UEL 2022 / QUESTÃO 21 Leia o texto a seguir. Houve sempre, entre os homens, um esforço pouco nobre para desacreditar as Sereias, acusando-as...
UEL 2022 / QUESTÃO 21
Leia o texto a seguir.
Houve sempre, entre os homens, um esforço pouco nobre para desacreditar as Sereias, acusando-as simplesmente de mentirosas quando cantavam, enganadoras quando suspiravam, fictícias quando eram tocadas; [...] Ulisses as venceu, mas de que maneira? Ulisses, a teimosia e a prudência de Ulisses, a perfídia que lhe permitiu gozar do espetáculo das Sereias sem correr risco e sem aceitar as consequências, aquele gozo covarde, medíocre, tranquilo e comedido, [...] aquela covardia feliz e segura [...]. Vencidas as Sereias, pelo poder da técnica, que pretenderá jogar sem perigo com as potências irreais (inspiradas), Ulisses não saiu porém ileso.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moisés.
São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 05-06.
Com base no texto de Blanchot e na obra A Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer, que apresentam interpretações do encontro entre Ulisses e as Sereias, e tendo por referência os conhecimentos sobre os conceitos de esclarecimento, razão instrumental e a relação humano-natureza, considere as afirmativas a seguir.
I. O controle dos efeitos encantatórios do canto das Sereias resulta de uma ação instrumental sobre a natureza.
II. A astúcia é o recurso utilizado por Ulisses para sair vencedor das aventuras, por meio do qual ele se perde para se conservar.
III. O episódio das Sereias mostra a separação originária entre o mito, marcado pela irracionalidade, e o trabalho racional.
IV. Ulisses e as Sereias são evocados como símbolos das relações simétricas de poder entre homens e mulheres.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
RESOLUÇÃO:
I. Correta. A técnica aparece como o elemento ordenador, tanto da compreensão teórica de mundo, quanto do domínio prático. O controle dos efeitos encantatórios do canto da Sereias resulta da efetivação, num determinado domínio da vida prática, de uma compreensão mais ampla da relação do humano com a natureza, segundo a qual o traço diferencial do humano se expressa por meio da utilização de um conjunto de procedimentos formais e discursivos a partir dos quais a própria natureza é vista como campo a ser conhecido e controlado.
II. Correta. A astúcia é a disposição estratégica da inteligência por meio da qual, a concessão feita, que indicaria uma perda, mostra-se posteriormente como um ganho. O “perder-se para conservar” consiste no fato de que Ulisses, o astuto navegador, engana aos deuses, do mesmo modo como, posteriormente, os “selvagens” serão enganados pelo viajante “civilizado”, que, astuto, oferecerá espelhos em troca de marfim.
III. Incorreta. No “Excurso 1 – Ulisses ou mito e esclarecimento”, Adorno e Horkheimer apresentam uma formulação, tornada clássica desde então, acerca do imbricamento entre mito e esclarecimento. Dizem: “Assim como o episódio das Sereias mostra o entrelaçamento do mito e do trabalho racional, assim também a Odisséia em seu todo dá testemunho da dialética do esclarecimento” (p. 47). Ou seja, mito e trabalho racional não apenas não estão separados, como também o próprio mito é marcado por uma racionalidade característica.
IV. Incorreta. Não há simetria de poder entre Ulisses e as Sereias. Embora o ponto de partida seja o reconhecimento do poder das sereias – tanto é que Ulisses precisa forjar artimanhas para não cair sob seus encantos – tal poder, porém, é neutralizado pela própria natureza de Ulisses, seu modo de ser, a saber, a astúcia. A potência da natureza (Sereias), a despeito de sua força, nada pode frente à astúcia e ao engenho da razão humana.
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