O menino no espelho
POUCO tempo depois eu iria viver uma das experiências mais fantásticas da minha vida. Tudo começou com aquela máquina fotográfica, marca Agfa, em forma de caixotinho. Gerson não deixava que ninguém pusesse a mão nela, a não ser quando ele próprio queria ser fotografado. Então contava seis passos e ia postar-se diante da máquina, enquanto alguém, a seu pedido, de costas para o sol, com o cuidado de quem segura um alçapão com passarinho dentro, apenas apertava o botão. Quase sempre aparecia na foto, além do fotografado, a sombra comprida de quem batia a chapa.
As câmeras fotográficas eram verdadeira preciosidade, e quem tinha uma, como o Gerson, despertava inveja em todo mundo.
Um dia ele me disse que ia fazer uma experiência. Mandou que eu ficasse junto ao muro branco do quintal, como se estivesse conversando com alguém. Depois de bater a foto, fez com que eu passasse para o lugar desse alguém, e sem rodar o filme tornou a fotografar. Revelada a foto, veio me mostrar o resultado, me enchendo de assombro: um retrato em que eu aparecia duas vezes, como se fosse outra pessoa, conversando comigo mesmo! Tenho até hoje essa foto, que deu margem a tantas fantasias, quando euera menino: ficava a contemplá-la, fascinado, pensando como seria bom se realmente existisse uma pessoa igual a mim.
Fernando Sabino, O menino no espelho, 1982
MACKENIE 2014.1 - QUESTÃO 11
Pelo fragmento, percebe-se que a prosa de Sabino
a) está vinculada aos preceitos do realismo literário brasileiro.
b) é composta por uma sintaxe rebuscada.
c) adquire valor social pelo tom contemplativo.
d) tem relação temática com a segunda geração modernista.
e) explora os fatos ocorridos no cotidiano.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
e) explora os fatos ocorridos no cotidiano.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
COMENTÁRIOS