Avisa aos senhores e madames
Que tranquem o condomínio dos seus sonhos
Eu vi passar um enxame medonho
UCPEL 2021 - QUESTÃO 21
Avisa aos senhores e madames
Que tranquem o condomínio dos seus sonhos
Eu vi passar um enxame medonho
De maltrapilhos querendo revanche
Que a massa destratada quando cansa
Se vinga nem que seja pelo sonho
Heroico como um sonho de criança
Eu vi passar um enxame medonho
Avisa às madames e senhores
Que é inútil se esconder nos cobertores
Tomar remédio pra dormir direto
Melhor é se deitar com um olho aberto
Inútli contratar qualquer milícia
Não há quem possa proteger o sonho
E eu vi teimoso e cheio de malícia
Eu vi passar um enxame medonho
Avisa aos donos da nova estação
Que hoje eu vou dormir até mais tarde
Cansei de acordar com essa saudade
Do sonho que chamou e eu disse não
Avisa às madames e senhores
Que eu vi passar um enxame fardado
De calças largas, correntões de ouro
E a noite hoje vai cair pesado
Inútil procurar novos culpados
Inútil inventar falsos temores
Eu vi passar um enxame abusado
E a noite hoje vai pesar horrores
Avisa aos senhores e madames
Brilhante como um sonho de novela
Nos sonhos de quem sonha com Miami
Não vai adiantar bater panela
Não vai adiantar pedir arrego
Culpado não se sonha com sossego
E vão todos pra forca no meu sonho
Eu vi passar um enxame medonho
Avisa aos donos da nova estação
Que hoje eu vou dormir até mais tarde
Cansei de acordar com essa saudade
Do sonho que chamou e eu disse não
Avisa aos donos da nova estação
Que hoje eu vou dormir até mais tarde
Cansei de acordar com essa saudade
Do sonho que chamou e eu disse não
A música “O Sonho”, composta pelo compositor canguçuense Juliano Guerra para o disco Neura, reflete sobre o crescente sentimento de injustiça e desejo de vingança que se espalham pela sociedade brasileira, marcada pela desigualdade social e pela intolerância, seja ela religiosa, política, racial, cultural ou de gênero. Longe de ser uma marca exclusiva dos anos 2000, as manifestações populares de contestação a valores excludentes e voltados a legitimar grupos no poder do Brasil marcaram a história de nosso país.
Sobre as manifestações populares ao longo da história do Brasil e suas razões e contestações, marque a alternativa correta:
a) a Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, ocorrida ainda no período colonial brasileiro, se destacou pela presença das camadas populares entre as lideranças o que, porém, não impediu que a revolta tivesse restrições em seus compromissos sociais, como a falta de apoio à abolição da escravidão e o compromisso dos principais líderes em manter o regime monarquista que caracterizava o Brasil na época.
b) a Revolta do Padre Cícero, ocorrida durante a República Velha, evidencia a importância histórica de líderes religiosos na união das camadas desfavorecidas em suas lutas pela democratização do acesso a direitos fundamentais como o voto, a terra e as melhores condições econômicas de vida.
c) a Revolução Praieira, que ocorreu no início do Segundo Império brasileiro, marcou a chegada entre as camadas mais pobres de Pernambuco dos ideais de contestação que irrompiam na Europa, em especial na França, numa série de manifestações políticas e sociais que ficaram conhecidas como a Primavera dos Povos e que, no nordeste brasileiro, ganharam contornos regionais de combate ao poder das famílias tradicionais rurais.
d) durante o Estado Novo varguista, as camadas populares do centro político do país na época, São Paulo e Rio de Janeiro, se uniram em torno de Luís Carlos Prestes e sob a inspiração da Revolução Chinesa de Mao Tse-Tung para contestar a ditadura de Vargas e o processo de manipulação nacionalista popular que caracterizou seu governo, numa revolta que ficou conhecida como Intentona Comunista.
e) durante a fase mais autoritária do regime militar iniciado em 1964, Carlos Marighella liderou uma série de manifestações de denúncias do arbítrio do governo e de combate aos privilégios dos grandes empresários internacionais aliados do regime, num movimento popular urbano que ficou conhecido como Guerrilha do Araguaia e que foi violentamente reprimido com a morte de seus principais líderes.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
c) a Revolução Praieira, que ocorreu no início do Segundo Império brasileiro, marcou a chegada entre as camadas mais pobres de Pernambuco dos ideais de contestação que irrompiam na Europa, em especial na França, numa série de manifestações políticas e sociais que ficaram conhecidas como a Primavera dos Povos e que, no nordeste brasileiro, ganharam contornos regionais de combate ao poder das famílias tradicionais rurais.
RESOLUÇÃO:
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