TEXTO IV
A invenção da imprensa
(Cláudio Fernandes)
Do mesmo modo que a invenção do telescópio por Galileu Galileu, no século XVII, revolucionou a astronomia, a invenção da máquina de impressão em tipos móveis, mais conhecida como imprensa, pelo alemão Johannes Gutenberg, no século XV, provocou uma enorme revolução na modernidade: o processo de aceleração da produção de livros. Após a invenção da imprensa, imprimir e compor livros deixaram de ser práticas manuais e artesanais e tornaram-se uma produção em série mecanizada.
(...)
No início do século XVI, os efeitos provocados pela imprensa de Gutenberg já eram perceptíveis nos principados alemães, sobretudo quando, por meio da imprensa, houve a popularização dos panfletos críticos do reformista Martinho Lutero. A Reforma Protestante deflagrada por Lutero em 1517 passou a ter uma grande recepção entre a população letrada da Alemanha, em virtude da circulação das teses e dos panfletos impressos. Posteriormente, uma contribuição ainda maior de Lutero para a história da leitura estaria de “mãos dadas” com a imprensa de Gutenberg: a tradução da Bíblia do latim para o alemão.
Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/
invencao-imprensa.htm | Acesso em: 13 de maio de 2022
IFPI 2022 - QUESTÃO 16
No último parágrafo do texto IV, há o uso da expressão “MÃOS DADAS”. Quem escreveu o texto utiliza, assim, uma figura de linguagem que
a) consiste numa comparação implícita entre seres ou objetos.
b) se baseia na suavização de expressões fortes ou grosseiras.
c) emprega a palavra que indica o abstrato pelo concreto.
d) expressa uma crítica de forma indireta.
e) valoriza o exagero do que se quer expressar.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
a) consiste numa comparação implícita entre seres ou objetos.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: