A categorização do espaço social tem outros elementos a se considerar. A maioria dos autores da Geografia
ENADE 2017 - QUESTÃO 16
A categorização do espaço social tem outros elementos a se considerar. A maioria dos autores da Geografia Crítica aceita a prioridade do método como afirmação da viabilidade da teoria geral da sociedade. Quando se trata do conhecimento geográfico, o discurso crítico supõe, em todos os casos, que se aceite a existência de relações mútuas e complexas entre sociedade e espaço, entre processos sociais e configurações espaciais. A Geografia Crítica é a parte do conjunto das inter relações entre processos sociais por um lado, e meio físico e relações espaciais por outro.
SPOSITO, E.S. Geografia e Filosofia: contribuição
para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: ed. UNESP, 2004 (adaptado).
Na perspectiva do texto apresentado, a Geografia Crítica adota o método
A) teorético quantitativo, defendido pelos geógrafos Christofoletti e Bertrand, fundamentado no uso de técnicas matemáticas, no desenvolvimento de teorias sistêmicas, no maior rigor na aplicação da metodologia científica, no uso de modelos e, notadamente, na abordagem crítica.
B) dialético, a partir da teoria de Marx e Engels, que se faz por meio da análise das contradições da realidade material, que é espacial e temporal, sem desconsiderar a diversidade das representações, dos autores e das ideias, bem como a busca da transformação social.
C) neopositivista, criado pelos filósofos Bertrand Russel e Ludwig Wittgenstein, que renovou os estudos da Geografia como um todo, lançando as bases para uma reflexão que buscasse conjugar tanto a sociedade quanto a natureza em uma análise mais integrada e apreender a complexidade do real por meio das novas tecnologias.
D) fenomenológico, desenvolvido pelos filósofos Sartre e Merleau-Ponty, de ampla utilização nos estudos da Geografia Crítica e que preceitua que o modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social e política.
E) regional, defendido pelos geógrafos Yves Lacoste e Pierre George, que, por meio do estudo das regiões ao redor do mundo, busca compreender e definir as características únicas de uma região em particular, com base na análise crítica de elementos naturais e humanos.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
B) dialético, a partir da teoria de Marx e Engels, que se faz por meio da análise das contradições da realidade material, que é espacial e temporal, sem desconsiderar a diversidade das representações, dos autores e das ideias, bem como a busca da transformação social.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: