UFGD 2013 - QUESTÃO 31
Leia o texto a seguir.
"Ao se instalar no poder, em 9 de abril, os militares obrigaram a história política brasileira a dar uma reviravolta: com efeito, desmoronava a primeira experiência democrática que o país vinha construindo, aos trancos e barrancos, ao longo de dezoito anos".
ALMEIDA, M.H.T.; WEIS, L. Carro Zero e pau-de-arara: o cotidiano da oposição de
classe média ao regime militar. In: NOVAIS (coord). História da Vida
Privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Cia.
Das Letras, v. 4. p. 323.
A partir dessas considerações, é possível supor que o processo de construção democrática no Brasil tem apresentado avanços, todavia com alguns recuos.
Sobre o período da ditadura militar no Brasil entre 1964 e 1985, é correto afirmar que
(A) as liberdades civis foram preservadas.
(B) dentre os Atos Institucionais promovidos pelo governo militar, o AI-4 foi o que permitiu eleições diretas para Presidente da República.
(C) foi implantado o bipartidarismo, com duas agremiações: a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
(D) muitos dos grupos de esquerda que faziam oposição ao regime militar dispunham de significativo apoio popular, inclusive de setores conservadores.
(E) uma das justificativas para o relativo sucesso do regime militar foi o chamado "Milagre Econômico", do qual todas as classes sociais do Brasil se beneficiaram, já que houve uma boa distribuição de renda.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
(C) foi implantado o bipartidarismo, com duas agremiações: a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: