Nos últimos tempos, diversos segmentos da sociedade têm protagonizado debates acerca da redução da idade
Nos últimos tempos, diversos segmentos da sociedade têm protagonizado debates acerca da redução da idade penal. Além disso, uma série de situações revela a ausência de garantia de direitos humanos em diversas instituições ou entidades em que o profissional da Psicologia atua, principalmente aquelas em que há privação de liberdade, como nas unidades de internação de jovens em conflito com a lei. É prática comum nesse tipo de instituição os psicólogos receberem solicitações para diagnosticar, prognosticar, emitir pareceres, entre outras atribuições.
DOTTO, K. M.; ENDO, P. C.; SPOSITO, S. E.; ENDO, T. C. (org.)
Psicologia, violência e direitos humanos. Conselho Regional de
Psicologia da 6ª Região. São Paulo: CRP SP, 2011 (adaptado).
Com relação às informações do texto, assinale a opção correta acerca de atribuições da prática dos psicólogos que atuam no contexto das medidas socioeducativas com privação de liberdade.
(A) Elaborar relatórios e pareceres com a finalidade de subsidiar decisões judiciais e orientar as práticas disciplinares adotadas pelos dirigentes da instituição diante de problemas de comportamento de adolescentes no cumprimento de medida socioeducativa.
(B) Projetar programas num contexto interdisciplinarem conjunto com a equipe técnica com ações direcionadas à superação das dificuldades de ajustamento ao meio social e à aceitação de regras e limites pelos adolescentes.
(C) Considerar a subjetividade do jovem e o contexto social, com intervenções que contribuam para a garantia de direitos do adolescente e para o caráter socioeducativo das medidas adotadas.
(D) Realizar diagnóstico e prognóstico da conduta do jovem, centrados na identificação das patologias sociais ou pessoais, como forma de compreender os atos infracionais e elaborar medidas de tratamento apropriadas.
(E) Promover ações de intervenção após a realização e o conhecimento do resultado de perícia psiquiátrica que tenha aferido a periculosidade de adolescente com inúmeras passagens pela instituição e crescente agravamento das infrações.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
(C) Considerar a subjetividade do jovem e o contexto social, com intervenções que contribuam para a garantia de direitos do adolescente e para o caráter socioeducativo das medidas adotadas.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: