Os governantes de mais de 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS

UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 36
Leia o texto da agência internacional de notícias AFP (Agence France-Presse) para responder a questão.

Líderes mundiais propõem pacto sobre pandemias; Brasil fica de fora

Os governantes de mais de 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS convocaram a elaboração de um tratado internacional sobre pandemias para melhor enfrentar crises sanitárias futuras e evitar o “cada um por si”, evidenciado pela Covid-19. “O mundo não pode se dar ao luxo de esperar até que a pandemia acabe para começar a se preparar para a próxima”, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta terça-feira (30/03/20). A proposta de tratado foi apresentada em uma coluna assinada por líderes de países dos cinco continentes, incluindo o presidente francês, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o sul-coreano MoonJae-in, o sul-africano Cyril Ramaphosa, o indonésio Joko Widodo e o chileno Sebastián Pinera, entre outros. 

O norte-americano Joe Biden e o chinês Xi Jinping não estão entre os signatários, mas o diretor-geral da OMS disse ter recebido sinais positivos de Washington e de Pequim. Os líderes de outros integrantes do G20 também não constam da lista de assinantes, como a Rússia, o Japão, a Índia e o Brasil. Sem uma abordagem internacional e coordenada, “continuaremos vulneráveis”, advertiu Tedros, acrescentando que espera que um projeto de resolução sobre este tratado seja apresentado em maio, na reunião anual dos 194 membros da OMS [...].

“Haverá outras pandemias e outras emergências sanitárias em grande escala. Nenhum governo ou organização multilateral pode enfrentar essa ameaça sozinho”, insiste o texto. Iniciador do projeto, que apresentou no dia 3 de dezembro na tribuna das Nações Unidas, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o detalhou em coletiva de imprensa. “A Covid-19 expôs as fraquezas e divisões de nossas sociedades e agora é a hora de nos unirmos”, ressaltou [...].

Na coluna, os 25 signatários se dizem “empenhados em garantir o acesso universal e equitativo a vacinas, medicamentos e diagnósticos que sejam seguros, eficazes e acessíveis para esta pandemia e aquelas que virão. A vacinação é um bem público global”, afirmam. Um tratado “deve levar a uma maior responsabilização mútua” e “promover a transparência e a cooperação dentro do sistema internacional”, acrescentam, apelando ao trabalho com a sociedade civil e o setor privado. O texto foi comentado pela Federação Internacional da Indústria Farmacêutica (IFPMA), que em nota destaca que “o setor biofarmacêutico e suas cadeias produtivas são parte da solução do futuro tratado”.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2021/03/30/
franca-alemanha-e-reino-unido-propoem-pacto-sobre-pandemias-china-
-eua-e-brasil-ficam-de-fora.htm. Acesso em: 30 mar. 2021 (Adaptado).

Sobre o texto de AFP, avalie as afirmações a seguir e marque V para alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A iniciativa de elaborar um tratado internacional sobre pandemias sugere que outras doenças globais poderão ocorrer e, se unidos, os países poderão encará-las de forma mais responsável, efetiva e equitativa. 

( ) Em “os 25 signatários se dizem ‘empenhados em garantir o acesso universal e equitativo a vacinas, medicamentos e diagnósticos que sejam seguros, eficazes e acessíveis para esta pandemia e aquelas que virão. A vacinação é um bem público global’”, os verbos grifados (dizem, virão, é) estão, respectivamente, nos tempos presente do modo indicativo, futuro do presente do modo indicativo e presente do modo indicativo.

( ) Por estar ausente da lista de quem assinou, o Brasil não poderá participar do tratado internacional/ projeto assinado por vários países. 

( ) As palavras “internacional”, “biofarmacêutico” e “multilateral” são formadas por derivação sufixal. 

( ) O vocábulo “diretor-geral” foi formado pelo processo de composição por justaposição. 

( ) No trecho “Iniciador do projeto, que apresentou no dia 3 de dezembro na tribuna das Nações Unidas, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o detalhou em coletiva de imprensa”, a palavra grifada (o) é um pronome oblíquo que retoma “projeto”.

Está correta a alternativa que apresenta a sequência correta, marcada de cima para baixo.

A) V, V, F, F, V e V. 
B) F, V, F, V, V e F.
C) V, V, F, V, F e V.
D) F, F, V, V, V e F.
E) V, F, V, V, V e V.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
A) V, V, F, F, V e V.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

curiosidades,2,enade,23,exercícios,4,inglês,1,português,1,provas,80,questão da albert einstein,21,questão da avança sp,40,questão da cespe,1,questão da famema,80,questão da famerp,52,questão da fatec,54,questão da fepese,80,questão da fgv,87,questão da fmabc,40,questão da fuvest,367,questão da oab,79,questão da santa casa,80,questão da uece,100,questão da uema,94,questão da ufrgs,325,questão da unesp,204,questão da unicamp,83,questão da uniceub,108,questão da unichristus,54,questão da unifenas,48,questão da unifesp,428,questão da unifor,64,questão da unioeste,80,questão da unitins,49,questão de administração,11,questão de administração pública,3,questão de agroindústria,1,questão de agronomia,20,questão de alemão,25,questão de atualidades,15,questão de biblioteconomia,15,questão de biologia,202,questão de biomedicina,14,questão de ciências,42,questão de ciências contábeis,7,questão de ciências econômicas,3,questão de ciências sociais,69,questão de concurso,561,questão de design,45,questão de direito,265,questão de direito penal,22,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,5,questão de educação física,97,questão de enfermagem,5,questão de espanhol,85,questão de estatística,24,questão de filosofia,64,questão de física,215,questão de francês,33,questão de gastronomia,22,questão de geografia,326,questão de gestão ambiental,17,questão de gestão comercial,1,questão de gestão de recursos humanos,13,questão de história,246,questão de informática básica,10,questão de inglês,218,questão de italiano,25,questão de legislação,10,questão de literatura,48,questão de marketing,17,questão de matemática,382,questão de medicina,105,questão de música,84,questão de português,376,questão de processos gerenciais,23,questão de química,227,questão de relações internacionais,6,questão de secretariado executivo,3,questão de sociologia,32,questão de turismo,53,questão de vestibular,3878,questão de zootecnia,29,questão do cefetmg,134,questão do cfc,50,questão do enade,1372,questão do enare,41,questão do encceja,357,questão do enem,765,questão do ifpi,119,questão do ifsul,1,questão do ita,138,questão do revalida,105,questão filosofia,32,questão gs,20,questão idcap,39,questão ioplan,25,questão jornalismo,3,questão mackenzie,1,questão medicina,10,questão nível superior,39,questão nutriçao,74,questão oab,86,questão odontologia,51,questão pedagogia,12,questão psicologia,3,questão publicidade propaganda,3,questão química,54,questão serviço social,30,questão técnico enfermagem,55,questão ucb,1,questão uel,58,questão unesp,60,questões,7147,
ltr
item
Questões com Gabarito: Os governantes de mais de 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS
Os governantes de mais de 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS
Os governantes de mais de 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/12/os-governantes-de-mais-de-20-paises-o-presidente-d0-conselhor-europeu-e-o-diretir-do-oms.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/12/os-governantes-de-mais-de-20-paises-o-presidente-d0-conselhor-europeu-e-o-diretir-do-oms.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo