Sob os olhos atentos da mídia, o presidente norte-americano Jimmy Carter chegava ao Brasil, em 29 de março
MACKENZIE 2023 - QUESTÃO 50
“Sob os olhos atentos da mídia, o presidente norte-americano Jimmy Carter chegava ao Brasil, em 29 de março de 1978. No País, a expectativa de que Carter demonstrasse uma posição firme frente às violações aos direitos humanos, cometidas pelo regime militar, foi frustrada. Enquanto a sociedade brasileira esperava do presidente americano – um democrata, ex-missionário que construiu sua imagem política em torno de uma retórica pacifista e conciliadora – uma posição crítica e reprovadora dos métodos utilizados pelos militares, provou o gosto amargo da Realpolitik de Carter.”
O Estado de S.Paulo, 30 e 31 de março de 1978.
Após a visita da primeira-dama Rosalyn Carter, ao Recife em 1977, em que recebeu dados da Anistia Internacional, enviados ao Congresso norte-americano, as relações entre os dois países estremeceram-se, o que levou a suspensão de cinco acordos militares. Conforme demonstra a manchete de jornal, a expectativa de que o presidente norte-americano assumisse uma postura mais firme de desagrado ao estado de exceção instaurado pelos regimes militares, foi frustrada.
Portanto, considere as assertivas abaixo:
I. A política de direitos humanos de Carter caracterizou-se pela falta de efetividade prática, muito pouca ação e abuso da retórica. Mas como os seus antecessores, continuou privilegiando os interesses estadunidenses, mesmo contrariando suas convicções pessoais.
II. Esperava-se que o presidente norte-americano utilizasse da mesma política que foi usada na Nicarágua, quando decidiram fazer do ditador Anastácio Somoza um exemplo, enviando tropas para combater a Guarda Nacional daquele país, por não obedecerem aos princípios de direitos humanos da administração americana.
III. A manchete acima deixa evidente que se esperava, por parte do governo estadunidense, maior participação nos assuntos internos nacionais e cobrava-se do governo militar maior engajamento na Realpolitik de Carter.
Assinale somente a correta.
a) A I está correta.
b) A II está correta.
c) A I e a II estão corretas.
d) A II e a III estão corretas.
e) Todas estão corretas.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
a) A I está correta.
RESOLUÇÃO:
A assertiva II está errada porque, na Nicarágua, Carter apenas pressionou para que Somoza respeitasse os diretos humanos, o que levou o presidente nicaraguense a revogar o Estado de Sítio.
No Brasil, o presidente norte-americano não foi tão incisivo.
A afirmativa III está incorreta porque, embora esperassem uma ação mais efetiva de Carter, a Defesa dos Direitos Humanos por ele proposta não era efetiva, como fica claro no texto jornalístico.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: