Dois professores de artes visuais da rede estadual das escolas públicas de Belo Horizonte - MG.
ENADE 2011 - QUESTÃO 24
Dois professores de artes visuais da rede estadual das escolas públicas de Belo Horizonte - MG. Planejaram juntos, neste ano o desenvolvimento pedagógico anual, incluindo um Projeto de Trabalho com referencial nos textos de Fernando Hernández. Na segunda semana de aula, foi previsto um passeio educativo pela cidade, tendo como ponto de ancoragem a Igreja da Pampulha.
Nas duas semanas seguintes, os professores negociaram em suas turmas o tema de trabalho a ser desenvolvido. Foram escolhidos os princípios do modernismo brasileiro e o diálogo com a tradição, expandindo a investigação que já havia sido iniciada no passeio realizado.
Entretanto, acabaram se depararando com o seguinte problema: metade de suas turmas manifestou a vontade de conhecer e enfocar os novos espaços da arte contemporânea, pois já haviam ouvido falar do Centro de Arte Contemporânea de Inhotim e tinham uma grande curiosidade em verificar a relação desse centro com a arte brasileira.
Como os professores não poderiam desenvolver os dois temas com suas turmas, resolveram dividir o trabalho, tentando fazer uma interlocução entre as duas temáticas: o modernismo e a arte contemporânea. Ao iniciarem o processo de pesquisa, ambos os grupos se depararam com o barroco e a azulejaria como conteúdo fundante, que perpassava os dois temas enfocados. Nessa perspectiva, foram levantadas duas linhas de trabalho, a partir de um ponto focal: a relação da obra de Adriana Varejão com a arquitetura expositiva no Centro de Arte Contemporânea de Inhotim e a relação da arquitetura de Oscar Niemayer com a obra de Cândido Portinari na Igreja da Pampulha.
Para a realização dos trabalhos, os professores fizeram um mapeamento dos dois locais estudados. Na primeira aula conjunta programada, ao ser apresentada a sequência de imagens abaixo, viu-se que as duas linhas de trabalho poderiam ser desenvolvidas em uma única direção, enfocando a interlocução entre elas.
Considerando as imagens acima, assinale a opção que corresponde à escolha dos professores para fazer a interlocução entre as obras.
A) As obras observadas nas imagens acima apresentam a tradição da azulejaria articulada à arquitetura em um mesmo sentido, resgatando a arte barroca brasileira por meio da exuberância da linha curva.
B) Na atualidade, tal como no Modernismo, é a arte que traz novas expressões arquitetônicas em obras especialmente construídas como um conceito para abrigar obras de arte.
C) As obras observadas nas imagens mostram que a arquitetura muda a concepção da obra, entretanto, não se constitui como obra destacável, atuando somente como moldura da pintura.
D) Na arquitetura modernista, as novas expressões plásticas definem a relação com a arte que resgata a tradição da azulejaria portuguesa, da mesma forma que na arquitetura contemporânea.
E) Nas imagens, as obras observadas mostram como foram moldadas pelo espaço, trazendo as condições do lugar como uma consciência espacial construída com o observador da obra.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
E) Nas imagens, as obras observadas mostram como foram moldadas pelo espaço, trazendo as condições do lugar como uma consciência espacial construída com o observador da obra.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: