O enunciado “nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não se viam

O enunciado “nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não se viam /

Filosofia Africana e Saberes Ancestrais Femininos: útero do mundo

Um dia, quando ainda morava no sertão cearense, a menina que me habita acreditou que a filosofia fosse possibilidade de construir pensamentos e práxis de libertação, onde a pluralidade de saberes, de culturas, de povos fosse fonte para suas tessituras. Entretanto, ao chegar à Universidade,encontrei uma filosofia sem poéticas de libertação, patriarcal e racista! No pensamento universal apresentado nas histórias da filosofia, nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras “disciplinas”, não se viam / conheciam filosofias negras, femininas… ou seja, o pensamento ocidental se instituía como universal, colocando os povos africanos e seus descendentes à margem do pensamento. Dizia-se que só era (é) possível filosofar em alemão! E esse alemão é branco, masculino e heteronormativo.

O desencantamento do mundo provocado pela filosofia que se aprende nas universidades me levou a um questionamento que mudou todo o meu percurso e acabou por me trazer, finalmente, o encantamento do mundo… Perguntei-me: como será a filosofia em África? Como filosofar em “pretuguês”, como nos ensina a pensadora Lélia Gonzalez?

A filosofia africana traz encantamento. É vital tornar visível o pensamento africano, afrorreferenciado. Compreendo que a(s) filosofia(s) africana(s), africano-brasileira, afrorreferenciada, implica(m) a busca do rompimento com a colonialidade, que não acabou com o fim das diversas colonizações de países europeus no continente africano e no Brasil. Implica a valorização e reconhecimento de nossos saberes, de nossas culturas, de nossas filosofias, de nossos corpos. Reconhecimento de nossas escrevivências. Pois, como nos ensina Conceição Evaristo, nada nasce imune ao que somos, às nossas vivências e experiências. Negar nossas escrevivências é seguir negando nossas filosofias, nossos saberes produzidos por corpos vivos, produtores de conhecimentos.

Quero seguir o texto dialogando com os saberes ancestrais femininos; dialogando com a filosofia africana desde e com vozes de mulheres e do feminino que habita em todas as pessoas. Esses saberes se apresentam como fonte de potencialização de nossas existências, de pertencimento, de ancestralidade e de encantamento.

Partindo dessa perspectiva, cada pessoa é constituída pelas energias femininas e masculinas. É importante trabalharmos para mantê-las em harmonia. Entretanto, é a energia feminina que contém a cabaça da existência, cabaça que gera, cria, co-cria. O feminino é o útero do mundo, potência da vida comunitária, coletiva, pautada pela justiça e pelo bem viver. Carregamos toda uma ancestralidade que nos permite ser, existir, resistir, re-existir. Assim, somos ancestrais; nossos corpos são ancestrais e, portanto, sagrados. Desse modo, nossa existência só é possível em contato com a natureza. Sem ela não somos. A ancestralidade é a natureza. Os saberes ancestrais femininos nos ensinam que devemos voltar à terra, pois ela é o centro da vida. Voltarmos ao centro da terra é ouvirmos nossa ancestralidade e nos encantarmos com essa escuta, uma escuta sensível que tece nosso ser-tão. É a escuta de nosso útero.

A escuta sensível se inicia com a escuta de nossa intimidade, portanto, de nossa ancestralidade, de nossos corações. Essa escuta privilegia o corpo como produtor de sentidos, de conhecimentos, corpo ancestral. Assim re-conhecemos suas singularidades diante do coletivo que permite nossa existência. Nosso corpo é suporte de nossas vivências, experiências e sabedorias, de nossos sentidos; ele cria textualidades, reinventando a vida, potencializando o encantamento.

Os saberes ancestrais femininos são tecidos pelo conhecimento de nossa natureza, da natureza que há em nós, conhecimento de nossos ciclos, da nossa potência criativa, do nosso poder de permitir e potencializar a vida. Os saberes ancestrais femininos são a escuta da água que há em nosso útero, pois é escuta de nossa ancestralidade.

As filosofias da ancestralidade e do encantamento que tecem as filosofias africanas são bordadas pelo pertencimento. Pertencimento é construção, formação e escuta uterina e, assim, descoberta do que está inscrito em nosso íntimo; é ouvir o ritmo de nossos corações. É entender nosso eu interior e compreender o mundo, a vida desde esse pertencimento que é coletivo, enraizado, que é ser-tão. Definimos nossa existência pelo comunitarismo e pela justiça social, ou seja, pela ancestralidade e pelo encantamento.

Os saberes ancestrais femininos propõem que nos autorizemos a contar nossas histórias, a construí-las, reconstruí-las, contar sobre nossos valores, nossos saberes, nossas lógicas de pertencimento, de sociedade, de partilha, contar sobre nós mesmas, desde nossas escrevivências. Filosofar anunciando, resistindo, re-existindo, em um desafio cotidiano de descolonização, desconstruções, transformAções e encantamento! Aprender a ouvir / sentir / conhecer / filosofar de corpo inteiro, desde o chão que pisamos e que nos fortalece, é enraizar-se. O enraizamento é um movimento de expansão, fixação, movimento e profundidade, absorção da água para manter a energia vital… não há vida sem a água. O feminino é o útero, a cabaça, a água que permite a existência.
MACHADO, Adilvênia Freire. Filosofia Africana e Saberes Ancestrais Femininos: útero do mundo.
Disponível em: https://diplomatique.org.br/filosofia-africana-e-saberes-ancestrais-
femininos-utero-do-mundo/ Acesso em: 06 nov. 2020. (Adaptado)

UEG 2021 - QUESTÃO 06
O enunciado “nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não se viam / conheciam filosofias negras, femininas” (linhas 5-6), ao ser convertido para a voz passiva analítica, sem prejuízo de sentido, assume a seguinte forma, mantendo-se o modo e o tempo verbal:

a) “as metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não seriam vistas / conhecidas nas filosofias negras, femininas”.

b) “nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não eram vistas / conhecidas filosofias negras, femininas”.

c) “nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, filosofias negras, femininas ainda não tinham sido vistas / conhecidas”.

d) “as metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não viam / conheciam filosofias negras, femininas”.

e) “nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não se verão / conhecerão filosofias negras, femininas”.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
b) “nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não eram vistas / conhecidas filosofias negras, femininas”.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Nome

curiosidades,2,enade,23,exercícios,4,inglês,1,português,1,provas,82,provas unicesumar,25,questão albert einstein,50,questão analista em tecnologia da informação,76,questão biomedicina,40,questão cfc,100,questão consulplan,168,questão consultor do tesouro estadual,27,questão cremern,27,questão da agirh,25,questão da albert einstein,71,questão da ameosc,15,questão da amrigs,10,questão da avança sp,88,questão da cesgranrio,70,questão da cespe,1,questão da espcex,397,questão da espm,80,questão da famema,168,questão da famerp,212,questão da fapese,10,questão da fatec,217,questão da fcc,120,questão da fepese,205,questão da fgv,883,questão da fmabc,90,questão da fmj,120,questão da fmp,60,questão da fuvest,633,questão da mackenzie,380,questão da oab,466,questão da obmep,162,questão da puc-rj,81,questão da reis&reis,20,questão da santa casa,259,questão da ucpel,64,questão da uece,302,questão da ueg,168,questão da uel,48,questão da uema,159,questão da uesb,60,questão da ufgd,447,questão da ufpel,107,questão da ufrgs,325,questão da ufu,94,questão da unesc,12,questão da unesp,294,questão da unicamp,227,questão da unicesumar,175,questão da uniceub,108,questão da unichristus,54,questão da unifenas,94,questão da unifesp,473,questão da unifor,195,questão da unioeste,164,questão da unirv,147,questão da unisc,45,questão da unitins,157,questão da usp,368,questão de administração,156,questão de administração pública,57,questão de agroindústria,1,questão de agronegócio,29,questão de agronomia,75,questão de alemão,25,questão de arquitetura,10,questão de arquitetura e urbanismo,64,questão de artes,60,questão de artes visuais,25,questão de atualidades,25,questão de biblioteconomia,55,questão de biologia,479,questão de biomedicina,68,questão de ciência da computação,41,questão de ciências,42,questão de ciências biológicas,39,questão de ciências contábeis,99,questão de ciências da natureza,229,questão de ciências econômicas,105,questão de ciências humanas,214,questão de ciências sociais,106,questão de comportamento organizacional,29,questão de concurso,2680,questão de conhecimentos gerais,8,questão de contabilidade,228,questão de design,126,questão de direito,900,questão de direito administrativo,12,questão de direito civil,15,questão de direito constitucional,16,questão de direito penal,28,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,16,questão de economia,44,questão de economia empresarial,48,questão de educação física,164,questão de enfermagem,85,questão de engenharia,16,questão de engenharia ambiental,55,questão de engenharia civil,46,questão de engenharia elétrica,46,questão de engenharia florestal,55,questão de engenharia mecânica,45,questão de engenharia química,46,questão de ensino religioso,10,questão de espanhol,397,questão de estatística,24,questão de filosofia,215,questão de física,686,questão de fonoaudiologia,88,questão de francês,68,questão de gastronomia,49,questão de geografia,619,questão de gestão ambiental,46,questão de gestão comercial,28,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,27,questão de gestão hospitalar,25,questão de gestão pública,27,questão de história,575,questão de informática,39,questão de inglês,761,questão de italiano,25,questão de legislação,56,questão de literatura,96,questão de literatura brasileira,22,questão de marketing,44,questão de matemática,1671,questão de matemática financeira,27,questão de medicina,1501,questão de medicina veterinária,79,questão de música,106,questão de planejamento estratégico para cenários,27,questão de português,1400,questão de processos gerenciais,23,questão de química,604,questão de raciocínio lógico,45,questão de radiologia,74,questão de relações internacionais,60,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,56,questão de serviço social,53,questão de sociologia,82,questão de turismo,107,questão de ufgd,87,questão de vestibular,10527,questão de zootecnia,84,questão design de moda,27,questão do cefetmg,274,questão do cfc,148,questão do enade,4742,questão do enare,41,questão do encceja,357,questão do enem,1692,questão do ifpi,753,questão do ifsul,1,questão do ita,287,questão do mackenzie,68,questão do revalida,586,questão engenharia da computação,46,questão engenharia de alimentos,46,questão engenharia de controle e automação,17,questão engenharia de produção,44,questão estética e cosmética,29,questão farmácia,78,questão física médica,25,questão fisioterapia,79,questão fundatec,60,questão gs,20,questão iave,30,questão idcap,39,questão ieses,24,questão ioplan,25,questão jornalismo,57,questão mackenzie,88,questão máxima,50,questão medicina,97,questão modelagem de processos,21,questão nível superior,39,questão nutriçao,154,questão oab,166,questão objetiva,20,questão odontologia,162,questão pedagogia,34,questão psicologia,91,questão publicidade propaganda,57,questão química,85,questão serviço social,57,questão sistemas de informação,26,questão técnico de laboratório,10,questão técnico enfermagem,55,questão tecnologia em agroindustria,25,questão tecnologia em agronegócio,27,questão tecnologia em gestão ambiental,26,questão teologia,54,questão terapia ocupacional,26,questão ucb,1,questão uel,58,questão uenp,65,questão uepg,65,questão unesp,120,questão unicentro,101,questão unip,99,questão unirg,174,questão upe,240,questão uri,84,questões,21747,
ltr
item
Questões com Gabarito: O enunciado “nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não se viam
O enunciado “nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não se viam
O enunciado “nas metafísicas, éticas, teorias do conhecimento, dentre outras ‘disciplinas’, não se viam /
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2022/03/o-enunciado-nas-metafisicas-eticas-teorias-do-conhecimento-dentre-outras-disciplinas-nao-se-viam.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2022/03/o-enunciado-nas-metafisicas-eticas-teorias-do-conhecimento-dentre-outras-disciplinas-nao-se-viam.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo