UEL 2022 / QUESTÃO 33 Leia o texto a seguir. Em vários momentos, o sangue é visto como impuro ou até mesmo venenoso. Tabus relativos à menst...
UEL 2022 / QUESTÃO 33
Leia o texto a seguir.
Em vários momentos, o sangue é visto como impuro ou até mesmo venenoso. Tabus relativos à menstruação podem ser encontrados na Bíblia e no Alcorão destacando a “impureza” não só da mulher, mas de tudo aquilo que ela toca ou usa. Até o final da década de 1950, o meio médico insistia numa velha crença europeia de que o útero produzia uma substância tóxica chamada menotoxina.
Adaptado de: www.uol.com.br/.
Com base nos conhecimentos sobre diversidade cultural e status das mulheres em vista da condição de pessoas que menstruam, considere as afirmativas a seguir.
I. Estigmas e tabus da menstruação, em que um processo natural é tido como algo vergonhoso, contribuem para reduzir a misoginia e os impactos econômico e ambiental.
II. O sangue menstrual, tido como agente poluidor, possuidor de poderes mágicos, geralmente maléficos, faz parte das construções reforçadas no recente movimento sobre pobreza menstrual.
III. Em algumas sociedades tradicionais, a menarca representa um importante evento que marca a transição para a vida adulta, a partir da capacidade reprodutiva do corpo feminino.
IV. Mudanças culturais que criaram interdições ao tema da menstruação corresponderam à perda de autonomia das mulheres, com aumento dos controles sociais sobre seus corpos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
RESOLUÇÃO:
I. Incorreta. O tabu da menstruação alimenta a misoginia. Ao criar reprovações sociais e culturais a um fenômeno natural, as sociedades criam obstáculos para as mulheres e formas de pensamento e de conduta que as colocam na condição de inadequação e desajuste. Esse tabu produz impactos econômicos e ambientais na medida em que as mulheres precisam de recursos financeiros e materiais adicionais para ocultar a menstruação. São mais investimentos para aquisição e consumo de produtos e são mais produtos descartados na natureza.
II. Incorreta. O recente movimento social sobre pobreza menstrual busca remover os tabus sobre a menstruação, promover uma interpretação da naturalidade desse fenômeno e reivindicar assistência às mulheres em situação de pobreza para as necessidades derivadas da menstruação, como, por exemplo, distribuição de absorventes pelo sistema de saúde pública.
III. Correta. Segundo conhecimentos antropológicos, em algumas sociedades indígenas, ou em povos originários, a menarca é um evento importante, socialmente valorizado e de conhecimento público, pois é a demarcação da transição feminina da infância para a vida adulta. Cite-se, como exemplos, os Tikuna, localizados no Alto Solimões, no Brasil, e os povos originários choroti, ashluslay, toba e mataco, em territórios da Argentina, Bolívia e Paraguai.
IV. Correta. O tabu da menstruação, ao criar obstáculos sociais às mulheres, representa maior controle sobre seus corpos, que são tratados ora como objeto do conhecimento científico, ora como segredo. Com o tabu, a menstruação é objeto de vergonha para a mulher e sua revelação tende a lhe colocar em posição social desqualificada. Esses processos representaram, historicamente, perda da autonomia das mulheres.
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