Trata-se de coisa mais, trata-se de uma experiência científica. Digo experiência, porque não me atrevo a
URI 2022 - QUESTÃO 12
Relacione os trechos a seguir com a sequência de suas respectivas obras:
“...Trata-se de coisa mais, trata-se de uma experiência científica. Digo experiência, porque não me atrevo a assegurar desde já a minha ideia; nem a ciência é outra coisa, Sr. Soares, senão uma investigação constante. Trata-se, pois, de uma experiência, mas de uma experiência que vai mudar a face da terra. A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente...”
“Passei anos de minha vida sem saber se tinha ainda um pai ou não. Lembro-me até de que, um dia, já morando em Santos, pensei ter ouvido minha irmã gritar ‘papai’. Saí correndo feito um louco, rodei pela casa toda, fui pra rua, procurei por todos os cantos, mas não o achei. Ainda com uma tremedeira no corpo fui perguntar pra minha irmã. Era engano meu. Ninguém tinha gritado”.
“- Essa moda que vocês têm, essa de liberdade. Cismou de andar solta demais e não topo isso. Agora inventou de estudar de novo. Entrou num curso de madureza.
- E isso não é bom?
- Só sei que antes de fechar os olhos quero ver a garota casada, é só o que peço a Deus. Ver ela casada.”
“Efetuei transações arriscadas, endividei-me, importei maquinismos e não prestei atenção aos que me censuravam por querer abarcar o mundo com as pernas. Iniciei a pomicultura e a avicultura. Para levar os meus produtos ao mercado, comecei uma estrada de rodagem. Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos, chamou-me patriota, citou Ford e Delmiro Gouveia.”
“Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da préhistória já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos — sou eu que escrevo o que estou escrevendo. […] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.”
a. ( ) A Hora da Estrela – O Alienista – As Meninas – São Bernardo – Feliz Ano Velho
b. ( ) O Alienista – Feliz Ano Velho – A Hora da Estrela – São Bernardo – As Meninas
c. ( ) A Hora da Estrela – Feliz Ano Velho – As Meninas – São Bernardo – O Alienista
d. ( ) O Alienista – Feliz Ano Velho – As Meninas – São Bernardo – A Hora da Estrela
e. ( ) As Meninas – Feliz Ano Velho – A Hora da Estrela – São Bernardo – O Alienista
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
d. ( ) O Alienista – Feliz Ano Velho – As Meninas – São Bernardo – A Hora da Estrela
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: