ALBERT EINSTEIN 2023 - QUESTÃO 20 Leia o trecho da canção “Alegria Alegria”, de Caetano Veloso. [...] o sol se reparte em crimes espaçonaves...
ALBERT EINSTEIN 2023 - QUESTÃO 20
Leia o trecho da canção “Alegria Alegria”, de Caetano Veloso.
[...] o sol se reparte em crimes
espaçonaves guerrilhas
em cardinales bonitas
eu vou
em caras de presidentes
em grandes beijos de amor
em dentes pernas bandeiras
bomba e brigitte bardot
o sol nas bancas de revistas
me enche de alegria e preguiça
quem lê tanta notícia
eu vou
ela pensa em casamento
e eu nunca mais fui à escola
sem lenço e sem documento
eu vou
eu tomo uma coca-cola
ela pensa em casamento
uma canção me consola
eu vou
por entre fotos e nomes
sem livros e sem fuzil
sem fome sem telefone
no coração do brasil [...]
(Heloísa B. de Hollanda e Marcos A. Gonçalves.
Cultura e participação nos anos 60, 1987.)
Ao representar o período em que foi composta, essa canção de 1967 apresenta
(A) uma análise crítica dos limites da modernização tecnológica, que havia sido interrompida após o salto ocorrido na década anterior.
(B) uma atitude socialmente engajada, que busca confrontar o regime civil-militar vigente e defender a luta armada.
(C) um conjunto coeso de mercadorias de consumo, que alude ao acelerado desenvolvimento econômico do país.
(D) uma crítica à alienação da juventude, que desprezava a formação educacional e a conscientização política.
(E) um painel composto de imagens fragmentárias, que inclui menções à cultura de massa e a novos comportamentos sociais.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
(E) um painel composto de imagens fragmentárias, que inclui menções à cultura de massa e a novos comportamentos sociais.
RESOLUÇÃO:
Resolução
O excerto da canção “Alegria Alegria”, de Caetano Veloso, de 1967, revela-nos, por meio da letra, temas e cenas de uma época do Brasil em meio à ditadura e do mundo na Guerra Fria. O single, conforme desejo do próprio compositor, deveria revelar o consumo de novos produtos com a disseminação de novas ideias propagadas pela mídia, de modo a alinhar-se ao público e caminhar para a construção de uma nova sociedade de massas, ao ideário do bloco encabeçado pelos EUA. A primeira apresentação da canção, no III Festival da Record (em 1967), colidia com os interesses e a base do governo de Costa e Silva, momento em que o país via a formação de grandes manifestações contra o abuso sistemático de força e cerceamento de liberdades, entre elas a de expressão. A música apresenta um cenário semelhante a um caleidoscópio cultural: em “...espaçonaves guerrilhas em cardinales bonitas”, a corrida espacial e os conflitos pelo mundo; em “Brigitte Bardot”, a musa pop do cinema; em “... o sol nas bancas de revistas me enche de alegria e preguiça”, a veiculação de inúmeras informações em processo de cerceamento; e em “... eu tomo uma coca-cola...” os novos hábitos de consumo.
PRÓXIMA QUESTÃO:
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