ENADE 2011 - QUESTÃO 18
Margarete Arroyo (2002), em seu artigo Mundos musicais locais e educação musical, discute implicações para a Educação Musical no “cruzar de mundos musicais locais”, se referindo à presença, no contexto escolar, de uma diversidade de experiências musicais vivenciadas pelos estudantes. Ela propõe refletir sobre as implicações das experiências musicais vivenciadas nesses mundos para a prática musical escolar. São pressupostos dessa reflexão que nenhuma prática musical é melhor que outra, mas que cada uma deve ser compreendida no seu contexto de construção e ação (visão relativizadora).
ARROYO, M. Mundos musicais locais e educação musical. Revista em Pauta,
Porto Alegre, v. 13. n. 20. p. 95-122, 2002. (com adaptações)
Considerando as ideias da autora avalie as afirmações seguintes.
I. No Brasil, as correntes teóricas da música que consideram uma visão relativizadora da cultura se desenvolveram principalmente a partir da segunda metade do século XX.
II. A obra didática de Heitor Villa-Lobos, que utiliza versões de cantigas infantis populares, está contemplada nos pressupostos apresentados pela autora.
III. Estudos da Antropologia, da Etnomusicologia e da Sociologia contribuíram para o desenvolvimento de um ensino de música com a visão relativizadora apontada pela autora, pois permitiram a compreensão do sujeito no seu espaço de atuação.
IV. O campo da Educação Musical permite estudos para além dos cenários escolares e acadêmicos, pois considera a existência de múltiplos espaços para a aprendizagem musical.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II, III.
E) I, III, IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
E) I, III, IV.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: