Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco
UFPel - QUESTÃO 29
Leia atentamente os excertos a seguir
Texto I — A Metamorfose
Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar. Comparadas com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que eram miseravelmente finas, agitavam-se desesperadamente diante de seus olhos. Que me aconteceu? — pensou. Não era nenhum sonho. O quarto, um vulgar quarto humano, apenas bastante acanhado, ali estava, como de costume, entre as quatro paredes que lhe eram familiares. Por cima da mesa, onde estava deitado, desembrulhada e em completa desordem, uma série de amostras de roupas: Samsa era caixeiro-viajante, estava pendurada a fotografia que recentemente recortara de uma revista ilustrada e colocara numa bonita moldura dourada. Mostrava uma senhora, de chapéu e estola de peles, rigidamente sentada, a estender ao espectador um enorme regalo de peles, onde o antebraço sumia! Gregório desviou então a vista para a janela e deu com o céu nublado — ouviam-se os pingos de chuva a baterem na calha da janela e isso o fez sentir-se bastante melancólico. Não seria melhor dormir um pouco e esquecer todo este delírio?
Referência: KAFKA, Franz. A Metamorfose. 1915.
Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/
ua00106a.pdf. Acesso em: 28/02/2022.
Texto II — A Metamorfose
Uma barata acordou um dia e viu que tinha se transformado num ser humano. Começou a mexer suas patas e descobriu que só tinha quatro, que eram grandes e pesadas e de articulação difícil.
Acionou suas antenas e não tinha mais antenas. Quis omitir um pequeno som de surpresa e, sem querer, deu um grunhido. As outras baratas fugiram aterrorizadas para trás do móvel. Ela quis seguilas, mas não coube atrás do móvel. O seu primeiro pensamento humano foi: que horror! Preciso me livrar dessas baratas! Pensar, para a exbarata, era uma novidade.
Antigamente ela seguia seu instinto. Agora precisava raciocinar. Fez uma espécie de manto com a cortina da sala para cobrir sua nudez. Saiu pela casa e encontrou um armário num quarto, e nele, roupa de baixo e um vestido.
Olhouse no espelho e achouse bonita. Para uma exbarata. Maquiouse. Todas as baratas são iguais, mas as mulheres precisam realçar sua personalidade. Adotou um nome: Vandirene. Mais tarde descobriu que só um nome não bastava. A que classe pertencia?… Tinha educação?…. Referências?… Conseguiu a muito custo um emprego como faxineira. Sua experiência de barata lhe dava acesso a sujeiras mal suspeitadas. Era uma boa faxineira. [...]
Referência: VERISSIMO, Luis Fernando. Antológico: meio século de crônicas,
ou coisa parecida. Rio de Janeiro: Objetiva, 2020. p. 38.
Analise as assertivas a seguir:
I. O texto II é uma crônica, na qual Luis Fernando Verissimo estabelece uma relação de intertextualidade com o romance clássico do autor tcheco Franz Kafka, ao utilizar o tema da metamorfose. No texto clássico, o humano é transformado em animal, num processo de zoomorfização; já no texto de Verissimo temos o oposto: o animal é transformado em ser humano. Em ambas as metamorfoses, a adaptação ao novo é difícil, porém aceita pelos personagens.
II. O uso do conectivo “lhe” na frase: “Sua experiência de barata lhe dava acesso a sujeiras mal suspeitadas.” tem a função de retomar o substantivo Vandirene.
III. No trecho “Pensar, para a ex-barata, era uma novidade. Antigamente ela seguia seu instinto”, o autor utiliza a ironia para criticar, de forma metafórica, os seres humanos que agem unicamente por instinto, tal qual os animais.
Está(ão) correta(s):
(a) I, II, III.
(b) I, apenas.
(c) II, apenas.
(d) I e II, apenas.
(e) I e III, apenas.
(f) I.R.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
(c) II, apenas.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: