Texto para as questões 10 e 11
Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. [...] Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. Há de dobrar o gozo aos bem-aventurados do céu conhecer a soma dos tormentos que já terão padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade das delícias que terão gozado no céu os seus desafetos aumentará as dores aos condenados do inferno.
Machado de Assis, D. Casmurro
MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 10
Assinale a alternativa correta.
a) O narrador onisciente, assumidamente realista, expõe sua dificuldade em descrever os olhos de Capitu (linha 02) dentro de um padrão romântico.
b) Segundo o autor, a alegria dos apaixonados é indiretamente proporcional às dores dos condenados (linha 09).
c) Para o narrador de terceira pessoa, os apaixonados não percebem diferença entre o sofrimento no inferno (linha 07) e as delícias no céu (linhas 08 e 09).
d) A descrença de Machado de Assis com relação ao amor vem explicitada pelo jogo antitético presente no texto: exata e poética (linha 01), felicidades e suplícios (linhas 05 e 06).
e) D.Casmurro deseja reconstituir a percepção que tivera ao ver os olhos de Capitu no tempo de menino, daí a invocação à Retórica dos namorados (linha 01).
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
e) D.Casmurro deseja reconstituir a percepção que tivera ao ver os olhos de Capitu no tempo de menino, daí a invocação à Retórica dos namorados (linha 01).
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
COMENTÁRIOS