As células do câncer não param de se dividir. Em alguns tipos de câncer, isso acontece porque os
UNIFOR 2022.2 - QUESTÃO 29
As células do câncer não param de se dividir. Em alguns tipos de câncer, isso acontece porque os oncogenes, que sinalizam para o avanço nos pontos de verificação do ciclo celular, estão sendo continuamente expressos, ao passo que os genes supressores de tumor, que inibem a progressão, estão silenciados.
Portanto, quando um grupo de pesquisadores observou um padrão de silenciamento gênico nas células do câncer de mama, eles se perguntaram se poderiam intervir. Se os genes tivessem sido silenciados pelo resultado da metilação do DNA, ou da desacetilação das histonas, talvez os pesquisadores pudessem induzir a expressão dos genes por meio da reversão da metilação do DNA e/ou da desacetilação das histonas.
Lembre-se de que a DNA metiltransferase adiciona grupos metilas às citosinas do DNA, ao passo que uma desmetilase catalisa a reação reversa. A metilação das regiões promotoras no DNA inibe a expressão gênica; a desmetilação a ativa. Lembre-se, também, de que a cromatina pode passar por um remodelamento, à medida que as histonas sofrem a acetilação, ou desacetilação, reversível dos resíduos de lisina. A acetilação das histonas ativa a expressão gênica; a desacetilação inibe a expressão gênica.
Com isso em mente, os pesquisadores decidiram tratar células do câncer de mama com dois inibidores diferentes: AZA, um composto que inibe a DNA metiltransferase; e TSA, um composto que inibe a histona desacetilase. Eles observaram os efeitos de ambos os inibidores, primeiro separadamente e, depois, juntos (ver gráfico abaixo), sobre o crescimento das células do câncer.
Bovenzi, V. e Momparler, R. L. 2001. Antineoplastic action of 5-aza-2′deoxycytidine and histone deacetylase inhibitor and their effect on the expression of the retinoic acid receptor β and estrogen receptor α genes in breast carcinoma cells. Cancer Chemotherapy and Pharmacology 48: 71–76. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih. gov/11488527/>. Acesso em: 09 Maio 2022 (adaptado).
O que os dados sugerem sobre os papéis da metilação do DNA e da desacetilação das histonas na expressão gênica dessa linhagem celular?
(A) O medicamento inibidor da metilação do DNAestimula a expressão de oncogenes nas células cancerígenas observadas.
(B) O medicamento inibidor da desacetilação de histonas ativa a proliferação das células cancerígenas.
(C) Os inibidores da desacetilação de histonas e da metilação do DNA, quando atuam em conjunto, apresentam um efeito antiproliferativo menor do que qualquer um dos inibidores isoladamente.
(D) Tanto a metilação do DNA quanto a desacetilação das histonas operam para interromper a expressão de genes que suprimem o crescimento do tumor.
(E) A expressão de oncogenes nas células cancerígenas em questão é ativada pela metilação do DNA, porém inibida pela desacetilação das histonas.
QUESTÃO ANTERIOR:
- A casca de uma árvore, que contém vários tecidos, entre os quais o floema, pode ser removida por uma
GABARITO:
(D) Tanto a metilação do DNA quanto a desacetilação das histonas operam para interromper a expressão de genes que suprimem o crescimento do tumor.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: