por se aventurarem no estudo da anatomia animal, os médicos de Salerno transgrediram inúmeras leis da époc
Leia o texto do escritor Moacyr Scliar para responder às questões de 02 a 06.
O alho tem poderes que salvam da morte,
use-o, e com o mau hálito não se importe.
Não o despreze, como aquele raro acusador
para quem alho faz piscar, dá sede e causa fedor.
Versos extraídos do Regimen sanitatis salernitanum, a obra médica básica no término da Idade Média. São aforismos rimados, aos quais não falta, como se vê, um toque de humor. Seu sucesso não se deve porém só a esse aspecto, como também ao prestígio da escola médica de Salerno, surgida naquela cidade italiana por volta do século XI. A região era conhecida pelo clima saudável, e tinha uma outra atração: os restos mortais de São Mateus, o Evangelista. O afluxo de pessoas doentes provavelmente levou para lá muitos médicos e estimulou a criação de uma escola de medicina. Muitos trabalhos foram então publicados, inclusive — o que era uma novidade — por uma mulher, Trotula, autora de um tratado de obstetrícia chamado De mulierum passionibus ante, in et post partum. Trotula era, aparentemente, um apelido muito comum entre as parteiras de Salerno. A escola também incorporou as obras da medicina árabe, graças a um estudioso conhecido — por haver nascido em Cartago, no Norte da África – como Constantinus Africanus.
Os médicos de Salerno estudavam a anatomia, mas somente a de animais; um de seus tratados chama-se Anatomia porci, A anatomia do porco. Tratava-se de um grande progresso rumo a um conhecimento médico mais preciso, ainda que a dissecção de cadáveres humanos continuasse proibida. Em 1240 Frederico II conferiu à escola de Salerno o direito de graduar médicos; o curso tinha cinco anos, com um ano adicional de prática sob supervisão — uma espécie de residência médica. Mais que isso, nenhum profissional poderia trabalhar, a não ser que tivesse diploma. A profissão tornava-se assim institucionalizada.
O Regimen sanitatis salernitanum tornou-se extremamente popular, tendo sido traduzido para vários idiomas. Era muito apreciado pelo público em geral, por causa de conselhos de bom senso tais como: “Nunca se alimente se seu estômago não estiver vazio e limpo” ou “Levante de manhã cedo e lave com água fria as mãos e os olhos”. Também tinha recomendações para quem procurava médicos: Recorra primeiro ao Doutor Silêncio, depois ao Doutor Alegria e depois ao Doutor Dieta.
(Moacyr Scliar. A paixão transformada, 1996. Adaptado.)
UNIP 2023 - QUESTÃO 03
Depreende-se do segundo parágrafo que,
(A) por se aventurarem no estudo da anatomia animal, os médicos de Salerno transgrediram inúmeras leis da época.
(B) por transgredirem as leis da época, os médicos de Salerno revolucionaram o conhecimento médico.
(C) por se aventurarem no estudo da anatomia animal, os médicos de Salerno revolucionaram o conhecimento médico.
(D) por insistirem no estudo da anatomia animal, os médicos de Salerno revolucionaram o estudo da anatomia humana.
(E) por transgredirem as leis da época, muitos médicos de Salerno acabaram impedidos de exercer sua profissão.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
(C) por se aventurarem no estudo da anatomia animal, os médicos de Salerno revolucionaram o conhecimento médico.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: