A Guerrilha do Araguaia ocorreu durante a primeira década do regime militar, em parte dos atuais
UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 52
A Guerrilha do Araguaia ocorreu durante a primeira década do regime militar, em parte dos atuais estados do Pará, Maranhão e Tocantins, próximo às margens do rio Araguaia. A população local era constituída, principalmente, de camponeses, pequenos comerciantes e prestadores de serviços, em grande parte, migrantes nordestinos.
“O senhor José Nogueira falou que viu ele com os solados dos pés cortados, com as unhas arrancadas, choques nas orelhas, de todo jeito. O senhor José Nogueira era morador daqui que também foi preso na época e viu ele preso na Base em Xambioá. Ele chorou quando viu ele. Eles cortaram o solado do pé e eles ainda mandavam andar na piçarra com os pés cortados. Eles chamam de piçarra essas pedras com terra, esse gorgulho, nós chamamos de piçarra, essas terras misturadas com pedra, que era a Base de Xambioá [...]”.
(Entrevista concedida por ABREU, João de Deus Nazaro. Entrevista I. [jun. 2018].
Entrevistadora: Sônia Maria Alves da Costa. São Geraldo do Araguaia – PA, 2018 IN:
COSTA, Sônia Maria Alves da. Guerrilha do Araguaia: população local na luta e
resistência ao regime repressivo no Brasil. 2020. Tese (Doutorado) –Programa de
Pós-Graduação da Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília. 2020.)
Acerca desse período histórico, assinale a afirmativa correta.
(A) O golpe militar foi resultado de acordos entre setores militares, como a Escola Superior de Guerra (ESG), e da sociedade civil, como o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES), ligado aos empresários, apoiado pelo Estados Unidos, com a alegação de impedir o avanço da esquerda no país.
(B) O golpe de 1964 instaurou um regime socialista no Brasil, liderado por João Goulart, tendo Cuba como principal influência. Seu marco inicial foi o “Comício da Central”, em frente à Central do Brasil, no Rio de Janeiro, em que anunciou a implementação das Reformas de Base e da Reforma Agrária no país.
(C) O governo civil-militar, instaurado depois de 1964, manteve alguns princípios democráticos, como eleições para todos os cargos, a garantia dos direitos civis e constitucionais, e somente utilizou a repressão em casos esporádicos, com pouco uso dos aparelhos repressivos.
(D) A luta armada, como a da Guerrilha do Araguaia, surgiu somente no período de maior abertura política, com a crise do “Milagre Econômico”, a partir do final da década de 1970 e início de 1980, tendo como seu grande marco o “Atentado do Riocentro”, em 1981.
QUESTÃO ANTERIOR:
- O samba-enredo da Unidos da Tijuca, escola de samba do Grupo Especial carioca, deste ano, trouxe a
GABARITO:
(A) O golpe militar foi resultado de acordos entre setores militares, como a Escola Superior de Guerra (ESG), e da sociedade civil, como o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES), ligado aos empresários, apoiado pelo Estados Unidos, com a alegação de impedir o avanço da esquerda no país.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: