ENADE 2011 - QUESTÃO 19
Nos anos 30 do século passado, ficou evidente que as empresas já não podiam contar com demanda certa para sua produção, pois os efeitos multiplicadores da produtividade das máquinas, associados ao avanço da automação industrial, alavancavam a oferta de bens, produzindo-se cada vez mais com menos recursos naturais (mão de obra e matéria-prima).
No âmbito interno das empresas, especificamente com relação à apuração e ao controle dos custos de fabricação, esse mesmo fenômeno suscita críticas ao Custeio por Absorção, evidenciando limitações deste método na aferição precisa do custo unitário dos produtos.
A literatura assegura que é no lastro dessas limitações que surge o custeio direto ou variável, sugerindo que sua concepção e modelagem é uma resposta às críticas feitas ao custeio por absorção.
Considerando as ideias apresentadas no texto, assinale a opção correta.
A) O método de custeio direto ou variável é um método eficaz na alocação dos custos indiretos de fabricação.
B) O método de custeio direto ou variável é o método adotado pela contabilidade financeira para fins de elaboração de relatórios.
C) O método de custeio direto ou variável possibilita a detecção de que todos os custos de fabricação são consignados aos produtos.
D) O método de custeio direto ou variável reduz as restrições provocadas pela departamentalização da produção.
E) No custeio direto ou variável, os custos indiretos de fabricação são todos os custos passíveis de variabilidade da produção.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
D) O método de custeio direto ou variável reduz as restrições provocadas pela departamentalização da produção.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: