Com base nesse texto e em seus conhecimentos sobre a história da escravidão no Ocidente, assinale a
Leia o texto a seguir e depois responda à questão 28.
“Para compreender o processo permanente de elaboração da identidade negra neste país africano da Bahia, é necessário, sobretudo, não esquecer o cordão umbilical pelo qual os baianos acreditam estar ligados à África. Ao longo da história, depois do tempo da escravidão, este mito fundador dos negros da Bahia se adapta, se transforma, muda suas máscaras e seus hábitos para desempenhar o papel mágico de um espantalho que afasta a tentação, aliás, sempre proposta pelas elites brancas, de aceitar a ideia segundo a qual os negros brasileiros seriam um simples produto da sociedade escravista luso-tropical. Para esses negros da Bahia, é necessário estabelecer suas raízes antes e fora da escravidão. Assim, o tempo e o lugar da liberdade original não podem estar dentro do Brasil. Utopia, anacronismo, pouco importa, esse refúgio da herança cultural da escravidão é o núcleo duro da identidade negra baiana”.
(ARAÚJO, Ubiratan C. de. Conexão atlântica: História, memória e
identidade. In: http://www.palmares.gov.br. Acesso em: 27/10/2009).
UFGD 2010 - QUESTÃO 28
Com base nesse texto e em seus conhecimentos sobre a história da escravidão no Ocidente, assinale a alternativa correta.
(A) É errônea a afirmação do texto de que é possível estabelecer as raízes dos africanos trazidos ao Brasil antes e fora da escravidão, pois eles já eram escravizados por portugueses desde o século IV a.C., período da formação histórica da África.
(B) No processo de implantação da escravidão no Brasil, as elites escravocratas conseguiram banir todo e qualquer resquício das religiões africanas ancestrais, transformando os escravos em cristãos devotados.
(C) Na história da humanidade, os únicos grupos humanos a serem escravizados foram os africanos, motivo pelo qual a escravidão sempre fez parte da essência desses povos. Eles jamais foram livres.
(D) A alusão ao processo permanente de elaboração da identidade negra na Bahia permite concluir que isso seja uma utopia, uma vez que os afrobrasileiros da atualidade mantêm intacta a cultura africana tal como era no século XVIII.
(E) A expressão “o tempo e o lugar da liberdade original não podem estar dentro do Brasil” reforça a afirmação de que é possível encontrar, na África, as raízes livres dos seres humanos escravizados trazidos à América.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
(E) A expressão “o tempo e o lugar da liberdade original não podem estar dentro do Brasil” reforça a afirmação de que é possível encontrar, na África, as raízes livres dos seres humanos escravizados trazidos à América.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: