No primeiro parágrafo, lê-se: “Há um investimento incalculável de dinheiro e tecnologia nessa nossa mercadoria,
CRÍTICA “O DILEMA DAS REDES”, DE JEFF ORLOWSKI
A influência das redes sociais em nosso cotidiano é uma evidência incontornável. Sua capacidade de interferir em nossas escolhas é muito maior do que podemos supor. Há um investimento incalculável de dinheiro e tecnologia nessa nossa mercadoria, que pode ser determinante tanto para a venda de um produto quanto para a eleição de um político. E a falta de regulação faz com que tenhamos dificuldades em avaliar o seu real alcance em nossas escolhas coletivas e quais as possibilidades que temos para atenuar este poder.
Essa é uma questão que começa a ser pensada hoje em escala global.
“O Dilema das Redes”, documentário americano distribuído pela Netflix, com direção de Jeff Orlowski, busca pensar essa questão. O que chama atenção no documentário é que os depoentes, que apresentam o problema, são, em parte, os “criadores” desses mecanismos. Executivos, programadores, designs, marqueteiros, toda uma fauna muito particular de doutores Frankenstein, que observam horrorizados os crimes do monstro que criaram.
A riqueza do filme está em seus depoimentos: impressiona a forma como o diretor conseguiu se aproximar de pessoas que tiveram influência na construção de ferramentas essenciais para o sucesso das redes e captar reflexões desconcertantes, apresentando uma dimensão clara do tamanho do imbróglio. É curioso ouvir, por exemplo, os cuidados que eles têm para manter os filhos longe das redes, apresentadas por eles mesmos como alienantes e destrutivas.
Texto adaptado. Disponível em: https://epoca.globo.com/thiago-b-
mendonca/critica-o-dilema-das-redes-de-jeff-orlowski-24697272
UCPEL 2021 - QUESTÃO 03
No primeiro parágrafo, lê-se: “Há um investimento incalculável de dinheiro e tecnologia nessa nossa mercadoria, que pode ser determinante tanto para a venda de um produto quanto para a eleição de um político”. A mercadoria a que o texto se refere esta expressa em:
a) nossas escolhas – segundo período do primeiro parágrafo.
b) nosso cotidiano – primeiro período do primeiro parágrafo.
c) investimento incalculável – terceiro período do primeiro parágrafo.
d) influência das redes sociais – primeiro período do primeiro parágrafo.
e) dificuldades de avaliar o seu real – quarto período do primeiro parágrafo.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
a) nossas escolhas – segundo período do primeiro parágrafo.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: