Duas operações recentes de grupos móveis de fiscalização, no Piauí e em Minas Gerais, resgataram ao todo 90
Leia com atenção o texto seguinte para responder às questões de 12 a 17.
Duas operações contra trabalho escravo resgatam 90 pessoas no Piauí e em Minas
Duas operações recentes de grupos móveis de fiscalização, no Piauí e em Minas Gerais, resgataram ao todo 90 pessoas de trabalho análogo ao escravo. No Piauí, a fiscalização resgatou 57 trabalhadores em pedreiras nos municípios de Canto do Buriti, Amarante e Nazaré do Piauí. Entre eles, dois adolescentes. As demais estavam sendo exploradas em área de colheita de eucalipto.
Patamar civilizatório
Segundo o procurador do Trabalho José Wellington Soares, ninguém tinha registro em carteira e a atividade de extração era feita sem equipamentos de proteção e sem treinamento – algumas dessas atividades usam explosivos. Além disso, os trabalhadores estavam em locais sem água potável, instalação sanitária e alojamento. Não havia lugar adequado para armazenar, preparar e consumir alimentos. “As condições de trabalho eram totalmente degradantes e abaixo de um patamar civilizatório mínimo”, afirmou.
Cinco das seis pedreiras concordaram em firmar termos de ajuste de conduta (TACs) com o Ministério Público do Trabalho no Piauí. A outra será processada. Os empregadores, além de adequar as condições de trabalho, devem pagar as verbas rescisórias e indenizações por danos morais, individuais e coletivos.
[...]
Acordo após “muita tensão”
Já na cidade de Jacuí, ao sul de Minas, o grupo móvel resgatou 33 trabalhadores, todos homens. Eles vinham do norte do estado e também da Bahia, do Maranhão e de São Paulo. A operação envolveu uma empresa encarregada do corte de madeira em uma floresta. [...]
A operação foi deflagrada a partir de uma denúncia anônima. Assim, segundo essas informações, “houve descumprimento de acordo verbal feito com os trabalhadores contratados para o corte de eucalipto, a partir da intermediação feita pelo ‘gato’ que os abordou”. Eles também estavam instalados em condições precárias, em locais sem cama, geladeira ou utensílios de cozinha. [...]
Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/operacoes-
-trabalho-escravo-resgatam-90-piaui-minas/
IFPI 2023.1 - QUESTÃO 12
A expressão “trabalho análogo ao escravo” equivale à:
a) Trabalho caracterizado pela combinação de situações de privação de liberdade.
b) Trabalho no qual o trabalhador tem direito à alimentação de boa qualidade.
c) Trabalho caracterizado por assistência médica e odontológica aos trabalhadores.
d) Trabalho caracterizado pelo cumprimento de leis trabalhistas.
e) Trabalho no qual o trabalhador desfruta de instalações sanitárias salubres.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
a) Trabalho caracterizado pela combinação de situações de privação de liberdade.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: