ENADE 2011 - QUESTÃO 14
A professora Cláudia apresentou aos seus estudantes da 3ª. série do ensino médio um vídeo sobre a pintura corporal dos Asurini, da terra indígena Trocará, no município de Tucuruí (PA), conhecidos pela particular beleza dos desenhos geométricos que reproduzem no corpo, na cerâmica e no tecido.
O vídeo mostra o processo desde a preparação das tintas até a sua aplicação. A professora escolheu esse vídeo como parte de um projeto pedagógico sobre o corpo como suporte artístico contemporâneo.
A qual objetivo da arte/educação para o ensino médio, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, atende essa proposta da professora?
A) Situar os espaços geográficos onde se manifestam a arte corporal e classificar os estilos da dança indígena a fim de preservar as diversas manifestações culturais.
B) Analisar as diferentes realidades econômicas e sociais que determinam o cuidado estético com o corpo como representação simbólica.
C) Identificar padrões de comportamento social dos povos indígenas na expressão corporal a partir da observação dos ritos e danças.
D) Contextualizar as manifestações artísticas contemporâneas a partir de outros saberes e experiências culturalmente distintas.
E) Desenhar e aplicar padrões geométricos no corpo ampliando saberes para outras manifestações como as artes audiovisuais.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
D) Contextualizar as manifestações artísticas contemporâneas a partir de outros saberes e experiências culturalmente distintas.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: