“É assim que tendemos a pensar na morte de democracias: nas mãos de homens armados. Durante a Guerra Fria, golpes
UNISC 2023 - QUESTÃO 39
“É assim que tendemos a pensar na morte de democracias: nas mãos de homens armados. Durante a Guerra Fria, golpes de Estado foram responsáveis por quase três em cada quatro colapsos democráticos [...] Porém, há outra maneira de arruinar uma democracia. É menos dramática, mas igualmente destrutiva.
Democracias podem morrer não nas mãos de generais, mas de líderes eleitos presidentes ou primeiros ministros que subvertem o próprio processo que os levou ao poder [...].
“É assim que as democracias morrem agora [...]. “Muitos esforços de governo para subverter a democracia são ‘legais’, no sentido de que são aprovados pelo Legislativo ou aceitos pelos tribunais. Eles podem até mesmo ser retratados como esforços para aperfeiçoar a democracia – tornar o Judiciário mais eficiente, combater a corrupção ou limpar o processo eleitoral [...].
“Como não há um momento único – nenhum golpe, declaração de lei marcial ou suspensão da Constituição – em que o regime obviamente ‘ultrapassa o limite’ para a ditadura, nada é capaz de disparar os dispositivos do alarme da sociedade. Aqueles que denunciam os abusos do governo podem ser descartados como exagerados ou falsos alarmistas. A erosão da democracia é, para muitos, quase imperceptível.”
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias
morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018, pp. 13-23.
De acordo com a interpretação dos autores sobre as democracias na atualidade:
I – As democracias são regimes políticos consolidados em boa parte dos países ocidentais, pois suas instituições se fortaleceram e são aceitas e respeitadas tanto pelos governantes quanto pela população.
II – As ameaças à democracia na atualidade são conhecidas pelas sociedades, pois nos regimes democráticos existentes há liberdade de expressão, as ações dos governos são fiscalizadas e os seus opositores têm plena liberdade para denunciar possíveis abusos das autoridades.
III – Os maiores riscos que as democracias enfrentam atualmente estão relacionados a golpes de Estado, derrubada ilegal de um governo democraticamente eleito, liderados por um partido político, por forças militares ou por um ditador.
IV – Os riscos para as democracias têm origem nas próprias instituições democráticas, pois governos eleitos podem agir, mesmo que de forma “legal”, em favor da corrosão dos regimes democráticos.
V – Vivemos num tempo em que há sinais claros de que as democracias já morreram, pois suas instituições já não são mais respeitadas pelos governos eleitos, que têm posições cada vez mais favoráveis a regimes políticos autoritários.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa IV está correta.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
d) Somente a afirmativa IV está correta.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: