A atual crise econômica do Líbano desencadeou uma série de fatores que levaram a uma situação de insegurança
MACKENZIE 2023 - QUESTÃO 59
A atual crise econômica do Líbano desencadeou uma série de fatores que levaram a uma situação de insegurança alimentar em todo o país.
Em setembro de 2019, uma revolução começou como resultado da perda de confiança das pessoas no sistema político e bancário. À medida que as pessoas corriam para retirar o dinheiro dos bancos, logo perceberam que eles estavam investindo seu capital com o Banco Central, que não tem mais capacidade de reembolsar aos bancos os valores investidos, os juros e muito menos de fornecer subsídios para necessidades essenciais. O resultado foi uma crise financeira que levou ao colapso econômico que o povo libanês enfrenta hoje.
Com um país altamente dependente das importações de todas as categorias de produtos devido a um setor industrial e agrícola fraco, a falta de dólares americanos frescos significa que a importação de necessidades básicas como combustível, trigo, gasolina e remédios não pode mais suprir a demanda necessária. Simplificando, o governo não tem mais dinheiro suficiente para importar estes itens e com a queda no valor da moeda do país, o preço de todos os produtos agora é muito mais alto.
A longa situação política do Líbano e a corrupção sistêmica, juntamente com a explosão em Beirute em 4 de agosto de 2020, exacerbou ainda mais a situação.
KASSEM, Rayan. Líbano: uma crise econômica e uma crise
alimentar interligadas. Um só planeta, 04 fev. 2022. Disponível em:
<https://umsoplaneta.globo.com/opiniao/colunas
e_blogs/act4food/post/2022/02/libano-uma-crise-economica-e-uma
crise-alimentarinterligadas.ghtml> Acesso em 23 set. 2022.
Considerando a relação da insegurança alimentar com a crise econômica no Líbano, avalie as proposições a seguir.
I. O aumento dos períodos de corte de eletricidade, devido ao colapso econômico, levou a uma piora da qualidade dos alimentos devido ao armazenamento inadequado.
II. A dependência da importação de alimentos e a perda do valor da moeda resultaram na disparada dos preços de produtos como laticínios, carnes, trigo etc.
III. De acordo com especialistas, a insegurança alimentar no país pode piorar, pois os subsídios a certos alimentos e a ajuda mensal aos mais necessitados estão ameaçados pela escassez de capitais e ineficiência das reformas implementadas.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
e) I, II e III.
RESOLUÇÃO:
O texto retrata a crise econômica do Líbano e permite ao vestibulando perceber que as proposições estão todas corretas sobre a insegurança alimentar relacionada com essa crise.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: