É possível conceituar o poema como elogio da razão eurocêntrica civilizatória. Desta maneira, o Eu Lírico
Texto para as questões 07 e 08.
O trovador
v. 1 Sentimentos em mim do asperamente
v. 2 dos homens das primeiras eras ...
v. 3 As primaveras de sarcasmo
v. 4 intermitentemente no meu coração arlequinal ...
v. 5 Intermitentemente ...
v. 6 Outras vezes é um doente, um frio
v. 7 na minha alma doente como um longo som redondo ...
v. 8 Cantabona! Cantabona!
v. 9 Dlorom ...
v. 10 Sou um tupi tangendo um alaúde!
Mário de Andrade
Glossário
Intermitente: fenômeno que ocorre em intervalos
Alaúde: instrumento de origem árabe bastante usado na Europa renascentista
MACKENZIE 2023 - QUESTÃO 07
Assinale a alternativa correta.
a) É possível conceituar o poema como elogio da razão eurocêntrica civilizatória. Desta maneira, o Eu Lírico traça linha evolutiva, na qual as culturas pré-históricas e não europeias se encontram em nível hierárquico inferior no mundo da cultura.
b) Ao retomar imagética do trovadorismo, o poema segue ao pé da letra os pressupostos idealizados das antigas Cantigas de Amor, nas quais um Eu Lírico se colocava como vassalo de uma musa distante e impassível.
c) “O trovador” expressa, por uma poética fragmentada, marcada pelos versos livres e ausência de rimas, complexidades emocionais do Eu Lírico. No verso Sou um tupi tangendo um alaúde! (v. 10), o poema assume perspectiva antropofágica modernista.
d) Pode-se interpretar a expressão coração arlequinal (v. 4) da seguinte forma: o poema renega a dimensão lúdica, bem-humorada, da existência humana, substituindo-a pela sisudez e pelo controle racional dos sentimentos e sentidos.
e) O Eu Lírico de “O trovador” não estabelece conexão do poema com o passado, seja este um passado literário, seja este da história dos povos. Pelo contrário, em seus versos há interesse exclusivo pelo momento contemporâneo à sua escrita.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
c) “O trovador” expressa, por uma poética fragmentada, marcada pelos versos livres e ausência de rimas, complexidades emocionais do Eu Lírico. No verso Sou um tupi tangendo um alaúde! (v. 10), o poema assume perspectiva antropofágica modernista.
RESOLUÇÃO:
O poema O trovador apresenta versos livres e brancos, sem rima, afastando-se dos padrões da poética tradicional e acadêmica, rompendo, assim, com o convencionalismo estético. Além dessas características iconoclastas, o verso “Sou um tupi tangendo um alaúde” conota a devoração ritual da cultura europeia, a do colonizador, tendo relação de sentido com o manifesto Antropófago, corrente importante do Modernismo, liderada por Oswald de Andrade.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: