UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 41 O romance “O cortiço”, de Aluísio de Azevedo; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos e “Quarto de despejo: diário de...
UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 41
O romance “O cortiço”, de Aluísio de Azevedo; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos e “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, fazem parte de tempos distintos da Literatura Brasileira. Porém, as obras são atemporais e, portanto, estabelecem similaridade com fatos que acontecem na atualidade.
Analise os excertos a seguir e assinale apenas aqueles que fazem parte de “Quarto de despejo: diário de uma favelada”.
I. “- Antigamente eram os pretos que criava os brancos. Hoje São os brancos que criam os pretos. A senhora disse que cria a menina desde os 9 meses e a negrinha dorme com ela e que lhe chama de mãe. [...]. Todas as manhãs eu canto. Sou como as aves, que cantam apenas ao amanhecer. De manhã estou sempre alegre. A primeira coisa que faço é abrir a janela e contemplar o espaço”.
II. “[...] repórteres insinuavam-se por entre os grupos dos jornalistas e dos políticos, com o chapéu à ré, ávidos de notícias, uma curiosidade indiscreta nos olhos. João Romão, sem deixar a porta, apoiado no seu guarda-chuva de cabo de marfim, recebia cumprimentos de quem passava na rua; alguns paravam para lhe falar. Ele tinha sorrisos e oferecimentos para todos os lados; e consultava o relógio de vez em quando”.
III. “A cachorra [...] acompanhou-o naquela hora difícil. Repousava junto à trempe, cochilando no calor, à espera de um osso. [...]. Mexia-se de longe em longe, punha na dona as pupilas negras onde a confiança brilhava. Admitia a existência de um osso graúdo na panela, e ninguém lhe tirava esta certeza, nenhuma inquietação lhe perturbava os desejos moderados. Às vezes recebia pontapés sem motivo.
IV. “Depois que operei, fiquei boa, graças a Deus. E até pude dançar no Carnaval, com minha fantasia de penas. Quem operou-me foi o Dr. José Torres Netto. Bom médico. E falamos de politicos. Quando uma senhora perguntou-me o que acho do Carlos Lacerda, respondi concientemente: — Muito inteligente. Mas não tem iducação. É um politico de cortiço. Que gosta de intriga. Um agitador. Uma senhora disse que foi pena! A bala que pegou o major podia acertar no Carlos Lacerda”.
http://www.dominiopublico.gov.br, 10/11/2021.
JESUS. Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada.
São Paulo: Ática, 2014.
Marque a assertiva que apresenta a resposta correta.
A) Apenas II e III.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e IV.
D) Apenas I, III e IV.
E) I, II, III e IV
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
C) Apenas I e IV.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: