa, screeningsperformancesgames, arte sonora, realidade virtual, discussões teóricas sobre o tema e cinema digital).

Visitantes interagindo em túnel suspenso.
Disponível em: https://www.fiesp.com.br/noticias/
hora-de-ultrapassar-limites-no-file-2016/.
Acesso em: 14 maio 2020.

FRANCO, A. On Shame. 2019. Escultura sensível. Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE).
FRANCO, A. On Shame. 2019. Escultura sensível.
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE).

A partir das informações apresentadas e a respeito das características das artes em diálogo com as tecnologias, avalie as afirmações a seguir.

I. A interatividade se apresenta como possibilidade de fruição da obra de arte.

II. A linguagem digital surge como recurso para a criação de obras artísticas.

III. Os games experimentais se revelam como propostas artísticas inovadoras.

IV. As tecnologias servem à produção em massa de artefatos artísticos para o mercado de arte.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 17
Liberada de cânones, em especial o da representação, em vigor durante quatro séculos no mundo ocidental, a arte passa a questionar fronteiras, deslocar limites, provocar situações, interagir com o espectador.

(...) Ao contrário do que se possa imaginar, a instauração da obra pressupõe, em muitos casos, operações técnicas e teóricas bastante complexas, abrindo margem considerável a cruzamentos e hibridismos tanto de conhecimentos quanto de procedimentos, tecnologias, matérias, materiais e objetos, algumas vezes, inusitados.
REY, S.; BRITES-UFRGS, B.; TESSLER, E.; LANCRI, J. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: 
BRITES, B.; TESSLER, E. (Org.). Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais. Porto Alegre: UFRGS, 2002, p. 123-140 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A pesquisa em arte está embasada na prática investigativa traduzida pelo fazer artístico.

II. A pesquisa em arte está pautada em parâmetros metodológicos rígidos e conceitos bem estruturados.

III. A pesquisa em arte constrói o seu objeto de estudo ao mesmo tempo em que desenvolve a pesquisa teórica.

IV. A pesquisa em arte na contemporaneidade promove um conceito de linguagem que ultrapassa as categorias definidas e bem delimitadas pelas técnicas.

V. A pesquisa em arte implica na elaboração de uma linguagem pelo artista atrelada à subjetividade, evidenciada pela sua maneira de fazer e criar.

É correto apenas o que se afirma em

A) III.
B) I e II.
C) I e IV.
D) II e V.
E) III, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 18
A Lei de Diretrizes e Bases (Lei n. 9394/96) garante o acesso e a inclusão de pessoas com deficiências nas escolas regulares. O avanço promovido por essa legislação favorece uma educação que respeita a singularidade dos estudantes.

Além do ambiente escolar, outros espaços promovem a inclusão de pessoas com deficiência. No projeto Integrar pela Arte, obras como as de Joan Miró e Man Ray ganham uma “visualidade tátil”, permitindo experiências estéticas às pessoas cegas ou com baixa visão, conforme ilustram as imagens a seguir.

ENADE 2021
Disponível em: https://integrarpelaarte.wordpress.com/.
Acesso em: 17 maio 2020.

ENADE 2021
Disponível em: https://integrarpelaarte.wordpress.com/.
Acesso em: 17 maio 2020.

Considerando o texto e as imagens apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O uso da “visualidade tátil” em sala de aula possibilita que professores e professoras de Artes Visuais promovam experiências estéticas que superam a barreira da visão pela potencialização dos demais sentidos.

PORQUE

II. A inclusão prevista pela legislação educacional brasileira envolve todas as escolas públicas na busca por estratégias para atender aos alunos com deficiência de forma a garantir o acesso pleno e a inclusão em todas as disciplinas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 19
Marcada pela esfera ritualística, a criação de Bené Fonteles abarca instalações, esculturas e manifestos em profundo diálogo com questões ambientais, saberes populares e o desejo de fundir o “ser brasileiro” e o “ser universal”.

Desde a década de 1970, Fonteles empreende projetos transdisciplinares que extrapolam as fronteiras da arte, autodenominando-se “artivista”. Ágora: OcaTaperaTerreiro (2016) reúne traços importantes de sua trajetória, como o sincretismo simbólico e a cocriação. Dentro do Pavilhão da Bienal, Fonteles propõe uma construção de teto de palha e paredes de taipa, materiais usados em habitações indígenas e caboclas.

O título carrega o desejo de interligar vários tempos e conhecimentos, tendo o terreiro como referência a um espaço de celebrações e oferendas. A instalação abriga composições em que são usados materiais orgânicos, resquícios trazidos pelo mar, artefatos tradicionais e objetos coletados pelo artista durante suas jornadas pelo país.

Texturas, sons e cheiros compõem o ambiente, que abriga, em uma programação contínua, trocas entre o artista, músicos, xamãs, educadores e o público. O lugar e as práticas ali desenvolvidas são um convite para que todos atuem na transmutação da realidade e no reencantamento do mundo.
Disponível em: http://www.32bienal.org.br/pt/participants/o/2536.
Acesso em: 8 maio 2020 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O diálogo entre o “ser brasileiro” e o “ser universal”, associado a questões do meio ambiente e dos saberes populares, torna-se central na obra de Bené Fonteles, denotando a necessidade de transmutação da realidade e de reencantamento do mundo.

PORQUE

II. A junção dos saberes articula conhecimentos de contextos históricos, direitos humanos e manifestações artísticas e culturais entre as comunidades e promove um modo de ver que ressalta politicamente o valor de cada cultura.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 20
Com o seu pôster-manifesto Your body is a battleground, a artista conceitual Barbara Kruger conferiu, em 1989, representação visual ao caráter político do corpo feminino na sociedade patriarcal. Produzido para a Marcha das Mulheres em Washington, o cartaz ilustra a disputa pelo direito da mulher de decidir sobre o próprio corpo, mostrando como ele se torna uma zona de combate na qual e pela qual as mulheres lutam. Ao valer-se de uma imagem estereotipada da mulher – perfeita, simétrica, voluptuosa –, recortá-la ao meio e distorcer o seu lado esquerdo, Kruger explicita os efeitos destrutivos de tais representações.
ASSIS, M. P. O nosso corpo é um campo de batalha! Disponível em: http://coletivomargaridaalves.org/
o-nosso-corpo-e-um-campo-de-batalha/. Acesso em: 14 maio 2020 (adaptado).

KRUGER, B. Your body is a battleground. 1989, Serigrafia Fotográfica em Vinil.
KRUGER, B. Your body is a battleground. 1989, Serigrafia Fotográfica em Vinil.

A partir do texto e da imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A obra de Kruger apresenta características feministas e “artivistas”, uma vez que demonstra a busca por dignidade humana e aborda aspectos da realidade contemporânea de muitas mulheres.

II. A artista aprofunda questões políticas feministas em sua obra, misturando texto, imagens e suportes comumente utilizados em mídias publicitárias.

III. A partir da obra de Kruger, as questões de gênero podem ser trabalhadas no cotidiano escolar, de modo transversal, para valorização e diferenciação das características próprias de cada gênero.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas. 

B) III, apenas. 

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas. 

E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 21
Os problemas relativos ao lixo no mundo foram tema de diversas reportagens, tais como as publicadas pela BBC:

• O país da África que se tornou um “cemitério de eletrônicos” (10 jan. 2016);

• O gigantesco “mar de lixo” no Caribe com plástico, animais mortos e até corpos (2 nov. 2017);

• Sudeste Asiático se revolta contra os resíduos do Ocidente: “Não seremos o lixão do mundo” (2 jun. 2019).
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/. Acesso em: 25 maio 2020.

SRUR, E. Aquário Morto. 2014. Fotografia.
SRUR, E. Aquário Morto. 2014. Fotografia.

Nas artes visuais, o tema do lixo é recorrente. Essa problemática foi tratada pelo artista Eduardo Srur, que, em 2014, realizou a exposição Aquário Morto, no Aquário do Guarujá, São Paulo.

Com base na imagem e nas informações apresentadas, é correto afirmar que a obra Aquário Morto

A) apresentou uma crítica referente à responsabilidade estatal pelo descarte inadequado do lixo.

B) fracassou no aspecto da conscientização sobre o descarte do lixo, conforme demonstram as reportagens.

C) promoveu a espetacularização do lixo, por expô-lo em um ponto de atração turística sem vínculo com a arte.

D) aproximou o público, por meio da experiência sensível, dos problemas relacionados com o lixo apontados nas reportagens.

E) incentivou o uso de materiais recicláveis no Ensino de Artes como forma de contribuição com a natureza e com a padronização de soluções criativas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 22
Na obra Diário (2015) Marilá Dardot se volta para as palavras dos noticiários, aos eventos sobre os quais lemos todos os dias e depois esquecemos. A artista escreve com água em um muro de concreto manchetes sobre tragédias que encontra nos jornais, que logo após escritas, são absorvidas e se apagam instantaneamente.

Ao falarmos de palavras – palavras que são mundos, que produzem continuamente existências possíveis –, somos levados a questionar a importância daquilo que lemos e proferimos em nosso dia a dia, ao que damos atenção e o que ignoramos, o que repetimos e legitimamos.
MOSSI, C.; KNEIPP, C. G. Palavra-imagem-objeto: Marilá Dardot e seus limiares. Disponível em: 
https://www.ufrgs.br/arteversa/. Acesso em: 25 maio 2020 (adaptado).

DARDOT, M. Diário. 2015. Intervenção urbana, água sobre muro. Tamanhos variados.
Figura 1 - DARDOT, M. Diário. 2015. Intervenção urbana, água sobre muro. Tamanhos variados. 
Disponível em: https://www.ufrgs.br/arteversa/. Acesso em: 25 maio 2020.

A figura a seguir apresenta uma produção visual intitulada O indivíduo e sua formação. A obra foi elaborada por estudantes de um instituto em Brasília-DF.

Figura 2 - Técnica mista. Tamanho 42 x 30 cm. Acervo da instituição IFB: Campus Samambaia, 2018.
Figura 2 - Técnica mista. Tamanho 42 x 30 cm. Acervo da instituição IFB: Campus Samambaia, 2018.

Com base nas informações apresentadas e considerando a relação entre arte contemporânea, seu ensino e os processos de formação de identidades estabelecidos pelos discursos construídos social e culturalmente, avalie as afirmações a seguir.

I. As figuras registram modos pelos quais discursos atuais atravessam os sujeitos, enfatizando a temática do esquecimento.

II. As memórias das palavras favorecem a construção de discursos e também de individualidades.

III. As palavras usadas no cotidiano possibilitam questionamentos sobre memória e esquecimento, por meio da arte e seu ensino.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 23
O Afrobapho é um coletivo baiano formado por jovens negros, LGBTQI+, moradores da periferia soteropolitana, que utilizam as artes integradas e os recursos de multimídia para promover mobilização social por meio de performances que interseccionam música, dança, vídeo, cenografia, indumentária e questões sobre a pauta das minorias.

O Afrobapho é um coletivo baiano formado por jovens negros, LGBTQI+, moradores da periferia soteropolitana, que utilizam as artes integradas e os recursos de multimídia para promover mobilização social por meio de performances que interseccionam música, dança, vídeo, cenografia, indumentária e questões sobre a pauta das minorias.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As ações do coletivo baiano, ao utilizarem cores neon, música, performance e referências afrofuturistas e ao levarem às ruas intervenções urbanas que discutem raça, classe, gênero e sexualidade, podem ser consideradas artivistas.

PORQUE

II. O artivismo caracteriza-se pela utilização de estratégias estéticas como ação política a fim de sensibilizar e problematizar junto à sociedade as condições de ser negro, pobre, gay, LGBTQI+ e morador de periferia, bem como suas reivindicações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 24
A partir do termo umuarama (nome indígena para “lugar de descanso”), Salissa Rosa criou uma horta no terreno anexo ao Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. Ela vislumbra a possibilidade de enraizar a cultura indígena na cidade, enfatizando que não são os indígenas que estão nas cidades, mas as cidades que se situam em territórios indígenas. Em sua ação, todos serão convidados a cozinhar mandioca, milho, batata, peixe, pajuaru, que são a base da alimentação dos povos originários de Abya yala (nome indígena para América). Ainda, no terreno anexo ao museu, em volta de uma fogueira, ocorrem conversas no modo indígena, com cantos e histórias.
Disponível em: https://guaja.cc/horta-de-mandioca/. Acesso em: 20 de mai. de 2020 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A obra de Salissa Rosa apresenta-se como uma espécie de escultura social, conceito que descreve a sociedade como uma grande obra de arte colaborativa.

II. Ao transladar a cultura e o ritual indígena para o museu, Salissa Rosa faz a apropriação de uma cultura e descaracteriza o objeto indígena.

III. A artista utiliza métodos de ensino da arte da culinária praticados em forma de oficina no museu, tendo como elemento matérico principal o alimento.

IV. Umuarama propõe uma ação artística educativa que modifica a condição de precariedade da realidade indígena.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) I e IV, apenas. 
C) II e III, apenas. 
D) II, III e IV, apenas. 
E) I, II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 25
Texto I:
Clarissa Tossin trata de temas como precariedade ecológica e justiça social e enfrenta a pegada ambiental cotidiana em nosso planeta. Suas esculturas são compostas de camadas sedimentares de gesso, terracota, silicone e plástico derretido extraídos de seus resíduos pessoais, além de outros materiais não biodegradáveis como isopor e alumínio. Com os trabalhos da exposição Future Fossil, Tossin questiona a sustentabilidade do nosso mundo atual e futuro. As obras da artista, como mostra a imagem a seguir, compreendem uma constelação de planetas que projetam visões ambíguas de futuro. 
Disponível em https://www.clarissatossin.net/All-that-You-Touch-You-Change/.
Acesso em: 18 jul. 2020 (adaptado).

TOSSIN, C. All that You Touch, You Change [Tudo o que você toca, você muda]. 2019.  Gesso, cimento, espuma, resina, uretano, pedras, folha de alumínio, silicone, 25 "(diâmetro)
TOSSIN, C. All that You Touch, You Change [Tudo o que você toca, você muda]. 2019. 
Gesso, cimento, espuma, resina, uretano, pedras, folha de alumínio, silicone, 25 "(diâmetro)

Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta a obra que se relaciona ao tema tratado pela artista Clarissa Tossin.

A)
BORGES, M. L. M. Pedras do Sertão. s/d. Barro sobre pedra, cerca de 6 cm de  circunferência cada.
BORGES, M. L. M. Pedras do Sertão. s/d. Barro sobre pedra, cerca de 6 cm de 
circunferência cada. Disponível em: http://www.artedobrasil.com.br/maria_lira.html. 
Acesso em: 18 jul. 2020

B)
NOBLE, T.; WEBSTER, S. Miss Understood & Mr. Meanor. 1997.
NOBLE, T.; WEBSTER, S. Miss Understood & Mr. Meanor. 1997. Lixo e itens 
pessoais, madeira, projetor de luz e sensor de luz, 60 x 70 x 140 cm.
Disponível em: https://www.artworksforchange.org/portfolio/
tim-noble-and-sue-webster. Acesso em: 17 set. 2021.

C)
ANDRADE, F. Composição em Vermelho, 1972-1974. Materiais diversos, 57 x 44 cm.
ANDRADE, F. Composição em Vermelho, 1972-1974. Materiais diversos, 57 x 44 cm. 
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra25198/
composicao-em-vermelho. Acesso em: 29 de maio 2020.

D)
CATUNDA, L. Bicho. 2000. Acrílica sobre tela e espuma, 152 x 100 cm.
CATUNDA, L. Bicho. 2000. Acrílica sobre tela e espuma, 152 x 100 cm. 
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra32962/bicho. 
Acesso em: 29 de maio 2020.

E)
SCHWANKE, L. H. Sem título. Final dos anos 1980.
SCHWANKE, L. H. Sem título. Final dos anos 1980. Apropriação de escorredores 
de arroz sobre suporte de papelão. Disponível em: https://dasartes.com.br/agenda/
luiz-henrique-schwanke-museu-oscar-niemayer-mon. Acesso em: 18 jul. 2021


ENADE 2021 - QUESTÃO 26
Na instalação The Weather Project (o Projeto clima/tempo), Olafur Eliasson trata do clima, ressaltando os encontros fundamentais da natureza com a cidade e sua população. O artista foca seu interesse na luz, na energia, no sol e no quanto dependemos da luz solar para viver e como não nos damos conta disso.Eliasson trabalha com experiências que são feitas de percepções. Seu trabalho se baseia em como são criadas nossas percepções. Olafur nos pergunta: de que maneira sabemos o que percebemos? Como podemos amplificar nossas percepções?
DEMARCHI, R.; NOGUEIRA, A. C.; UTUARI, S. Da Percepção da Luz à arte socialmente engajada. 
Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2019/PDF/ARTIGO/. Acesso em: 28 maio 2020 (adaptado).

ELIASON, O. The Wether Project, 2003. Foto de Andrew Dunkley & Marcus Leith, Tate Modern
ELIASON, O. The Wether Project, 2003. Foto de Andrew
Dunkley & Marcus Leith, Tate Modern. Disponível em: 
https://olafureliasson.net/archive/artwork/WEK101003/
the-weather-project Acesso em: 28 maio 2020.

Considerando o texto e a imagem apresentados, assinale a opção correta.

A) A instalação de Olafur Eliasson, por estar contida no espaço interno do museu, inviabiliza a reflexão direta sobre o acesso ao meio ambiente, à natureza e às questões socioambientais.

B) A obra de Olafur Eliasson apresenta uma solução para a necessidade de acesso à energia, em contextos sociais e climáticos diversos.

C) A instalação de Olafur Eliasson, inspirada em fenômenos da natureza, desafia as percepções do natural e do artificial.

D) O artista estimula os espectadores a perceber a natureza dos objetos, lâmpadas, espelho e umidificadores, ao compará-los com os fenômenos da natureza.

E) A obra de Olafur Eliasson, por meio das percepções das cores, da névoa e do ar, desvia a atenção do espectador das questões socioambientais.


ENADE 2021 - QUESTÃO 27
Em A queda do céu, Davi Kopenawa, xamã e importante liderança yanomami, questiona a escrita do branco e a sua consequente forma de conhecimento. Explica que a tradição dos Yanomami nunca foi escrita, “os dizeres de nossos ancestrais nunca foram desenhados. São muito antigos, mas continuam sempre presentes em nosso pensamento até hoje.” Em nota, o antropólogo Bruce Albert explica que Kopenawa incentivou o projeto de alfabetização em sua comunidade, para que os jovens pudessem defender os seus direitos.
KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu. São Paulo: Cia. das Letras, 2015 (adaptado).

A imagem a seguir apresenta um trabalho do artista indígena Denilson Baniwa.

A imagem a seguir apresenta um trabalho do artista indígena Denilson Baniwa
BANIWA, D. Relacionamentos (AGRO)Tóxicos –
Coração Sagrado. 2018. Autorretrato, tamanhos variáveis. 
Disponível em: https://www.premiopipa.com/denilson-baniwa/.
Acesso em: 4 jun. 2020.

Com base no texto e na imagem apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A obra de Denilson Baniwa revela o pleno domínio de um código de arte próprio da cultura do colonizador.

PORQUE

II. Ao dominar o código da linguagem do colonizador, integrantes de grupos colonizados inseremse na cultura dominante e encontram espaço reverberante às causas que lhes dizem respeito, livres do olhar exótico e da classificação de “arte nativa”.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 28
AI WEIWEI. VasoNeolitico com logotipo de Coca-Cola. 2010.
AI WEIWEI. VasoNeolitico com logotipo de Coca-Cola. 2010.
Disponível em: http://artaexpusa.ro/category/featured/. Acesso em: 15 de jul. 2014.

Ai Weiwei, artista contemporâneo chinês, é uma das mais expressivas vozes contra o regime chinês, não apenas por seu trabalho, mas também pela polêmica gerada em torno de seus constantes embates com as autoridades de seu país. Sua obra, tal como VasoNeolitico com logotipo de Coca-Cola (2010), trata do impacto do processo de modernização e ocidentalização na sociedade, cultura e tradição chinesa.

Sobre Ai Weiwei e sua obra, avalie as afirmações a seguir.

I. Ai Weiwei é um artista conceitual, sua ideia e postura crítica transcendem os aspectos estéticos de sua obra.

II. O artista ressignifica o artefato milenar chinês ao incorporar o logotipo da Coca-Cola no objeto apropriado.

III. A obra dialoga com aspectos históricos e ideológicos da cultura chinesa, em contraposição com a modernização que aconteceu no país.

IV. A obra de Ai Weiwei é impregnada de ativismo social e político, consolidando o conceito definido por Marcel Duchamp, de que não existem fronteiras entre a vida e a arte.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.

B) II e III, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) I, II e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 29
PAULINO, R. Instalação em técnica mista. 2013. Impressão digital, desenho, linóleo,
PAULINO, R. Instalação em técnica mista. 2013. Impressão digital, desenho, linóleo, 
costura, bordado, madeira, paper clay e video. Dimensão variável.

No projeto Assentamentos, Rosana Paulino faz a conexão entre arte, memória e história e se coloca como mulher negra na sociedade brasileira. Pela produção de fotografias, vídeo, instalações, esculturas e desenhos, e outras linguagens, a artista evidencia impossibilidades, dificuldades, opressões e sacrifícios, problemas enfrentados pela raça negra ao longo dos séculos. A artista defendeu: “Ou se refaz ou morre, senão os traumas vão passando para os descendentes. Esta nova fase, de Assentamentos, parece ser um reflexo do meu interior. A gente vai se assentando, graças a Deus. Mas vejam bem: a gente assenta, não para nem cristaliza. Aqui, as raízes vão ganhando força e a gente vai se sustentando, muito graças ao Axé e força dos familiares, dos amigos e também, estou descobrindo, dos antepassados".
Disponível em: http://rosanapaulino.blogspot.com.br/. Acesso em: 25 jul. 2014 (adaptado).

Tendo por base o texto e as imagens apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A obra da artista remete o espectador a uma história recente e ao mesmo tempo propicia a reflexão sobre as representações realizadas no passado e sobre as marcas deixadas por ele.

II. Na instalação, as peças estão costuradas de forma desencontrada, evidenciando as marcas de um processo de adaptação, que muitas vezes são transmitidas aos seus descendentes.

III. A mulher negra, figura central da nossa história, é apresentada despida e ressignificada de modo crítico por Rosana Paulino.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 30
Rosalind Krauss constrói o conceito do campo ampliado como problematização de oposições, entre as quais está suspensa a categoria modernista escultura. A partir dos sentidos opostos entre paisagem e arquitetura, ela constrói o quadrado semiótico com uma primeira expansão que considera o espelhamento dessa oposição binária, a qual, na lógica matemática, é considerada neutra: não paisagem e não arquitetura.

É onde encontra-se a escultura, de maneira periférica. Porém, para a autora, esse lugar neutro não dá conta de explicar as obras que foram produzidas a partir dos anos 1960. Ela verifica que o trabalho de paisagismo é, ao mesmo tempo, paisagem e arquitetura, assim como as trilhas na natureza, o que os tornam complexos no quadrado proposto. Dessa forma, ela amplia o campo da periferia para situar a produção artística contemporânea.

O diagrama a seguir foi elaborado por Krauss.

KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado.
KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado.
Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 128-137, 2008 (adaptado).

SERRA, R. Fulcrum. 1987. Aço corten, 16,8 m de altura.
SERRA, R. Fulcrum. 1987. Aço corten, 16,8 m de altura.
Liverpool Street station, Broadgate complex, Londres. 
Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Fulcrum_(sculpture).
Acesso em: 18 mai. 2020.

Considerando o conceito proposto por Krauss e a obra apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A obra Fulcrum, de Richard Serra, é classificada como local-construção.

PORQUE

II. A obra Fulcrum está construída em um espaço urbano, à semelhança de uma obra arquitetônica, porém, constitui-se como não arquitetura, pois não cumpre tal função.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - LICENCIATURA
Os quilombolas, compreendidos também como povos ou comunidades tradicionais, exigem que as políticas públicas a eles destinadas considerem a sua inter-relação com as dimensões históricas, políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais que acompanham a constituição dos quilombos no Brasil. Consequentemente, a Educação Escolar Quilombola não pode ser pensada somente se levando em conta os aspectos normativos, burocráticos e institucionais relacionados à configuração das políticas educacionais. A sua implementação deverá ser sempre acompanhada de consulta prévia e realizada pelo poder público junto às comunidades quilombolas e suas organizações.
BRASIL/CNE. parecer CNE/CEB n. 16/2012. Diretrizes Curriculares 
Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, 2012 (adaptado).

Considerando o texto e as discussões sobre políticas de articulação escola/comunidade quilombola, avalie as afirmações a seguir.

I. A relação entre educação e movimentos sociais na educação quilombola objetiva adequar essa organização cultural ao sistema educacional.

II. A história, a memória, o território, a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais da comunidade quilombola são aspectos considerados na garanti a do direito à educação quilombola.

III. O papel da comunidade quilombola é determinante nos processos decisórios acerca da educação escolar a ser nela implementada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III. 


ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - LICENCIATURA
O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção de um Brasil que fosse dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo.
GADOTTI, Moacir. paulo Freire : uma bibliografia. 
São Paulo: Cortez, 1996.

Com base no texto e nas ideias freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.

PORQUE

II. A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - LICENCIATURA
O Decreto n. 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) considera a pessoa surda como aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais. Em consonância com o decreto, nas escolas públicas em que há crianças surdas ou com deficiência auditiva matriculadas, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas capazes de garantir o seu direito à educação.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/
Decreto/D5626.htm. Acesso em 20 abr. 2020 (adaptado).

Considerando as ações necessárias para a escola garantir o direito à educação das crianças surdas, avalie as afirmações a seguir.

I. É necessário criar situações em sala de aula que promovam o convívio social entres as crianças, que estimule o respeito às diferenças, promovendo o reconhecimento das suas potencialidades e o desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural.

II. A Libras deve ser assegurada como a primeira língua da criança surda, considerando-se a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como a segunda.

III. É fundamental disponibilizar intérpretes de Libras para as crianças surdas, e caso não seja possível, é preciso solicitar aos familiares que procurem outra escola mais preparada.

IV. A escola deve fomentar parcerias com os pais com o objetivo de acolhê-los e ajudá-los a constituir uma imagem positiva de seu filho surdo, auxiliando-o na compreensão da sua realidade.

V. Os professores precisam desenvolver, em relação aos alunos surdos, processos de avaliação mais subjetivos com foco nas dificuldades de aprendizagem desses alunos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e V.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - LICENCIATURA
As percepções sobre o termo liderança revelam uma configuração ainda precária da realidade brasileira no campo da gestão escolar. As pesquisas internacionais apresentam uma gama significativa de resultados sobre o tema há, pelo menos, mais de duas décadas. Vale lembrar que os estudos sobre escolas eficazes, na sua maioria, apontam o efeito da liderança do gestor como um dos principais fatores explicativos dessa equação.

Um sobrevoo nos dados da pesquisa Olhares Cotidianos sobre a Gestão Escolar (OCGE), realizada com gestores e professores de seis escolas de um município brasileiro, permite identificar, de forma geral, noções sobre o termo, ao se solicitar ao grupo algum tipo de caracterização mais precisa de liderança:

"Isso aí é uma coisa que se tem ou não se tem." (Ana, Grupo Liderança).
"O dom da palavra, do convencimento..." (Andrea, Grupo Liderança).
"Carisma" (Cíntia, Grupo Liderança).
"A pessoa nasce com isso ou não." (Adriana, Grupo Liderança).
COELHO, F. M. O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas. 
Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, out./dez. 2015, p. 1.261-1.276 (adaptado).

Relacionando as ideias de liderança expostas pelas participantes da pesquisa sobre o exercício da gestão escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. As respostas de Ana e Adriana reforçam as concepções defendidas pelas investigações científicas do campo educacional contemporâneo sobre liderança, que afirmam que nem todos podem ser gestores escolares e que é preciso ter a qualidade de empreendedor para ocupar esse cargo.

II. Ana e Cíntia expõem ideias que são coerentes com os estudos atuais sobre a prática da gestão escolar, pois enfatizam o estilo administrativo do gestor, que é um fator fundamental para se compreender a liderança e as suas relações com os objetivos educacionais das escolas.

III. Em suas respostas, Andrea e Cíntia expressam a ideia de liderança a partir de um de seus aspectos, o interpessoal, embora outros fatores relevantes interfiram na gestão escolar, como o administrativo e/ou o pedagógico.

IV. As afirmações das participantes relacionam a liderança a uma capacidade de convencimento e a uma habilidade inata do líder – concepções já ultrapassadas pelas investigações educacionais sobre o tema no cenário contemporâneo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - LICENCIATURA
As redes sociais promovem formas de interação entre indivíduos agrupados por interesses mútuos, identidades semelhantes e também por valores compartilhados. Nesse contexto, a Internet vem se tornando um importante espaço para movimentos sociais por possibilitar uma acelerada e ampla difusão de ideias e absorção de novos elementos em busca de algo em comum. Assim, o s movimentos sociais se fazem valer cada vez mais da “democracia informaciona l”, da “ ciberdemocracia” e da prática do “ ciberativismo”.

A partir das ideias sobre comunicação e interação virtual, avalie as afirmações a seguir.

I. Os movimentos sociais tendem a perder força, prestígio e visibilidade com o crescimento da virtualidade junto à nova geração de jovens e adultos.

II. Ciberdemocracia, democracia informacional e ciberativismo podem ser classificados como movimentos advindos da virtualidade.

III. As redes sociais potencializam o ativismo fazendo uso da virtualidade, no entanto, ainda são pouco exploradas pelos movimentos sociais da atualidade.

IV. Tempo e espaço são conceitos a serem repensados a partir da inserção cada vez maior da virtualidade na vida social.

V. É papel do educador formar e preparar os alunos para uma atuação responsável e crítica frente à virtualidade, explorando suas potencialidades.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.


Nome

curiosidades,2,enade,23,exercícios,4,inglês,1,português,1,provas,82,provas unicesumar,25,questão albert einstein,50,questão analista em tecnologia da informação,76,questão biomedicina,40,questão cfc,100,questão consulplan,168,questão consultor do tesouro estadual,27,questão cremern,27,questão da agirh,25,questão da albert einstein,71,questão da ameosc,15,questão da amrigs,10,questão da avança sp,88,questão da cesgranrio,70,questão da cespe,1,questão da espcex,397,questão da espm,80,questão da famema,168,questão da famerp,212,questão da fapese,10,questão da fatec,217,questão da fcc,120,questão da fepese,205,questão da fgv,883,questão da fmabc,90,questão da fmj,120,questão da fmp,60,questão da fuvest,633,questão da mackenzie,380,questão da oab,466,questão da obmep,162,questão da puc-rj,81,questão da reis&reis,20,questão da santa casa,259,questão da ucpel,64,questão da uece,302,questão da ueg,168,questão da uel,48,questão da uema,159,questão da uesb,60,questão da ufgd,447,questão da ufpel,107,questão da ufrgs,325,questão da ufu,94,questão da unesc,12,questão da unesp,294,questão da unicamp,227,questão da unicesumar,175,questão da uniceub,108,questão da unichristus,54,questão da unifenas,94,questão da unifesp,473,questão da unifor,195,questão da unioeste,164,questão da unirv,147,questão da unisc,45,questão da unitins,157,questão da usp,368,questão de administração,156,questão de administração pública,57,questão de agroindústria,1,questão de agronegócio,29,questão de agronomia,75,questão de alemão,25,questão de arquitetura,10,questão de arquitetura e urbanismo,64,questão de artes,60,questão de artes visuais,25,questão de atualidades,25,questão de biblioteconomia,55,questão de biologia,479,questão de biomedicina,68,questão de ciência da computação,41,questão de ciências,42,questão de ciências biológicas,39,questão de ciências contábeis,99,questão de ciências da natureza,229,questão de ciências econômicas,105,questão de ciências humanas,214,questão de ciências sociais,106,questão de comportamento organizacional,29,questão de concurso,2634,questão de conhecimentos gerais,8,questão de contabilidade,228,questão de design,126,questão de direito,854,questão de direito administrativo,12,questão de direito civil,15,questão de direito constitucional,16,questão de direito penal,28,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,16,questão de economia,44,questão de economia empresarial,48,questão de educação física,164,questão de enfermagem,85,questão de engenharia,16,questão de engenharia ambiental,55,questão de engenharia civil,46,questão de engenharia elétrica,46,questão de engenharia florestal,55,questão de engenharia mecânica,45,questão de engenharia química,46,questão de ensino religioso,10,questão de espanhol,397,questão de estatística,24,questão de filosofia,215,questão de física,686,questão de fonoaudiologia,88,questão de francês,68,questão de gastronomia,49,questão de geografia,619,questão de gestão ambiental,46,questão de gestão comercial,28,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,27,questão de gestão hospitalar,25,questão de gestão pública,27,questão de história,575,questão de informática,39,questão de inglês,761,questão de italiano,25,questão de legislação,56,questão de literatura,96,questão de literatura brasileira,22,questão de marketing,44,questão de matemática,1671,questão de matemática financeira,27,questão de medicina,1406,questão de medicina veterinária,79,questão de música,106,questão de planejamento estratégico para cenários,27,questão de português,1400,questão de processos gerenciais,23,questão de química,604,questão de raciocínio lógico,45,questão de radiologia,74,questão de relações internacionais,60,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,30,questão de serviço social,53,questão de sociologia,82,questão de turismo,107,questão de ufgd,87,questão de vestibular,10527,questão de zootecnia,84,questão design de moda,27,questão do cefetmg,274,questão do cfc,148,questão do enade,4689,questão do enare,41,questão do encceja,357,questão do enem,1692,questão do ifpi,753,questão do ifsul,1,questão do ita,287,questão do mackenzie,68,questão do revalida,491,questão engenharia da computação,46,questão engenharia de alimentos,46,questão engenharia de controle e automação,17,questão engenharia de produção,44,questão estética e cosmética,29,questão farmácia,78,questão física médica,25,questão fisioterapia,79,questão fundatec,60,questão gs,20,questão iave,30,questão idcap,39,questão ieses,24,questão ioplan,25,questão jornalismo,57,questão mackenzie,88,questão máxima,50,questão medicina,97,questão modelagem de processos,21,questão nível superior,39,questão nutriçao,154,questão oab,166,questão objetiva,20,questão odontologia,162,questão pedagogia,34,questão psicologia,91,questão publicidade propaganda,57,questão química,85,questão serviço social,57,questão sistemas de informação,26,questão técnico de laboratório,10,questão técnico enfermagem,55,questão tecnologia em agroindustria,25,questão tecnologia em agronegócio,27,questão tecnologia em gestão ambiental,26,questão teologia,27,questão terapia ocupacional,26,questão ucb,1,questão uel,58,questão uenp,65,questão uepg,65,questão unesp,120,questão unicentro,101,questão unip,99,questão unirg,174,questão upe,240,questão uri,84,questões,21553,
ltr
item
Questões com Gabarito: Questões de Artes visuais (licenciatura) ENADE 2021 com Gabarito
Questões de Artes visuais (licenciatura) ENADE 2021 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgSFTIliZBEGoVAk7oAIsvwg0RA1Z5xZzz7Oj4pVVRkbq3KfakC9V3Jzgbm7znDztKAPX4t7m1giw4_Xc_fpOFiZUdtuyb0SRenbTsu0Qv7eWSSH0tnWUot6YlANQt9R-uUHIRy7Efa-jooLPWrWCMCTuO3RMUCagm0HH4r03bBwrRWUhqCbjiaIq-a=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgSFTIliZBEGoVAk7oAIsvwg0RA1Z5xZzz7Oj4pVVRkbq3KfakC9V3Jzgbm7znDztKAPX4t7m1giw4_Xc_fpOFiZUdtuyb0SRenbTsu0Qv7eWSSH0tnWUot6YlANQt9R-uUHIRy7Efa-jooLPWrWCMCTuO3RMUCagm0HH4r03bBwrRWUhqCbjiaIq-a=s72-c
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/11/questoes-artes-visuais-licenciatura-enade-2021-com-gabarito.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/11/questoes-artes-visuais-licenciatura-enade-2021-com-gabarito.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo