No título “Companhias descobrem as notáveis qualidades dos profissionais autistas”, o verbo destacado
Com base no texto a seguir, responda às questões de 13 a 18.
Companhias descobrem as notáveis qualidades dos profissionais autistas
Estudos recentes mostram que há 2 milhões de autistas diagnosticados no Brasil, mas estima-se que o número real possa ultrapassar 3 milhões, devido a diagnósticos tardios e à imensa subnotificação. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o transtorno acomete uma a cada 160 crianças, mas estudos nos Estados Unidos apontam incidência bem maior, de uma a cada 59. Esmiuçada pela primeira vez em 1943 pelo psiquiatra infantil austríaco Leo Kanaer (1894-1981), a condição passa por constantes releituras.
Em 2013, a Associação Americana de Psiquiatria decidiu abarcar diversos tipos de desordens neurológicas, incluindo a síndrome de Asperger – grau mais leve de autismo constantemente relacionado à genialidade -, dentro de uma única definição, o transtorno do espectro do autismo (TEA). No Brasil, um ano antes, a aprovação da lei 12.764, também conhecida como Lei Berenice Piana, tornou-se um marco ao incluir autistas entre os demais portadores de deficiência, garantindo a eles tratamento via Sistema Único de Saúde (SUS) e sua presença no mercado de trabalho pelo sistema de cotas.
Nenhum autista é igual a outro, mas há similaridades como a dificuldade de interação social e a presença de padrões restritos de comportamento, interesses ou atividades. Em suma, há três gradações: o autismo leve ou funcional, em que chamam atenção comportamentos excêntricos ou repetitivos; o moderado, o qual há déficit nas habilidades de comunicação verbal e não verbal; e o severo, quando a capacidade cognitiva é altamente prejudicada, exigindo suporte absoluto. O primeiro grupo é plenamente capaz de viver de forma autônoma, ter filhos e uma profissão. O americano Donald Triplett, hoje com 88 anos, primeira pessoa diagnosticada com TEA, aos 5 anos, demonstra excepcional memória e trabalhou na empresa da família.
(...)
Disponível em: veja.abril.com.br/economia/companhias-desco
brem-as-notaveis-qualidades-dos-profissionais-autistas/ (Acesso
em 19 out 2022)
IFPI 2023.1 - QUESTÃO 14
No título “Companhias descobrem as notáveis qualidades dos profissionais autistas”, o verbo destacado, do ponto de vista sintático, é classificado como
a) transitivo direto
b) transitivo indireto
c) transitivo direto e indireto
d) intransitivo
e) de ligação
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
a) transitivo direto
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: