No final do século XX, as fronteiras entre arte e arquitetura foram transpostas por artistas e arquitetos
No final do século XX, as fronteiras entre arte e arquitetura foram transpostas por artistas e arquitetos. A arte deixou o museu e aventurou-se à rua, em busca de um público maior. O interesse deslocou-se dos trabalhos autônomos e autorreferenciais, para instalações site-specific, envolvendo conceitos que incluíam a participação do público.
Na arquitetura, as edificações tornaram-se mais permeáveis e seus programas cada vez mais flexíveis e interativos. Juntas, arte e arquitetura trocaram a criação dos objetos para serem olhados pela criação de ambientes a serem experimentados e utilizados.
SCHUTZ-DORNBURG, ). Arte e Arquitetura: novas afinidades.
Barcelona: Editorial Gustavo Gilli SA, 2002 (adaptado).
Muitos arquitetos, na criação arquitetônica do edifício, valorizam, para além do programa, a possibilidade que o espaço arquitetônico tem de gerar experiências na forma de sequências de eventos e movimentos.
Um arquiteto cujas obras podem ser apontadas como exemplo dessa vertente é Tadao Ando, cuja obra Templo da Água de Hyogo é representada na imagem a seguir.
Com base no texto e nas imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir, referentes à obra de
Tadao Ando.
I. Oarquiteto busca inserir o edifício discretamente na paisagem, fazendo com que a marca da ação racional humana, materializada pelo espaço arquitetônico, submeta-se a um diálogo equilibrado e fluido com a natureza circundante.
II. A obra apresenta uma sequência espacial que se propõe como sequência sensorial produzida por um percurso indireto e tortuoso que, margeando muros e através de passagens, termina em um mergulho para baixo pela escada que conduz ao interior do templo, em meio ao lago artificial que espelha o céu e a paisagem.
III. Mais do que um objeto arquitetônico, Tadao Ando propõe uma experiência espacial e sensorial que independe do lugar e do fato de que ao final do percurso existe um templo.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
(C) I e II, apenas.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: