Em 1945, Goebbels, ministro da propaganda durante o III Reich, levou para um de seus pronunciamentos
MACKENZIE 2023 - QUESTÃO 53
Em 1945, Goebbels, ministro da propaganda durante o III Reich, levou para um de seus pronunciamentos na Rádio de Berlim uma série de caricaturas, atacando verbalmente através do microfone o desenhista. Brandava ele violentamente: “Ele ataca o nazismo porque é muito bem pago pelos ingleses e norte-americanos.” Na verdade, o artista gráfico era o paulistano Belmonte, que durante as preliminares e até o desfecho da guerra cobriu toda a evolução do conflito mundial, com suas charges no jornal “Folha da Noite”.
Na charge acima, uma crítica à política do primeiro-ministro inglês Neville Chamberlain diante da expansão de Hitler sobre a Europa.
A respeito do contexto histórico antes da eclosão do conflito mundial é INCORRETO afirmar que
a) a Liga das Nações se tornou um órgão impotente, pois após a Grande Depressão vários países abandonaram a Assembleia, entre eles o Japão, em 1933, e a Itália, em 1936, além da ausência dos EUA que não ratificaram as decisões de 1919.
b) a Inglaterra e a França, pensando estrategicamente em usar o fascismo para conter o socialismo, permitiram as diversas violações territoriais feitas pela Itália e Alemanha, mesmo quando essa, em 1938, efetuou o Anschluss, anexação da Áustria ao território alemão.
c) Inglaterra e França, ao adotarem princípios liberais, toleravam as ações beligerantes vindas do Eixo Roma-Berlim-Tóquio, desde que se realizassem contra territórios sem relevância para o conjunto de seus impérios coloniais.
d) a política de apaziguamento, praticada pelos principais líderes políticos durante o período entreguerras, evitando confrontos para garantir a paz, foi suspensa quando Hitler invadiu a Polônia e durante a Guerra Civil Espanhola.
e) o Japão também se uniu à Itália e Alemanha, em sua expansão na Ásia, formando o Eixo Roma-Berlim-Tóquio, invadindo a China e ocupando a Manchúria. A China, apesar de soberana, não teve apoio de nenhuma nação livre que interviesse a seu favor.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
d) a política de apaziguamento, praticada pelos principais líderes políticos durante o período entreguerras, evitando confrontos para garantir a paz, foi suspensa quando Hitler invadiu a Polônia e durante a Guerra Civil Espanhola.
RESOLUÇÃO:
A política de apaziguamento fora abalada desde seus primeiros movimentos, devido à política de retomada do espaço vital defendida pela Alemanha nazista, além da anexação da Áustria (março de 1938) e dos Sudetos (em outubro de 1938). Mesmo após as negociações na Conferência de Munique, o território da antiga Tchecoslováquia não foi devolvido, e o governo de Hitler avançaria sobre o território polonês logo após a conclusão das negociações de não agressão com a URSS (Tratado Molotov Ribbentrop, em 23 de agosto). Sem a ameaça vinda do Leste, em 1º de setembro de 1939 irrompe a Segunda Guerra Mundial
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: