Sob o título “O Brasil não é um brinquedo”, um vídeo satírico que assimila a figura do presidente Jair Bolsonaro
Vídeo assimila Bolsonaro a criança mimada e viraliza na web
Sob o título “O Brasil não é um brinquedo”, um vídeo satírico que assimila a figura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a uma criança mimada ganhou grande repercussão nas redes sociais no último dia das crianças.
Nas imagens, a câmera adentra em um ambiente que parece ser o escritório presidencial.
Um quadro com a fotografia de Bolsonaro está exposto na parede. Um homem sentado no chão veste uma faixa presidencial e começa a brincar na sala.
Com voz similar ao do presidente, o personagem faz declarações contra a população indígena e às mulheres. Em dado momento, ele se entretém com um boneco alusivo ao ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro.
O vídeo, que não mostra rostos, foi publicado por uma conta intitulada 'Gabinete dos Bichos'. Segundo o perfil, o grupo se trata de “um coletivo de animais que luta contra o terrorismo ambiental”.
"Tem criança que brinca de ser presidente. E tem presidente que brinca de ser criança. Nesse Dia das Crianças, um recado ao moleque que ocupa a presidência. O Brasil não é brinquedo", diz a legenda da publicação.
Personalidades políticas comentaram e reproduziram o vídeo, como foi o caso do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) e do ativista William de Lucca.
Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/
politica/2021/10/4954976-video-assimila-bolsonaro-a-
crianca-mimada-e-viraliza-na-web.html>.
Acesso em: 20 out. 2021. (adaptado)
UCPEL 2022 - QUESTÃO 03
A expressão “O Brasil não é um brinquedo” pode ser compreendida, segundo o contexto, como:
a) uma forma de expressar o entendimento de que o presidente age como criança em determinados momentos, como, por exemplo, nas questões ambientais, sendo o Brasil associado a um objeto voltado ao lazer pessoal do presidente, o que não parece condizente com o cargo que ocupa.
b) um brinquedo que assume o significado específico de lúdico, sendo direcionado a crianças, entretanto, Brasil, por ser um país, não pode ser compreendido como brinquedo, nesse caso, o sentido da expressão é comprometido devido ao aspecto denotativo, danificando o sentido.
c) o deslizamento dos sentidos entre Brasil e brinquedo caracterizam a intenção do texto de expor as atitudes infantis do presidente afim de infantilizá-lo, trazendo adjetivações específicas de crianças para um adulto com o objetivo de demonstrar a pureza e a imaginação do presidente.
d) uma forma de banalizar uma atitude tão importante como o brincar de uma criança, em que o Brasil seria um brinquedo dado ao presidente que tem comportamento de criança, o que não constitui coerência com a continuidade do texto, pois não se pode dizer, segundo o texto, que haja argumentos para tal expressão.
e) uma forma de classificar o presidente com características infantis e o Brasil como seu brinquedo, sendo este seu trabalho, o que pode ser compreendido como sendo o brincar, o trabalho de uma criança, potencializando a ideia de que o texto é uma homenagem ao Dia das crianças.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
a) uma forma de expressar o entendimento de que o presidente age como criança em determinados momentos, como, por exemplo, nas questões ambientais, sendo o Brasil associado a um objeto voltado ao lazer pessoal do presidente, o que não parece condizente com o cargo que ocupa.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: