No ano de 1485, foi convocada uma junta de sábios com o propósito de elaborar a codificação da nova navegação científica, de forma a ser mais bem entendida e praticada pelos homens do mar. Uma das decisões parece ter sido obrigar os pilotos a ler o livro De Sphaera, de Sacrobosco, para aprender a teoria da esfera celeste. Portanto, não foi acidental o fato de surgirem, no final do século XV, almanaques náuticos e manuais de pilotagem, elaborados em Portugal. Infelizmente, ao que tudo indica, todos eles se perderam com o passar dos anos, porquanto os dois mais antigos conhecidos, e preservados até hoje, são o Regimento de Munich, publicado em 1509, e o de Évora, datado de 1517. Dom João II, hábil político, soube transferir o conhecimento científico e técnico restrito a um pequeno círculo de sábios para empreendimentos econômicos e sociais mais amplos, por meio de expedientes administrativos, educacionais e financeiros. Destarte, mais bem preparados, os portugueses conseguiram superar o terrível obstáculo da fúria oceânica do cabo das Tormentas, dobrando-o em 1488 com a expedição de Bartolomeu Dias. Doravante, para os lusitanos, aquele seria o cabo da Boa Esperança.
Shozo Motoyama, em Prelúdio para uma história: ciência e tecnologia no Brasil
MACKENIE 2014.1 - QUESTÃO 01
Assinale a alternativa correta.
a) Os portugueses só conseguiram atravessar o cabo da Boa Esperança porque publicaram almanaques náuticos e manuais de pilotagem, ainda que esses tenham se perdido ao longo da história.
b) O desbravamento dos oceanos, principalmente a partir do século XVI, foi responsável pela teoria da esfera celeste, que juntou sábios em torno do preparo dos homens do mar.
c) A preservação de documentos pelos políticos portugueses permitiu que estratégias de navegação formassem círculos específicos de sábios, pois eles conheciam a fúria dos oceanos.
d) Esforços na administração e na condução política e educacional permitiram a Portugal alcançar um patamar ímpar no processo das Grandes Navegações.
e) Uma junta de sábios em 1485 definiu as estratégias para atravessar o cabo das Tormentas, tornando os portugueses famosos na navegação e também no cabo da Boa Esperança.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
d) Esforços na administração e na condução política e educacional permitiram a Portugal alcançar um patamar ímpar no processo das Grandes Navegações.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
COMENTÁRIOS