Composição de Zeca Veloso, 'O sopro do fole' é a grande música inédita do disco gravado pela artista
TEXTO I
Canto magno de Maria Bethânia brilha no
contraste entre a claridade e o breu que
ilumina o álbum 'Noturno'
Composição de Zeca Veloso, 'O sopro do fole' é a grande música inédita do disco gravado pela artista sob direção musical do maestro Letieres Leite.
Álbum com a magnitude do canto de Maria Bethânia, Noturno se alimenta do contraste entre a claridade e o breu que move as onze músicas e o poema que compõem o repertório deste disco gravado pela artista sob direção musical do maestro baiano Letieres Leite, criador dos arranjos.
Luz de sol negro que irradia pelo Brasil os sentimentos contraditórios do mundo há seis décadas, o canto de Bethânia brilha em Noturno com a chama que pareceu ter baixado no álbum anterior da artista, Mangueira – A menina dos meus olhos (2019), tributo à escola de samba Estação Primeira de Mangueira conduzido à apoteose mais pelos arranjos de Letieres. (...)
Diamante verdadeiro lapidado desde 1965, a voz de Bethânia alia à maturidade uma precisão que a permite delinear com nitidez o vaivém entre a luz e a treva que norteia o álbum Noturno – movimento ignorado na arte da capa branca e inexpressiva do disco que causou decepção entre os seguidores da artista.
A dramaticidade do canto permite a intérprete expor em Dois de junho (Adriana Calcanhotto, 2020) a escuridão que encobre as luzes do Brasil, país negro e racista em que dissonâncias como a morte do menino Miguel Otávio Santana da Silva (2014 – 2020) – filho da empregada doméstica Mirtes Renata Santana de Souza, morto por descuido da patroa da mãe, Sari Mariana Costa Gaspar Côrte Real –acontecem em cotidiano embrutecido pela injustiça social.(...)
A canção é de autoria de Adriana Calcanhotto, compositora de outra música, A flor encarnada, que faz o álbum Noturno desabrochar na escuridão – no caso, na treva de paixão que esmaga coração desiludido. (...)
Do show Claros breus, vem também o samba-canção Bar da noite (Bidu Reis e Haroldo Barbosa, 1953), rebobinado no disco em registro primoroso de voz e piano, o de Zé Manoel, no mesmo formato minimalista de A flor encarnada.
Em Bar da noite, Bethânia ecoa o canto grave de Nora Ney (1922 – 2003) enquanto sorve tristezas de amores, abrigada no refúgio dos corações afogados no álcool e no mesmo sertão de lágrimas que encharca A flor encarnada. (...)
Resistindo à tentação do exibicionismo, Camarero recusa os clichês do flamenco ao manusear as sete cordas de violão, expressando com Bethânia o sentimento da canção em espanhol, idioma bissexto na discografia da cantora. (...)
Herança do roteiro do show Claros breus, Música, música (Roque Ferreira) – originalmente grafada Músicas, música – reacende as luzes da fé no amor, com o violão virtuoso de João Camarero, mas sem a imponência no arremate da canção, como no show de 2019. (...)
Tudo ainda parece treva no Brasil de 2021, mas, no meio de nós, uma grandiosa luz brilha, irradiada por Noturno, álbum iluminado pela magnitude do canto de Maria Bethânia.
Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-
ferreira/post/2021/07/30/canto-magno-de-maria-bethania-brilha-
no-contraste-entre-a-claridade-e-o-breu-que-ilumina-o-album-noturno.ghtml
TEXTO II
Música, música
(Maria Bethânia)
Nascem novamente no meu peito as ilusões
Como flores novas no jardim
Corre novamente um rio dentro de mim
Água doce cortejando o mar sem fim
A vida, a vida, a vida de novo me convida
Ao som divino de um violino
Chama pra cantar
A bem-aventurada música da esperança
E tudo em mim festeja, abraça e dança
De novo esse salão de festa lindo
Abrindo em meu olhar
De novo o amor, o amor
O amor de novo acende as luzes da cidade
Escuto a orquestra tocar
(...)
Disponível em https://www.letras.mus.br/
maria-bethania/musica-musica/#album:noturno-2021.
UNICESUMAR - QUESTÃO 31
Considerando seu conhecimento no que tange ao emprego de figuras de linguagem nos Textos apresentados, analise as afirmações que seguem.
I. Em “Diamante verdadeiro lapidado desde 1965, a voz de Bethânia alia à maturidade uma precisão (...) (Texto I)”, empregou-se metáfora ao se comparar a voz da cantora com um diamante.
II. Tanto em “(...) Noturno se alimenta do contraste entre a claridade e o breu que move as onze músicas (...)” quanto em “Do show Claros breus, vem também o samba-canção Bar da noite (...)” (Texto I), há oxímoro ao se empregarem palavras de sentidos opostos que parecem excluírem-se mutuamente.
III. No excerto “Luz de sol negro que irradia pelo Brasil os sentimentos contraditórios do mundo há seis décadas, o canto de Bethânia (...) (Texto I)”, o segmento destacado apresenta não só um recurso metafórico, por comparar o canto de Bethânia com uma luz, como também um paradoxo, por propor um confronto de ideias, uma vez que o sol é claro, iluminado, logo, não pode ser negro.
IV. No Texto II, a expressividade se evidencia também com o uso de metáfora em “Nascem novamente no meu peito as ilusões, / Como flores novas no jardim”, ao se comparar as ilusões com flores novas.
V. A fim de se evidenciar a atmosfera de luz que se instaura com a chegada de um novo amor, nos versos do Texto II “O amor de novo acende as luzes da cidade/Escuto a orquestra tocar”, há a personificação do sentimento amor ao se atribuir a este a capacidade de “acender as luzes da cidade”,
Estão corretas apenas:
(A) I, II e III.
(B) I, III e V.
(C) II, IV e V.
(D) II e IV.
(E) I e V.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
(B) I, III e V.
RESOLUÇÃO:
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