UEL 2022 / QUESTÃO 23 Lara Croft é uma personagem bastante popular na cultura contemporânea. Na indústria dos games, assim como no universo ...
UEL 2022 / QUESTÃO 23
Lara Croft é uma personagem bastante popular na cultura contemporânea. Na indústria dos games, assim como no universo da propaganda, circulam significados e representações sobre diferentes aspectos do mundo social. Entre eles, os corpos femininos cuja objetificação é uma estratégia comunicacional muito frequente.
Com base nos conhecimentos da crítica sociológica sobre a representação dos corpos na propaganda, considere as afirmativas a seguir.
I. As experiências corporais são constitutivas da formação das identidades e, quando retratadas pela propaganda de forma homogênea ou estereotipada, podem contribuir para os fenômenos de invisibilizar certos grupos ou gerar e reforçar preconceitos.
II. O conceito de indústria cultural, concebido pelos filósofos que estudaram as propagandas e as imagens midiáticas características do capitalismo, refere-se às estratégias de objetificação e representação do corpo feminino, presentes na indústria dos games.
III. O corpo feminino é retratado nas propagandas de games e nos produtos de beleza, de modo que seus atributos naturais — perfeição, harmonia e sensualidade — sejam destacados, a fim de garantir às mulheres o reconhecimento social e a valorização, pelas quais lutam os movimentos de mulheres.
IV. Utilizar corpos femininos elegantes, brancos, esbeltos, “perfeitos” em propagandas, é uma forma de associar ao produto atributos subjetivos, fazendo com que os consumidores se identifiquem com os “benefícios” do produto, estimulando e facilitando o consumo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
RESOLUÇÃO:
I. Correta. A formação dos sujeitos é um processo complexo que inclui as experiências corporais, sem se limitar a elas. Como o universo da propaganda opera por princípios de simplificação, para facilitar a massificação, sua tendência é representar o mundo social como se fosse homogêneo e também mobilizar estereótipos como estratégia facilitadora de comunicação. A pretensa homogeneidade encobre a diversidade concreta na sociedade e, assim, contribui para tornar certos grupos sociais invisíveis; os estereótipos, assim como a invisibilização, contribuem para alimentar preconceitos contra esses grupos ou indivíduos pertencentes a eles.
II. Incorreta. O conceito de indústria cultural, elaborado por Adorno e Horkheimer nos anos 1950, estudiosos da Escola de Frankfurt, refere-se ao estudo da “indústria” de bens culturais que se estruturou a partir da consolidação do modo de produção capitalista. Nesse sentido, estes e outros estudiosos desse grupo dedicaram-se a estudar a indústria do cinema e o processo de reprodução das obras de arte, entre outros temas afins. Por isso é incorreto afirmar que o conceito de indústria cultural refere-se às estratégias de objetificação e representação do corpo feminino.
III. Incorreta. As propagandas são reconhecidas, predominantemente, por representarem corpos femininos idealizados, muitas vezes, inclusive, criados tecnologicamente, com o objetivo de produzir e reforçar a objetificação da mulher e não seu reconhecimento social e valorização.
IV. Correta. As propagandas utilizam-se largamente da estratégia de apresentar corpos e referir-se à sexualidade feminina, com o objetivo de produzir a identificação entre produto e público consumidor. Essa identificação, por sua vez, mobiliza elementos subjetivos, através dos quais os consumidores acreditam que, ao consumir, terão os atributos. Dessa forma, fomenta-se o consumo.
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