Durante o Estado Novo, sublinhamos a utilização alegórica de uma imagem exaustivamente empregada no discurso
UNICENTRO 2023 - QUESTÃO 08
Leia o texto a seguir.
Durante o Estado Novo, sublinhamos a utilização alegórica de uma imagem exaustivamente empregada no discurso político, por sinal muito cara ao imaginário do Cristianismo, desde seus primórdios: o corpo. A nação, por exemplo, é associada a uma totalidade orgânica, à imagem do corpo uno, indivisível e harmonioso; o Estado também acompanha essa descrição; suas partes funcionam como órgãos de um corpo tecnicamente integrado; o território nacional, por sua vez, é apresentado como um corpo que cresce, expande, amadurece; as classes sociais mais parecem órgãos necessários uns aos outros para que funcionem homogeneamente, sem conflitos; o governante, por sua vez, é descrito como uma cabeça dirigente e, como tal, não se cogita em conflito entre a cabeça e o resto do corpo, imagem da sociedade.
(Adaptado de: LENHARO, Alcir. Sacralização da política.
2. ed. São Paulo: Papirus, 1986. p. 16 e 17.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Brasil Contemporâneo e Estado Novo, assinale a alternativa correta.
a) Como um governo oficialmente teocrático, tendo em vista a adoção de ideais pré-iluministas de organização política, o Estado Novo mobilizou representações religiosas para tornar legítimo o regime varguista em 1930.
b) Durante o Estado Novo, um dos componentes ideológicos utilizados por Vargas foi a chamada Marcha para o Oeste, que preconizava a necessidade de ocupar e desenvolver as regiões improdutivas do país, concebidas como parte de um corpo político.
c) O corporativismo, tal como empregado pelo Estado Novo, implicava compreender o país como corpo, ressaltando a autonomia entre seus membros e o respeito ao princípio democrático da diferença.
d) No contexto histórico do Estado Novo, tendo em vista a inspiração soviética para a organização do governo Vargas, a luta de classes havia sido abolida, o que é sugerido pela ação do emergente movimento operário no Estado de São Paulo.
e) Na visão do corporativismo político, inerente ao Estado Novo, Vargas era concebido como o pai do povo e, portanto, a cabeça da nação brasileira, o que garantiu o respeito às liberdades individuais e sociais.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
b) Durante o Estado Novo, um dos componentes ideológicos utilizados por Vargas foi a chamada Marcha para o Oeste, que preconizava a necessidade de ocupar e desenvolver as regiões improdutivas do país, concebidas como parte de um corpo político.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: