Distantes geograficamente, é natural que o português do Brasil e o de Portugal apresentassem, desde o Período Colonial, traços linguísticos que os particularizassem e diferenciassem. Não é simples, porém, determinar em que momento isso passou a ocorrer mais fortemente.
Os primeiros colonos que para cá vieram (século XVI, principalmente) passaram quase sempre por um processo de “indianização”, dada a precariedade da estrutura colonial do período. A partir, contudo, do final do século XVI ou início do século XVII, nas áreas centrais da Colônia (Bahia e Pernambuco), houve núcleos de colonização que não se indianizaram, ao menos não intensamente.
Esses novos colonos sentiam-se como “exilados”, e não como brasileiros. Procuravam manter a cultura europeia, evitando as influências tropicais. Linguisticamente, essa postura parece ter desenvolvido uma norma conservadora, que manteria o falar brasileiro relativamente infenso às inovações que se processaram em Portugal.
Adaptado de Paulo Bearzoti Filho, em Formação linguística do Brasil
MACKENIE 2014.1 - QUESTÃO 01
Assinale a alternativa correta.
a) O texto em sua totalidade é uma narração porque apresenta passagens de um estado a outro em uma série de acontecimentos encadeados.
b) Caracteriza-se o texto como um exemplar do tipo descritivo, pois há processos de enumeração e expansão de determinados objetos.
c) O texto é de natureza explicativa, pois há sequências que procuram elucidar para o leitor aspectos a respeito de nossa história.
d) A forma dialogada do texto, em que se alterna a voz narrativa principal, é o que o distingue de um texto jornalístico.
e) Há evidentes marcas de oralidade no texto, o que permite que se afirme que se está diante de uma transcrição de um texto oral, como uma palestra.
GABARITO:
c) O texto é de natureza explicativa, pois há sequências que procuram elucidar para o leitor aspectos a respeito de nossa história.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
COMENTÁRIOS