FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 55
Paciente de 85 anos é admitido no pronto-socorro com história de queda e fratura de fêmur. Por razões desconhecidas, a dosagem de biomarcadores de necrose miocárdica foi solicitada e a concentração sérica de troponina C (TnTc) ultrassensível encontrava-se 2,5 vezes o valor superior de referência.
Em relação ao diagnóstico e o manejo terapêutico deste paciente, analise as afirmativas abaixo:
I. Por tratar-se de marcador sensível e específico de necrose miocárdica aguda, a elevação de TnTc estabelece o diagnóstico de síndrome coronária sem supra de ST (SCASSST), sendo a estratificação invasiva com coronariografia indicada antes da cirurgia ortopédica.
II. Elevação de TnTc ultrassensível em até 3 vezes o valor de referência tem valor preditivo baixo (50-60%) para o diagnóstico de SCASSST, e, portanto, a estratificação invasiva não está indicada. A elevação discreta e constante de troponina C é comum em idosos e pode ser reflexo de doença cardíaca pré-existente com injúria miocárdica crônica
III. O diagnóstico de lesão miocárdica aguda é estabelecido se houver comportamento laboratorial dinâmico com ascensão e/ou queda significativa dos valores basais. A indicação de estratificação invasiva deve ser fundamentada em dados clínicos e eletrocardiográficos.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) II e III, apenas.
QUESTÃO ANTERIOR:
- Frente a pacientes multivasculares e com doença coronária complexa, a aplicação de escores como STS
GABARITO:
(E) II e III, apenas.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
COMENTÁRIOS