FAMEMA 2022 - QUESTÃO 28
A Assembleia Geral das Nações Unidas, em suas sessões anuais, elabora resoluções que são votadas por todos os estados-membros. Cada voto tem o mesmo peso, independentemente do tamanho da população, PIB ou poderio militar do país, motivo pelo qual a Assembleia Geral se tornou um espaço diplomático importante para os países em desenvolvimento colocarem em pauta suas próprias questões.

Observe o gráfico sobre os assuntos mais abordados, em porcentagem, nas resoluções da Assembleia Geral da ONU, entre 1946 e 2018.

Fonte: ONU. Dados de votação na Assembleia Geral catalogados por tema, in https://dataverse.harvard.edu

Considerando essas informações sobre os temas em pauta na Assembleia Geral da ONU na segunda metade do século XX, assinale a afirmativa correta.

(A) Entre 1950 e 1970, os temas relativos ao colonialismo predominaram, pois foi um período intenso de lutas pela descolonização e consequente criação de novos países autônomos, sobretudo nos continentes africano e asiático.

(B) A partir dos anos 1980 o debate sobre desarmamento e controle de armas cresce em resposta à implementação do programa militar soviético “Guerra nas Estrelas”, marcado pelo lançamento de naves não tripuladas ao espaço.

(C) Nos anos 1970 e 1980, a agenda do desenvolvimento econômico está relacionada aos impactos dos choques de alta do petróleo em função da criação do Estado de Israel e da Guerra do Golfo.

(D) Nos anos 1970 as discussões sobre direitos humanos se intensificam e a Assembleia Geral da ONU lança a Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelecendo-a como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações.

(E) Nos anos 1990, a questão palestina assume a centralidade dos debates, em função da aprovação da Resolução 242 pela ONU, determinando a saída das Forças Armadas israelenses dos territórios ocupados de Jerusalém Oriental, península do Sinai, Cisjordânia e colinas de Golã.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

aquestões,1,curiosidades,2,enade,23,exercícios,4,inglês,1,português,1,provas,80,questão da albert einstein,21,questão da avança sp,40,questão da cespe,1,questão da famema,80,questão da famerp,52,questão da fatec,54,questão da fepese,80,questão da fgv,87,questão da fmabc,40,questão da fuvest,367,questão da mackenzie,101,questão da oab,79,questão da santa casa,80,questão da uece,100,questão da uema,94,questão da ufrgs,325,questão da unesp,204,questão da unicamp,83,questão da uniceub,108,questão da unichristus,54,questão da unifenas,48,questão da unifesp,428,questão da unifor,64,questão da unioeste,80,questão da unitins,49,questão de administração,11,questão de administração pública,3,questão de agroindústria,1,questão de agronomia,20,questão de alemão,25,questão de atualidades,15,questão de biblioteconomia,15,questão de biologia,209,questão de biomedicina,14,questão de ciências,42,questão de ciências contábeis,7,questão de ciências econômicas,3,questão de ciências sociais,69,questão de concurso,561,questão de design,45,questão de direito,265,questão de direito penal,22,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,5,questão de educação física,97,questão de enfermagem,5,questão de espanhol,85,questão de estatística,24,questão de filosofia,64,questão de física,259,questão de francês,33,questão de gastronomia,22,questão de geografia,334,questão de gestão ambiental,17,questão de gestão comercial,1,questão de gestão de recursos humanos,13,questão de história,260,questão de informática básica,10,questão de inglês,229,questão de italiano,25,questão de legislação,10,questão de literatura,48,questão de marketing,17,questão de matemática,423,questão de medicina,105,questão de música,84,questão de português,398,questão de processos gerenciais,23,questão de química,283,questão de relações internacionais,6,questão de secretariado executivo,3,questão de sociologia,32,questão de turismo,53,questão de vestibular,3979,questão de zootecnia,29,questão do cefetmg,134,questão do cfc,50,questão do enade,1600,questão do enare,41,questão do encceja,357,questão do enem,765,questão do ifpi,119,questão do ifsul,1,questão do ita,138,questão do revalida,105,questão filosofia,32,questão gs,20,questão idcap,39,questão ioplan,25,questão jornalismo,3,questão mackenzie,1,questão medicina,10,questão nível superior,39,questão nutriçao,74,questão oab,86,questão odontologia,51,questão pedagogia,12,questão psicologia,3,questão publicidade propaganda,3,questão química,54,questão serviço social,30,questão técnico enfermagem,55,questão ucb,1,questão uel,58,questão unesp,60,questões,7476,
ltr
item
Questões com Gabarito: A Assembleia Geral das Nações Unidas, em suas sessões anuais, elabora resoluções que são votadas por
Questões com Gabarito
true
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo