Leia o texto a seguir e responda às questões 14 e 15 . UEL 2022 / QUESTÃO 14 No universo virtual, é comum quem diga: “Não leia os comentário...
Leia o texto a seguir e responda às questões 14 e 15.
UEL 2022 / QUESTÃO 14
No universo virtual, é comum quem diga: “Não leia os comentários! Não leia os comentários! Não leia os comentários!” – uma vez que parecem males saídos da Caixa de Pandora de tão violentos que são. Entretanto, utilizando a Ciência como guia, pode-se navegar de modo crítico e embasado pelas afirmações que são feitas nestas seções.
Com base no texto e nos conhecimentos matemáticos, considere as afirmativas a seguir.
I. A probabilidade de se escolher, ao acaso, dentre as mulheres de todas as idades em território brasileiro, uma vítima representada pela pesquisa é de 17%.
II. Ao noticiar que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos foi vítima de algum tipo de violência durante a pandemia, infere-se que todo brasileiro conhece, a cada quatro mulheres de seu entorno, uma que tenha sofrido violência nas condições pesquisadas.
III. A reportagem noticia que 24,4% das mulheres do segmento pesquisado representam 17 milhões de vítimas, do que se conclui que o estudo está equivocado, pois este percentual representa 24,4 milhões de mulheres.
IV. A autora aproximou 24,4% por 25% ao utilizar a expressão “uma em cada quatro mulheres”. Caso escolhesse aproximar os mesmos 24,4% por 24%, escreveria “seis em cada 25 mulheres”.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
RESOLUÇÃO:
I. Correta. Seja P a probabilidade de se escolher, ao acaso, dentre as mulheres de todas as idades em território brasileiro, uma vítima representada pela pesquisa. Nestas condições:
II. Incorreta. A probabilidade de escolhermos ao acaso uma mulher – do segmento e período pesquisado – não significa que se aplique de maneira uniforme a todos os segmentos da sociedade. Em particular, não é possível inferir que, dado um brasileiro, ele conheça uma mulher vítima de violência a cada quatro conhecidas sua. Além disso, a notícia não indica que a violência sofrida pelas mulheres pesquisadas é conhecida pelas pessoas de seu entorno.
III. Incorreta. Os 17 milhões de mulheres citadas na notícia referem-se aos 24, 4% do espaço amostral da pesquisa, que é um subconjunto próprio daquele formado pelas mulheres brasileiras. Mais precisamente, retira-se, do conjunto maior, as que estejam abaixo da idade de corte da pesquisa.
IV. Correta. Por um lado, 25% representam
que, ao simplificarmos, obteremos 


Por outro lado, 24% representam
que, ao simplificarmos, obteremos 


PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: