UFU 2022 - QUESTÃO 36
A primeira deportação em massa de judeus, organizada na Alemanha, que serviria para sondar o limiar de aceitabilidade da população, ocorreu justamente na região onde moravam meus avós (...); em outubro de 1940, mais de 6500 judeus foram deportados de Baden, do Palatinado e do Sarre para o acampamento francês de Gurs, localizado ao norte dos Pirineus.
Para acostumar os cidadãos a tal espetáculo, as forças policiais tiveram o cuidado de manter minimamente as aparências, evitando a violência e fretando vagões de passageiros – e não trens de carga, como ocorreria mais tarde. Mas os oficiais queriam se certificar e saber o que o povo de fato pensava.
Não hesitaram em operar em plena luz do dia, conduzindo procissões de centenas de judeus pelo centro da cidade até a estação, com suas malas pesadas, seus filhos em lágrimas e seus velhos exaustos, tudo sob o olhar de cidadãos apáticos, incapazes de demonstrar qualquer humanidade.
No dia seguinte, os Gauleiter (líderes distritais) orgulhosamente informaram a Berlim que sua região era a primeira na Alemanha a ser judenrein (depurada de seus judeus). O Führer deve ter exultado por ser tão bem compreendido por seu povo: ele já estava maduro para “se deixar levar”.
SCHWARZ, Géraldine. Os Amnésicos: História de uma
família europeia. São Paulo: Editora Âyiné, 2021. (Adaptado).
Apesar de negros, ciganos, eslavos e pessoas com deficiências físicas também terem sido alvo do terror genocida nazista, o holocausto ficou marcado principalmente pela tentativa de eliminação do povo judeu. Nesse contexto histórico, é correto afirmar que os idealizadores da chamada “Solução Final” foram
A) Hermann Göring e Reinhard Heydrich.
B) Rudolf Hess e Albert Speer.
C) Adolf Hitler e Joseph Goebbels.
D) Joseph Goebbels e Rudolf Hess.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
A) Hermann Göring e Reinhard Heydrich.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: