Com base no texto anterior e na tabela a seguir, assinale a alternativa que caracteriza a inserção do
Leia o texto a seguir e responda às questões 21 e 22.
Crise "empobrece" pauta de exportações e reduz vendas Eduardo Rodrigues
Da Folha de S.Paulo
Um ano após o estouro da crise, o quadro das exportações brasileiras reflete os impactos da turbulência financeira nos diferentes setores da economia mundial. Além da queda no total dos embarques, houve uma mudança significativa no ranking dos principais produtos vendidos pelo país ao exterior entre janeiro e agosto de 2009 sobre igual período de 2008.
A retração global do crédito e a consequente queda no consumo das famílias diminuíram a demanda por produtos industrializados no mundo todo - e a valorização do real ainda reduziu a competitividade das mercadorias brasileiras nos mercados internacionais.
"Em todo o mundo, as pessoas pararam de comprar eletrodomésticos, carros ou novos computadores, mas ninguém parou de comer", afirma o presidente da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Alessandro Teixeira. Para tentar manter o ritmo acelerado de crescimento da economia, os chineses continuaram consumindo commodities, como matériasprimas e alimentos. Nesse cenário, o Brasil também aproveitou as quebras de safra em países asiáticos e na Argentina para vender ainda mais.
Disponível em: Folha On Line. Acesso em: 14/09/2009. (com
adaptações)
UFGD 2010 - QUESTÃO 22
Com base no texto anterior e na tabela a seguir, assinale a alternativa que caracteriza a inserção do Brasil no mercado de commodities na economia mundial e seus reflexos na produção agrícola em Mato
Grosso do Sul.

(A) Antes mesmo da crise, houve em Mato Grosso do Sul a diminuição da produção de arroz prioritariamente destinado ao mercado interno e a opção pela expansão da produção de outros produtos agrícolas com maior inserção no mercado mundial, como é o caso do açúcar.
(B) A diminuição na produção de arroz em Mato Grosso do Sul entre 1985 e 2006 resultou da redução das exportações brasileiras desse cereal, devido à mudança do padrão alimentar europeu e chinês, e a tendência é diminuir ainda mais nos próximos anos por causa da crise mundial que retraiu o comércio mundial.
(C) O arroz, além de não ter aceitação no mercado externo, deixou de ser alimento básico do brasileiro que optou por alimentos mais saudáveis à base de adoçantes naturais feitos de açúcar.
(D) Antes mesmo da crise, houve a retração da economia global que provocou a redução no comércio mundial de alimentos e refletiu na produção de arroz em Mato Grosso do Sul.
(E) Os países do Sudeste e do extremo Oriente da Ásia retraíram as importações de arroz do Brasil, refletindo na produção rizicultora sulmatogrossense.
QUESTÃO ANTERIOR:
- Considerando o conteúdo da matéria jornalística apresentada e a configuração da economia mundial na
GABARITO:
(A) Antes mesmo da crise, houve em Mato Grosso do Sul a diminuição da produção de arroz prioritariamente destinado ao mercado interno e a opção pela expansão da produção de outros produtos agrícolas com maior inserção no mercado mundial, como é o caso do açúcar.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: